Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Fórmula 1
    Abu Dhabi
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Codasur Rally Sulamericano
    Uruguai
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Porsche Carrera Cup e GT3 Cup Challenge Brasil 2018 (Endurance)
    São Paulo - Endurance
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Mitsubishi Cup
    VeloCittá
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Copa Brasil de Autocross
    Cuiaba
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Brasileiro de Marcas e Pilotos
    Cuiaba
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Brasileiro de Autocross
    Cuiabá



Noticias

15/11/2015
Rosset vence e assume liderança do Porsche Cup

Corrida foi disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo

Ricardo Rosset venceu de ponta a ponta a prova da Porsche GT3 Cup na tarde deste sábado em Interlagos e assumiu a liderança no campeonato por um ponto de vantagem sobre Constantino Jr, em jornada que marcou também o bicampeonato de Maurizio Billi na Cup Master.

As esperanças do atual campeão se esvaíram logo na largada, quando toque entre Eduardo Azevedo e Pedro Queirolo travou todos os pilotos que vinham atrás do pole Rosset pela linha interna. No esfrega-esfrega, Constantino acabou rodando no S do Senna e, com pneu furado, foi forçado a abandonar.

Ao término da primeira volta, o top5 exibia Rosset, Eduardo Azevedo, Pedro Piquet, Maurizio Billi e Franco Giaffone.

Miguel Paludo mostrou muita velocidade nas primeiras cinco voltas, saltando de oitavo no grid para sexto –e avançando. Na volta 6 passou Billi, e Franco Giaffone aproveitou para vir junto. Três giros mais tarde, Franco deu o troco em Miguel. Paludo então tentou por fora no Laranjinha, mas foi forçado a recolher. Mais duas voltas, e o bicampeão conseguiu a manobra ao tracionar melhor por dentro na Junção.

A briga entre os Porsche #32 e #3 permitiu a aproximação de Maurizio Billi e Lico Kaesemodel. Melhor para o paranaense, que superou superou o Porsche #34 no Laranjinha na volta 13 e a seguir passou também Giaffone no final da reta oposta.

Com Rosset disparado na frente, Pedro Piquet pressionou Eduardo Azevedo até concretizar a ultrapassagem na entrada do S do Senna na abertura da volta 14.

Faltando 1 minuto para o fim da prova, Billi tentou passar Giaffone por fora no mesmo trecho. Travou pneus e permitiu a aproximação de Ricardo Baptista e Tom Valle.

Na última volta Billi e Giaffone se tocam no Laranjinha e escapam. Baptista ganha duas posições de uma vez e traz junto Tom Valle, que herdou a vitória na classe para pilotos acima de 50 anos de idade.

Resultado final na bandeirada: Ricardo Rosset, Pedro Piquet, Eduardo Azevedo, Miguel Paludo e Lico Kaesemodel.

Após a bandeirada porém, o piloto do Porsche #88 foi excluído por atitude antidesportiva contra Pedro Queirolo na largada, enquanto Billi foi punido com a perda de uma posição pelo entrevero com Giaffone na volta final.

Com isso Gil Farah, oficialmente o sétimo colocado, foi o melhor representante da Cup Sport na prova, enquanto o vencedor na Master foi Tom Valle.

Para a bateria que encerra a etapa neste domingo, haverá inversão das oito primeiras posições do grid: assim Rosset parte em oitavo, Pedro Piquet em sétimo e assim sucessivamente até a primeira fila, que terá Maurizio Billi na pole e Gil Farah em segundo.

Porsche GT3 Cup – Interlagos F1 – Corrida 1:
1. Ricardo Rosset, 16 voltas em 26min51s651
2. Pedro Piquet, a 2s513
3. Miguel Paludo, a 15s177
4. Lico Kaesemodel, a 17s937
5. Ricardo Baptista, a 21s112
6. Tom Valle, a 22s065
7. Gil Farah, a 24s944
8. Maurizio Billi, a 22s586*
9. Franco Giaffone, a 25s844
10. Sylvio de Barros, a 26s897
11. Marcio Basso, a 35s210
12. Rodolfo Ometto, a 37s210
13. Sérgio Ribas, 37s755
14. Marcelo Stallone, a 51s940
15. Carlos Silveira, a 57s065
16. Carlos Ambrósio, a 1min09s416
17. Guilherme Figueirôa, a 1min10s428
18. Daniel Schneider, a 9 voltas
19. Constantino Jr., a 15 voltas
20. Pedro Queirolo, a 16 voltas
21. Marcel Visconde, a 16 voltas
22. Adalberto Baptista, a 16 voltas
23. Eduardo Azevedo, excluído
Melhor volta: Eduardo Azevedo - 1min39s411 (volta 4)
*Punido com a perda de uma posição na prova

Foto: Fernanda Freixosa