Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 17
  • DEZEMBRO / 2017
    Brasileiro de Drift
    Rio de Janeiro

Noticias

17/03/2017
Luiz Felipe Branquinho levará o Brasil para a F4 Italiana

Após algumas provas na F3 Brasil, piloto de Goiânia direciona sua carreira para a Europa

Depois da expectativa do Brasil ficar sem nenhum representante na F1, o anúncio de Felipe Massa voltar à categoria top do automobilismo mundial reacendeu a paixão e importância deste esporte para a população brasileira.

Neste sentido, de forma a incrementar a formação de novos ídolos para o esporte-motor brasileiro, foi anunciada na manhã de hoje a confirmação de que o piloto goiano Luiz Felipe Branquinho (Medcomerce) irá disputar a temporada 2017 da F4 Italiana.

A Fórmula-4 faz parte de um projeto macro da FIA – Federação Internacional de Automobilismo, onde este é o primeiro passo da carreira de um piloto que sai do kart. Seguindo uma trajetória natural no esporte o competidor seguiria então, nos anos seguintes, para F-3, F-2 e, finalmente, a F-1.

Luiz Felipe é um piloto que, apesar de apenas 17 anos, compete há nove anos. Sua carreira começou ainda em 2008, na categoria de kart Mirim. Com inúmeros títulos valem destaque o Pentacampeonato Goiano, dois vice-campeonatos da Copa Brasil, título da Copa Centro-Oeste além de vitórias no kartismo dos Estados Unidos. Com esta vasta experiência o piloto seguiu, em 2016, para a F3 Brasil quando, então, participou de algumas provas e treinou bastante em busca de adaptação aos carros monopostos.

A F4 Italiana é hoje o mais competitivo campeonato desta modalidade no mundo. Em 2016 o vice-campeão foi Mick Schumacher, filho de Michael. Para a temporada 2017 estão confirmadas 14 equipes e, até o momento, mais de 30 pilotos dos cinco continentes do mundo já confirmaram suas inscrições.

O carro da F4 é um chassis italiano Tatuus construído em colmeias de fibra de carbono. O conjunto é impulsionado por um motor Abarth de 160 hp’s de potência. O câmbio é sequencial de seis marchas, com acionamento por meio de borboletas atrás do volante e os pneus são Pirelli. O Campeonato será disputado em sete rodadas triplas perfazendo-se assim um total de 21 etapas ao longo do ano.

Para iniciar seus passos no automobilismo europeu Luiz Felipe escolheu a equipe DR Fórmula. Sob o comando de Danilo Rossi, Penta-Campeão Mundial de Kart, o time é uma das grandes forças do Campeonato e, na temporada passada, terminou em quarto no Campeonato de Construtores e, terceiro, entre os pilotos. Em 2016 foram 3 vitórias e 7 pódios ao longo do ano.

PRÉ-TEMPORADA

De forma a se preparar de forma plena para a temporada Branquinho se mudou para a Itália e está morando na cidade de Viareggio. Diariamente o piloto frequenta um centro de preparação para pilotos. O Fórmula Medicine apresenta toda uma infraestrutura voltada para pilotos que vão desde a preparação física até acompanhamento por meio de exercícios mentais e psicológicos. Além disso ele é acompanhado por profissionais médicos e fisioterapeutas afim de acompanhar a sua evolução pessoal.

Para se adaptar ao carro da F4 e também às pistas da Europa Branquinho está cumprindo uma extensa agenda de treinos. Desde a segunda quinzena de fevereiro o piloto já esteve nas pistas de Misano, Vallelunga, Monza e Mugello. Neste sábado e domingo ele irá testar em Ímola e, na semana que vem, novamente em Misano. O Campeonato terá início no dia 1º de abril.

“Estou realmente muito feliz em anunciar a minha primeira temporada de fórmula na Europa. Tenho uma carreira de longos anos dedicados ao kart e, agora, chegou o momento de seguir rumo ao meu sonho de chegar na F-1. Estou dedicado a uma intensa preparação tanto nas pistas como fora delas e acredito, que no começo da temporada, estrei pronto para representar o meu país diante de mais de 30 concorrentes no Campeonato”, explicou o jovem goiano.

Confira abaixo o calendário completo da temporada:

1ª Rodada – 01 e 02 de abril – Misano
2ª Rodada -  06 e 07 de maio – Adria
3ª Rodada – 24 e 25 de junho – Vallelunga
4ª Rodada – 15 e 16 de julho – Mugello
5ª Rodada – 09 e 10 de setembro – Ímola
6ª Rodada – 07 e 08 de outubro – Mugello
7ª Rodada – 21 e 22 de outubro – Monza

Foto: Divulgação – Quick Comunicação