Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 27
  • AGOSTO / 2017
    Fórmula 1
    Bélgica
  • 27
  • AGOSTO / 2017
    Fórmula Indy
    Gateway
  • 27
  • AGOSTO / 2017
    Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
    Termas de Río Hondo

Noticias

06/11/2016
F3 Brasil apresenta pacote de mudanças para 2017

Categoria já se planeja para a próxima temporada com medidas visando promover a competitividade entre os pilotos

A Fórmula 3 Brasil realiza durante este final de semana em Goiânia a sétima e penúltima etapa da temporada 2016, e a Vicar Promoções Desportivas e CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo, que promovem em parceria o campeonato, já se adiantam para divulgar algumas das medidas que serão implantadas na próxima temporada.

LEIA MAIS:
Hahn vence pela primeira vez na F3 Brasil
Iorio vence em Goiânia e é o novo campeão

As principais novidades visam promover o equilíbrio de forças na categoria mais rápida da América do Sul e aumentar a competitividade entre pilotos e equipes. A primeira das medidas é a equalização dos motores de todos os carros, como acontece na Stock Car.

A equalização dos propulsores da F3 será feita tanto para os carros da classe A como da Light, que serve de porta de entrada a novos pilotos que vêm do kart fazer sua passagem para os carros de competição. Nesta categoria, inclusive, outra nova medida: sistema de aquisição de dados será compartilhado entre todos os pilotos da Light, aumentando a curva de aprendizado de cada competidor.

A Vicar também trabalha em um modelo para tornar a Fórmula 3 Brasil ainda mais atraente. "Estamos estudando um pacote de incentivos e subsídios para a classe Light, considerada a porta de saída do kart e a entrada para os carros de competição mais potentes", destaca Mauricio Slaviero, diretor-geral da Vicar.

Os pneus para as duas classes serão os mesmos fornecidos pela Pirelli, como vem acontecendo desde a rodada dupla de Londrina (PR). "Foi uma alteração que se mostrou muito feliz, pois a tendência é que um piloto que correu na Light faça depois a mudança para a classe A. E ter os mesmos pneus à disposição já ajuda muito na adaptação", frisou.

"O objetivo da CBA é que a F3 Brasil esteja modernizada e com a homologação da FIA como categoria de acesso. Os contatos com algumas empresas europeias estão adiantados para termos uma nova Fórmula 3 em 2017”, disse Paulo Gomes, diretor de planejamento e marketing da CBA.

Foto: Fábio Davini