Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Fórmula 1
    Abu Dhabi
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Codasur Rally Sulamericano
    Uruguai
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Porsche Carrera Cup e GT3 Cup Challenge Brasil 2018 (Endurance)
    São Paulo - Endurance
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Mitsubishi Cup
    VeloCittá
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Copa Brasil de Autocross
    Cuiaba
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Brasileiro de Marcas e Pilotos
    Cuiaba
  • 25
  • NOVEMBRO / 2018
    Brasileiro de Autocross
    Cuiabá



Noticias

07/03/2016
Gomes e Pizzonia vencem a Corrida de Duplas

Amazonense assumiu a liderança ao superar Guilherme Salas

Marcos Gomes e Antonio Pizzonia venceram na tarde deste domingo (6) a Corrida de Duplas, prova que abriu a temporada 2016 da Stock Car, disputada no Autódromo Internacional de Curitiba, na cidade de Pinhais (PR). O carro número 80 da equipe Voxx Racing assumiu a liderança na 31ª das 46 voltas da prova, a última da categoria nacional no circuito, que será desativado.

A segunda colocação ficou com Allam Khodair e o português Antonio Félix da Costa, com o carro da Texaco Full Time, que terminou a prova 1s398 atrás dos vencedores. O pódio ainda contou com Ricardo Maurício e Guilherme Salas, que lideraram a maior parte da corrida no circuito próximo da capital paranaense.

Gomes foi avançando aos poucos durante a prova, saindo da quinta para a terceira posição, quando entregou o carro para Pizzonia. Após as paradas nos boxes, a dupla da Voxx Racing assumiu a segunda colocação, atrás apenas de Salas. Aí valeu a experiência do amazonense, que conseguiu ultrapassar o campeão de 2014 do Brasileiro de Turismo, não sendo mais ameaçado.

“Estou muito feliz. Quero agradecer o Marquinhos, que é o cara que dominou o ano passado, e a equipe Voxx Racing pelo convite. Foi uma grande honra”, disse Pizzonia, em entrevista para o canal de TV por assinatura Sportv, logo após o encerramento da prova.

“A gente veio de uma péssima classificação ontem, estou gripado. É inacreditável a gente ganhar. O Pizzonia estava na frente e entrava o Safety Car. Nunca tinha sentido isso de estar liderando uma corrida, mas sem estar no carro”, completou Marcos Gomes.

A próxima etapa da Stock Car acontece no dia dez de abril, com a disputa da primeira rodada dupla da temporada, que será disputada no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

A corrida

Ricardo Maurício manteve a liderança na largada, enquanto Rubens Barrichello sofreu um toque de Thiago Camilo, escapando no S de baixa. O campeão de 2014 acabou superado pelo representante da Ipiranga RCM e por Allam Khodair, seu companheiro de equipe, enquanto Marcos Gomes manteve a quinta posição.

A primeira mudança de posição entre os cinco melhores aconteceu na quinta passagem, quando Gomes passou Barrichello, pulando para a quarta posição. Na sequência, Luciano Burti, que fora tocado por Fábio Carbone momentos antes, abandonou a prova. Daniel Serra superou Diego Nunes e assumiu a sétima posição também no quinto giro.

A prova seguiu com posições inalteradas nas posições da frente até o 13º giro, quando o Gomes ganhou a terceira posição de Khodair. O atual campeão começou a descontar a vantagem construída por Ricardinho e Camilo. Mais atrás, Bia Figueiredo começava a se destacar na corrida, ganhando a 15ª posição de Julio Campos.

A rodada de paradas nos boxes para reabastecimento e troca de pilotos começou justamente com a única mulher do grid da categoria, na 19ª volta, dando lugar a Beto Monteiro, que bateu forte e abandonou a prova. Khodair fez seu pit stop na 20ª passagem, enquanto Gomes foi aos boxes dois giros mais tarde. Maurício, Camilo e Daniel Serra pararam na 23ª passagem.

Após as paradas, Guilherme Salas manteve a liderança conquistada por Ricardo Maurício, enquanto Antonio Pizzonia, com o carro de Marcos Gomes, assumiu a segunda colocação, seguido por Antonio Félix da Costa, com o equipamento conduzido por Khodair. O Safety Car foi acionado pela primeira vez na 25ª passagem, quando Marcio Campos perdeu o controle do carro e parou na área de escape.

A relargada veio na 28ª volta, com Pizzonia pressionando Salas até conseguir a ultrapassagem, ocorrida três giros depois. Antes disso, o capô do carro de Ricardo Sperafico, companheiro de Cacá Bueno, voou para a arquibancada, forçando o piloto a ir aos boxes.

Salas passou a travar uma boa disputa pela segunda posição do Félix da Costa. Primeiro, o português “driblou” o novato para ultrapassá-lo, mas o piloto do carro numeral 90 devolveu a passagem no giro seguinte. O piloto do DTM e da Fórmula E ganhou definitivamente a posição no miolo do circuito, na 34ª volta.

Cesar Ramos abandonou a prova na 35ª volta, obrigando nova entrada do Safety Car. Dois giros depois, a corrida foi retomada e Salas, na tentativa de superar Da Costa, passou reto pelo S de baixa. No mesmo momento, Augusto Farfus, com o carro de Barrichello, deu um toque em Lucas di Grassi, parceiro de Camilo, ganhando a quarta posição. A manobra rendeu uma punição ao paranaense, que deixou a corrida.

Pizzonia seguiu na liderança até o final da prova, recebendo a bandeirada após 46 voltas, garantindo a vitória para ele e para o atual campeão.

Foto: Fábio Davini