Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 20
  • AGOSTO / 2017
    Fórmula Indy
    Pocono
  • 20
  • AGOSTO / 2017
    Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade
    Rally dos Sertões

Noticias

05/09/2016
Sertões: Cristian e Andreotti vencem primeira especial

Primeira especial aconteceu entre Goiânia e Padre Bernardo

Cristian Baumgart e Beco Andreotti venceram a primeira especial da 24ª edição do Rally dos Sertões, disputada entre as cidades goianas de Goiânia e Padre Bernardo neste domingo (4). Correndo com uma Ford Ranger, V8 a dupla da X Rally Team completou os 111 quilômetros cronometrados do estágio em 1h36min42s.

A segunda colocação ficou com a dupla atual campeã do Rally dos Sertões, formada por Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, que participam da prova com uma Toyota Hilux. O duo terminou a especial com um tempo 3min09s pior em relação aos vencedores. O grupo dos três primeiros ainda contou com Lance Woolridge e Marcelo Haseyama, com outra Ford Ranger.

O percurso do dia foi realizado em trechos de serra, o que resultou em estradas com abismos em vários pontos, o que impedia qualquer possibilidade de erro durante a especial. Esta paisagem causou algum medo nos competidores.

“Acho que pela primeira vez o Beco sentiu bastante medo, porque era abismo para todo lado, bem escorregadio”, revelou Cristian, piloto da dupla do carro numeral 304. “A especial era linda de andar, mas havia uns penhascos muito altos, principalmente no começo, no alto da serra, mas quando se olhava para baixo dava medo”, confirmou Andreotti.

“Eram muitos topos sem visão, bastante poeira branca, que chamamos de talco, difícil de dissipar. Passamos seis UTVs, e passamos o Marcos (Baumgart) na metade da especial. Já conseguíamos ver o carro do (Reinaldo) Varela, mas ele não quis dar passagem, e nos 20 quilômetros finais viemos muito na poeira dele”, completou Cristian.

Além dos abismos do trecho de serra, Varela – vencedor do prólogo disputado no sábado – destacou o fato de os carros largarem após as outras três categorias que compõem o Sertões: motos, quadriciclos e UTVs, algo que atrapalhou o ritmo dos competidores de sua classe.

“Como largamos depois das motos, quadriciclos e UTVs, acabamos alcançando alguns destes veículos, que estavam quebrados ou lentos no meio do caminho, além de sofrermos com a poeira que eles levantavam. Como passamos por lugares bem perigosos também, com abismos ao lado do trecho nas montanhas, o prejuízo de três minutos não foi grande”, disse Varela.

Nesta segunda-feira (5), a caravana do Rally dos Sertões deixa Padre Bernardo e segue em direção à Cavalcante, ainda em Goiás. O percurso total possui 418 quilômetros, sendo 374 deles cronometrados. O trecho acontece em uma região montanhosa, e contará com um terreno variado, com cascalho, piçarra, pedras grandes e lajes.

Confira a classificação do Rally dos Sertões após a primeira especial:

1º) Christian Baumgart/B.Andreotti, 1h36min42s
2º) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, 1min39min51s
3º) Lance Woolridge/M.Heseyama, 1h41min15s
4º) Marcos Baumgart/K.Cincea, 1h42min42s
5º) Guilherme Spinelli/Y.Haddad, 1h47min11s

Foto: Marcelo Maragni