Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 20
  • AGOSTO / 2017
    Fórmula Indy
    Pocono
  • 20
  • AGOSTO / 2017
    Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade
    Rally dos Sertões

Noticias

30/03/2017
Stock Car abre temporada neste final de semana

Cheia de novidades, campeonato terá primeira etapa em Goiânia

A temporada da Stock Car, que terá início no próximo domingo (2) com a disputa da rodada dupla marcada para o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), trará novidades em sua fórmula de disputa. Alterações no tempo das corridas, na pontuação, na definição do grid de largada e maior participação do público serão algumas das marcas da principal categoria do automobilismo mundial para este ano.

Sem a disputa da Corrida de Duplas, o campeonato deste ano terá uma corrida a mais em relação aos anos anteriores. Agora, os pilotos farão 22 provas, sendo que os eventos realizados em sistema de rodada dupla contarão com duas baterias com a mesma duração: 40 minutos cada. A pontuação, porém, continua diferente, com o vencedor do primeiro páreo garantindo 30 pontos, dez a mais em relação ao primeiro colocado da segunda disputa do dia.

“Com essas novas regras, vão prevalecer as equipes mais rápidas, deixando um pouco mais difícil o caminho para as equipes menores. Nos últimos anos, por causa do regulamento, as equipes menores tinham resultados “inesperados” nas corridas 2. Nessa nova regra seremos obrigados a andar forte em ambas as provas e não optar por uma das duas, para ter um bom resultado, como era antigamente”, diz Guilherme Salas, piloto da Vogel.

Rafael Suzuki, por sua vez, acredita que este novo formato das rodadas duplas priorizará a regularidade ao longo do campeonato. "Será importante acertar na estratégia, ter bom ritmo e buscar somar o máximo de pontos a cada prova, e com base nessa regularidade, estarmos bem posicionados na classificação geral", comenta o piloto, que nesta temporada da Stock Car defenderá a Cavaleiro Sport.

A forma como o grid será definido também mudou. Até ano passado, os pilotos saiam em grupos de três ou quatro competidores e tinham três voltas rápidas para fazer. Agora, o qualifying passa a ser semelhante ao que se tem na Fórmula 1. No Q1, os concorrentes serão separados em dois grupos, e os 15 melhores na classificação avançam ao Q2, quando voltam à pista. Os seis melhores decidem a pole saindo sozinhos para uma única volta rápida.

Além disso, os carros carregarão uma lâmpada no teto para que o público possa ver o momento exato em que o piloto acionar o push to pass, botão que gera uma potência extra ao competidor.

Os treinos serão abertos já nesta quinta-feira (30), com a realização de atividades extras. A definição do grid de largada acontece no sábado, enquanto as corridas serão disputadas no domingo, a partir das 13h.

Foto: Duda Bairros