Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 20
  • AGOSTO / 2017
    Fórmula Indy
    Pocono
  • 20
  • AGOSTO / 2017
    Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade
    Rally dos Sertões

Noticias

16/01/2017
Brasileiros vencem o Rally Dakar nos UTVs

Leandro Torres e Lourival Roldan se colocam no hall dos campeões do maior rali do mundo

Leandro Torres e Lourival Roldan entraram para a história do Rally Dakar neste sábado. Os dois são os primeiros brasileiros a marcarem seus nomes entre os campeões da mais importante prova fora de estrada do mundo. A dupla terminou a última especial da prova, disputada entre as cidades de Rio Cuarto e Buenos Aires, na Argentina, na terceira colocação, o suficiente para garantir o título.

A dupla brasileira assumiu a liderança do Dakar no início da segunda semana da prova, após descontar uma vantagem de mais de duas horas para o chinês Mao Ruijin, que chegou à prova como principal favorito. Mesmo com problemas na décima etapa, quando tiveram um atraso de três horas, Torres e Roldan viram Ruijin abandonar o rali, praticamente definindo o título.

“É fantástico. É um sonho realizado. No ano passado, nós disputamos o Dakar para entender o grau de dificuldade. Neste ano, estudamos e planejamos tudo para colocar um pouco mais de agressividade. O mesmo time, o mesmo carro. Nós somos os primeiros vencedores da categoria UTV”, disse Torres, logo após a conquista do título.

Lourival Roldan, um dos mais experientes nomes do rali brasileiro, destacou que o fato de os UTVs terem se tornado uma categoria fez com que o sonho de vencer o Dakar estivesse ao alcance.

“O sonho começou quando o UTV se tornou uma categoria (até o ano passado era uma subdivisão dos Carros). Deu certo, formamos uma dupla maravilhosa e realizamos o nosso sonho” disse Roldan, que fez sua décma participação no Dakar neste ano.

A vitória na especial ficou com os russos Maganov Ravil e Kirill Shubin, que completaram os 64 quilômetros cronometrados em 42min35s, marca apenas 4min11s melhor que a obtida por Torres e Roldan, que chegaram à etapa final com uma vantagem superior a quatro horas para os segundos colocados. Wang Fujiang e Li Wei completaram o top-3 da etapa.

A classificação final do Dakar aponta Torres e Roldan com um tempo total de 54h01min50s, marca 4h42min34s melhor em relação ao obtido por Fujiang e Wei. Ravil e Shubin completaram a prova na terceira colocação.

Foto: Victor Eleutério