Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 20
  • AGOSTO / 2017
    Fórmula Indy
    Pocono
  • 20
  • AGOSTO / 2017
    Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade
    Rally dos Sertões

Noticias

07/11/2016
Stock Car: Átila Abreu vence pela primeira vez no ano

Piloto apostou em estratégia de não parar nos boxes

Átila Abreu venceu a corrida de encerramento da décima etapa da temporada da Stock Car, disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). O piloto da Shell Racing sobreviveu a uma estratégia de não fazer paradas nos boxes na etapa, assumiu a liderança ainda na primeira volta, e conseguiu sua primeira vitória no ano.

LEIA MAIS:
Na chuva, Barrichello vence em Goiânia

A segunda colocação ficou com Thiago Camilo, que fez o reabastecimento ainda na primeira corrida, e avançou seis posições nas últimas duas voltas. O pódio ainda contou com Diego Nunes, que completou um final de semana dos mais positivos. Max Wilson terminou em quarto, seguido por Rubens Barrichello, que fechou a lista dos cinco melhores.

Ricardo Zonta terminou com a sexta posição, seguido por Galid Osman. Marcos Gomes, que viu seu carro sofrer uma pane seca após a linha de chegada, foi o oitavo, enquanto Vitor Genz apareceu em nono. O grupo dos dez melhores em Goiânia ainda contou com Guga Lima.

A corrida foi marcada pelo grande número de pilotos que terminou a corrida sem combustível. Por conta da chuva e do menor número de voltas, a maioria dos pilotos tentou completar as duas corridas do final de semana sem o reabastecimento, mas pelo menos oito pilotos – entre eles Felipe Fraga e Valdeno Brito – sofreram com a pane seca.

Com os resultados da etapa de Goiânia, Felipe Fraga segue na liderança do campeonato da Stock Car, agora com 252 pontos. Rubens Barrichello, porém, alcançou 223 pontos e reduziu a diferença de 44 para 29 tentos. Valdeno Brito segue em terceiro, agora com 189, seguido por Marcos Gomes, quarto com 164. O grupo dos cinco melhores ainda conta com Max Wilson, com 159.

A Stock Car terá sequência no dia 20 de novembro, com a disputa da penúltima etapa do ano, marcada para o Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG).

Confira como foi a corrida

Pole position, Foresti largou muito bem e manteve a primeira colocação, enquanto Átila recebeu a pressão de Girolami, mantendo a posição. O piloto da Shell Racing ainda herdou a liderança após o piloto da Full Time-ProGP rodar no miolo do circuito. No giro seguinte, Felipe Fraga e Rubens Barrichello superaram Marcos Gomes, que caiu para a oitava colocação.

Serra partiu para o ataque sobre Girolami na quinta volta, mas viu o argentino conseguir manter a posição. Tuka Rocha rodou à frente de Thiago Camilo, enquanto mais na frente, Fraga conseguiu superar Valdeno Brito, Diego Nunes e Julio Campos para assumir a quarta colocação. Gomes e Camilo passaram a duelar pela oitava posição, com o piloto da Ipiranga RCM levando vantagem.

Fraga e Campos seguiram duelando pela quarta colocação, com o líder do campeonato ganhando a posição na 14ª volta. No mesmo giro, Valdeno Brito conseguiu uma ultrapassagem tripla, ao superar Barrichello, Nunes e Campos. O paraibano, então, partiu para tentar uma aproximação sobre o piloto da Cimed, que pressionava Serra.

A corrida seguiu com a dúvida sobre se os pilotos precisariam parar nos boxes para fazer o reabastecimento ou não. Xandinho Negrão foi obrigado a fazer o pit stop. Entre os ponteiros, Daniel Serra foi o primeiro a visitar os boxes. Alheio a tudo isso, Camilo – que parou na primeira corrida – começou a avançar, e tomou a quarta posição ao superar Campos e Valdeno.

Girolami abandonou com pane seca na penúltima volta da corrida, fazendo com que Fraga herdasse a segunda colocação por alguns instantes, já que Camilo conseguiu a ultrapassagem. Na frente, Átila Abreu seguiu para vencer a prova. Ainda houve tempo para que Diego Nunes terminasse em terceiro, se aproveitando de uma rodada de Felipe Fraga, que teve uma pane seca, assim como Valdeno e Campos.

Foto: Rafael Gagliano