Notícias

14 Março 2019

Morre na Austrália, aos 66 anos, Charlie Whiting

Diretor de prova da F1 estava em Melbourne para a abertura da temporada do mundial .

Morreu na noite da última quarta-feira (13) o diretor de provas da Fórmula 1 Charlie Whiting. Ele estava em Melbourne, na Austrália, para acompanhar a abertura da principal categoria de automobilismo do mundo, que acontece neste fim de semana, quando sofreu uma embolia pulmonar e acabou não resistindo.

Whiting ingressou na F1 no ano de 1977 na equipe Hesketh. Na década de 80, migrou para a Brabham, como mecânico-chefe e participou de dois dos três títulos mundiais de Nelson Piquet. Em 1988, Charlie ingressou na FIA onde foi delegado-técnico, delegado de segurança e por último diretor de prova, cargo que ocupava desde 1997.

Sua principal função era fazer evoluir os padrões de segurança da F1, a introdução do Halo foi uma das últimas intervenções do dirigente na categoria. Jean Todt, presidente da FIA lamenta a morte repentina do amigo.

“É com imensa tristeza que fiquei sabendo da morte repentina de Charlie. Conheço Charlie Whiting há muitos anos e ele tem sido um grande Diretor de Corrida, uma figura central e inimitável na Fórmula 1, que incorporou a ética e o espírito deste esporte fantástico. A Fórmula 1 perdeu um amigo fiel e um embaixador carismático em Charlie. Todos os meus pensamentos, os da FIA e toda a comunidade do automobilismo vão para sua família, amigos e todos os amantes da Fórmula 1”, declarou Todt ao site oficial da FIA.

A Confederação Brasileira de Automobilismo, em nota divulgada em suas redes sociais, lamenta profundamente o ocorrido.

Recebemos, com profundo pesar, a notícia do falecimento de Charlie Whiting, diretor de prova da Fórmula 1. Com mais de 40 anos dentro da categoria, Charlie era o responsável pela condução das corridas desde 1997. Em nome da comunidade do automobilismo brasileiro, desejamos muita força para a família e amigos nesse momento difícil. Sua partida representa uma grande perda para o nosso esporte.

Fonte: Assessoria / Autor: Assessoria de Imprensa