Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Fórmula 1
    Abu Dhabi
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Codasur Rally Sulamericano
    Uruguai
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Porsche Carrera Cup e GT3 Cup Challenge Brasil 2018 (Endurance)
    São Paulo - Endurance
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Mitsubishi Cup
    VeloCittá
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Copa Brasil de Autocross
    Cuiaba
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Brasileiro de Marcas e Pilotos
    Cuiaba
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Brasileiro de Autocross
    Cuiabá



Noticias

31/08/2015
Valdeno Brito vence de ponta a ponta em Cascavel

Esta foi a oitava vitória do piloto da Shell Racing na carreira

Valdeno Brito venceu no início da tarde deste domingo (30) a primeira bateria da oitava etapa da Stock Car, disputada no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). O paraibano largou da pole position e liderou a corrida de ponta a ponta, faturando seu oitavo triunfo na categoria.

A Shell Racing ainda conseguiu uma dobradinha nesta bateria, uma vez que Ricardo Zonta completou a prova na segunda colocação. O pódio contou ainda com Allam Khodair, representante da equipe Full Time. Ricardo Maurício ficou com a quarta colocação, seguido por Cacá Bueno cruzando a linha de chegada na quinta colocação.

Líder do campeonato, Marcos Gomes fechou a corrida na sexta posição, enquanto Thiago Camilo, vencedor da Corrida do Milhão disputada duas semanas atrás, terminou em sétimo. Sérgio Jimenez completou em oitavo, seguido por Átila Abreu. O grupo dos dez melhores ainda contou com Diego Nunes, que largará da pole position na segunda bateria.

Com os resultados da primeira bateria, Marcos Gomes segue na liderança da Stock Car, agora com 173 pontos, contra 141 de Cacá Bueno, o vice-líder. Daniel Serra é o terceiro, com 133, enquanto Julio Campos é o quarto, com 121. O grupo dos cinco melhores aina conta com Max Wilson, com 110.

A corrida

A largada teve Valdeno mantendo a liderança, enquanto Serra superou Cacá e assumiu a segunda colocação. Camilo e Zonta mantiveram suas colocações e fechavam a lista dos cinco melhores. Ainda na primeira volta o Safety Car precisou ser acionado por conta de um acidente envolvendo Galid Osman e Popó Bueno.

A relargada foi acionada na quarta volta e teve Zonta superando Cacá e subindo para a terceira colocação. Mas, logo na sequência, o ex-piloto de Fórmula 1 acabou superado de uma só vez pelo pentacampeão da Stock Car, por Camilo e por Gabriel Casagrande, caindo para o sexto posto. Popó Bueno, que se envolveu no acidente na primeira volta, abandonou após ficar com o carro parado na área de escape.

A corrida seguiu com muitas ultrapassagens, com Marcos Gomes e Zonta trocando posições por algumas voltas, até que o atual líder do campeonato ganhou definitivamente o sexto posto. O mesmo ocorreu entre Camilo e Serra, com o campeão da Corrida do Milhão faturando a segunda posição na 14ª volta.

Cacá também tentou superar Serra, mas levou a pior na troca de posições entre os dois. Na 18ª passagem, Casagrande rodou sozinho no Bacião ao ser pressionado por Zonta. Apesar da batida, o piloto conseguiu retornar à disputa. Max Wilson, que vinha entre os dez primeiros, abandonou a corrida após um problema em seu carro. Outro que deixou a disputa foi Rafael Suzuki, que deixou o carro na pista e forçou nova entrada do Safety Car.

A relargada veio na 26ª volta, mais uma vez com Valdeno mantendo a ponta. No giro seguinte, a janela de paradas nos boxes foi aberta, com Gomes e Camilo sendo os primeiros entre os líderes a fazer a troca de pneus obrigatória. Khodair e Maurício vieram na sequência, enquanto Cacá e Zonta pararam no 28º giro. O paraibano, Serra e Rubens Barrichello foram os últimos dos líderes a fazer o pitstop.

Após as paradas, o dono do carro 77 seguiu na liderança, mas viu sua vantagem se esvair mais uma vez por conta de um Safety Car, acionado na 34ª passagem por conta de um problema com Daniel Serra, que três voltas antes apresentou um problema. Valdeno era seguido por Zonta, Khodair e Barrichello.

A bandeira verde foi acionada na 36ª volta em mais uma vez, Valdeno manteve a ponta, seguido por Zonta e Khodair, enquanto Barrichello teve um pneu furado e deixou a disputa. O “Japonês Voador” ainda foi pressionado por Ricardo Maurício, mas segurou a posição. Mais atrás, Cacá Bueno ainda conseguiu ganhar a posição de Marcos Gomes, fechando a corrida em quinto.

Com o excesso de bandeiras amarelas, a corrida foi encerrada no limite de 48 minutos, com Valdeno Brito conquistando a vitória.

Foto:  Carsten Horst