Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 20
  • AGOSTO / 2017
    Fórmula Indy
    Pocono
  • 20
  • AGOSTO / 2017
    Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade
    Rally dos Sertões

Noticias

06/06/2016
Stock Car: Fraga vence de ponta a ponta no RS

Felipe Fraga venceu a primeira corrida da quarta etapa da Stock Car, disputada no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS). O piloto da Cimed Racing largou da pole position e liderou todas as voltas, mesmo sendo pressionado por algumas voltas por Allam Khodair, no momento em que Max Wilson voltou dos boxes logo à frente dos líderes e não respeitou as bandeiras azuis.

Coube a Khodair, piloto da Texaco Full Time, terminar na segunda colocação, seguido por Daniel Serra, representante da Red Bull. Marcos Gomes, companheiro de Fraga, terminou a prova na quarta colocação, enquanto Ricardo Maurício levou o carro da Eurofarma RC ao quinto lugar na primeira bateria no interior gaúcho.

Átila Abreu, piloto da Shell Racing, terminou em sexto, seguido por Gabriel Casagrande, representante da Axalta C2 Team. Vitor Genz, com o carro da Eisenbahn Racing, foi o oitavo, logo à frente de Sergio Jimenez, da Cavaleiro Racing. A décima colocação ficou com Ricardo Zonta, com o outro carro da Shell Racing, que largará da pole position na segunda corrida do dia.

Apesar da vitória, Fraga reclamou da atitude tomada por Max Wilson, que ficou à frente dele mesmo sendo retardatário. Após o desabafo, o tocantinense dedicou a vitória a equipe e a um sobrinho recém-nascido.

“Foi perfeito, mas eu não entendo. Muito me impressiona um cara que é campeão brasileiro de Stock Car fazer uma besteira como o Max fez. Ele quase acabou com minha corrida. Bem, quero dedicar a vitória a equipe, e ao meu sobrinho Benjamin, que nasceu nessa semana”, disse Fraga, em entrevista ao canal de TV por assinatura Sportv.

“Não acho que cheguei nem perto de estragar a corrida dele. Saí dos boxes com os pneus frios e tentei não tomar voltas. Mas depois a corrida não teve um Safety Car e resolvi abrir. Nem sabia que o Khodair estava tão próximo dele, então abri meia pista na frente do Fraga e depois abri vantagem. Vou pedir desculpas, mas não quis atrapalhá-lo”, disse Max.

A segunda corrida está marcada para 14h20.

Confira como foi a primeira corrida da Stock Car em Santa Cruz do Sul

A largada teve Fraga mantendo a liderança, seguido por Khodair, Serra, Max Wilson e Camilo. Ainda na primeira curva, Nestor Girolami foi tocado por Felipe Guimarães, e parou no muro de proteção, forçando a entrada do Safety Car logo na primeira volta da corrida. Pouco depois, o piloto da Full Time ProGP foi punido pela direção de prova.

A prova foi retomada na quarta volta, com Fraga abrindo vantagem sobre os rivais, enquanto Camilo passou a pressionar Max em busca da quarta colocação. Na sequência, porém, foi Marcos Gomes que partiu para o ataque sobre o piloto da Ipiranga RCM, com os dois trocando ultrapassagens. Na disputa, o dono do piloto do carro 21 tocou o carro do atual campeão, e foi punido pela direção de prova.

Gomes conseguiu superar Camilo na 14ª volta, assumindo a quarta colocação, uma vez que o pneu traseiro direito do carro de Max Wilson estourou, fazendo com que o piloto da Eurofarma RC visitasse os boxes. Quando retornou à pista, o dono do carro número 65 ficou à frente de Fraga, e não saiu da frente mesmo com as bandeiras azuis, por apresentar um melhor ritmo de corrida.

Sem conseguir superar Max, então retardatário, Fraga passou a ser pressionado por Khodair, que não teve condições de tentar a manobra para tomar a liderança da corrida. Pouco depois, Camilo fez uma parada nos boxes e também retornou à frente do líder da prova, dando passagem logo na sequência.

Alguns pilotos, como Denis Navarro, Rubens Barrichello e Raphael Abbate, foram aos boxes na 23ª volta para trocar pneus e reabastecer o carro. Cacá Bueno também fez sua parada, mas apenas reabasteceu, conseguindo retornar à frente dos rivais. Na frente, finalmente Max abriu passagem para os líderes, e Fraga aproveitou para abrir vantagem sobre Khodair.

Na volta número 25, Denis Navarro tentou uma ultrapassagem sobre Valdeno Brito, mas acertou o carro do paraibano, que rodou e abandonou a prova. Três voltas depois, Bia Figueiredo escapou da pista, e ficou com muita grama na entrada de ar do carro.

Fraga seguiu com uma vantagem confortável sobre Khodair, e conquistou a vitória ao completar a 33ª volta com regime de Safety Car, acionado por conta de um acidente com Bia Figueiredo, que ficou com o carro pendurado sobre uma barreira de pneus, após bater com força. Khodair terminou em segundo, seguido por Daniel Serra.

Foto: Fábio Davini