Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Fórmula 1
    Abu Dhabi
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Codasur Rally Sulamericano
    Uruguai
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Porsche Carrera Cup e GT3 Cup Challenge Brasil 2018 (Endurance)
    São Paulo - Endurance
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Mitsubishi Cup
    VeloCittá
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Copa Brasil de Autocross
    Cuiaba
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Brasileiro de Marcas e Pilotos
    Cuiaba
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Brasileiro de Autocross
    Cuiabá



Noticias

03/10/2015
Euroformula: Vitor Baptista vence em Monza

Brasileiro abriu 14 pontos de vantagem para o vice-líder Konstantin Tereschenko

Vitor Baptista venceu na manhã deste sábado (3) a primeira bateria da penúltima etapa da Euroformula Open, realizada no Autodromo Nazionale de Monza, na Itália. O resultado marca a quarta vitória consecutiva do brasileiro no campeonato, do qual aparece na liderança. O japonês Yu Kanamaru terminou na segunda colocação, enquanto o russo Konstantin Tereschenko completou o pódio. Henrique Baptista, outro brasileiro na corrida, terminou com a sexta posição.

“Este é um lugar especial. Eu esperava por essa corrida durante a temporada. Foi uma corrida difícil por conta das longas retas. Não me importava em largar em primeiro ou segundo”, comentou Vitor após a corrida. “Vencer foi ótimo para o campeonato. Meu objetivo era chegar a frente de Tereschenko, mas a equipe me deu um carro muito bom e eu larguei de uma boa posição. Vamos ver amanhã”, completou.

Com a vitória desta manhã, Baptista alcançou 252 pontos, aumentando de quatro para dez a distância para Tereschenko, vice-líder do campeonato, restando três corridas para o final da temporada. Apenas os dois seguem com chances de conquistar o título deste ano da Euroformula Open.

A bateria de encerramento da penúltima etapa da Euroformula Open acontece neste domingo (4), novamente às 10h. Antes, os pilotos terão pela frente mais uma tomada de tempos para a definição do grid de largada.

A corrida

Largando da segunda colocação, Baptista viu Tereschenko assumir a ponta após uma largada ruim de Kanamaru, que caiu da pole para o terceiro posto. A pista úmida de Monza fez com que a corrida tivesse diversas escapadas, além de alguns toques entre os concorrentes.

Logo na segunda volta, o russo cometeu um erro na curva Parabólica, permitindo a Baptista e Kanamaru uma tentativa de ultrapassagem. Os três vieram lado a lado para a curva um do circuito e Tereschenko manteve a ponta, enquanto o brasileiro e o japonês se tocavam, com Kanamaru levando a pior e deixando o grupo dos três melhores.

Quem começou a crescer na corrida foi o italiano Damiano Fioravanti, companheiro de Baptista na equipe RP Motorsport, que assumiu a terceira posição após Kanamaru sofrer o toque do brasileiro. Mesmo superado por Tanart Sathienthirakul quando restavam 12 voltas para o final, ele retomou a posição pouco depois.

Restando dez voltas para o final, Baptista, que vinha descontando a diferença para Tereschenko, conseguiu superar o piloto da Campos Racing para assumir a liderança. O russo também passou a sofrer com os ataques de Fioravanti, que chegou a ultrapassá-lo, mas cometeu um erro quando restavam oito voltas.

Livre de Fioravanti, o vice-líder do campeonato passou a ser atacado por Sathienthirakul. Mas o tailandês foi afoito e forçou uma ultrapassagem sobre o piloto da Campos e rodou, sendo atingido pelo italiano da RP Motorsport, que buscava recuperar a posição. Os dois abandonaram e Tereschenko seguiu na segunda posição.

Com os erros dos adversários e os abandonos, quem cresceu na corrida foi Henrique Baptista, o outro brasileiro do grid da Euroformula Open, que assumiu a sexta colocação e passou a pressionar o mexicano Diego Menchaca e o colombiano Willian Barbosa, que disputavam a quarta posição.

Mais na frente, Vitor Baptista passou a administrar a liderança, mas não contou com a rápida aproximação de Tereschenko, que partiu para o ataque na última volta e chegou a retomar a primeira posição por alguns metros, errando na curva um e perdendo a ponta da corrida. Nos metros finais, o russo ainda viu Kanamaru tomar o segundo posto.

Reveja a corrida deste sábado:

Foto: divulgação/Eurofirmula