Confederao Brasileira de Automobilismo

Fia Fia

  • 17
  • DEZEMBRO / 2017
    Brasileiro de Drift
    Rio de Janeiro

Noticias

19/09/2017
F-3: Samaia e Raucci vencem em Londrina e disputa segue aberta

Na categoria Academy, Igor Fraga sai vitorioso na segunda prova e permanece na ponta do campeonato. Enzo Elias chega à vice-liderança com um triunfo na primeira corrida

Não teve definição de título. Mesmo assim, não faltaram emoção e reviravoltas na etapa de Londrina (PR), a sexta da temporada da F-3 Brasil, neste sábado, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Nas duas categorias, os principais competidores do campeonato saíram vitoriosos, o que deixou as disputas ainda abertas. Melhor para quem acompanhou as provas, afinal, foram quatro vencedores diferentes: Guilherme Samaia e Giuliano Raucci na principal, e Enzo Elias e Igor Fraga na Academy.

Com os resultados, Samaia não conseguiu assegurar o título na categoria principal. Para isso, precisava marcar 21 pontos a mais do que Raucci na somatória das duas provas do dia. Com um triunfo e um segundo lugar, somou 27. No entanto, o adversário, com a vitória na segunda prova do dia, marcou 15, deixando a diferença em 12 – ele não pontuou na primeira disputa, por não ter completado 75% da corrida.

“Acho que está tranquila (a disputa pelo título). Acho que mais uma corrida já dá para fechar. Não estou fazendo essa conta, estou correndo para evoluir ao máximo”, afirmou o líder do campeonato, com 51 pontos de vantagem para o adversário.

Enquanto isso, na Academy, Igor Fraga viu a sequência de quatro triunfos seguidos chegar ao fim. Com um problema na parte final, foi superado por Enzo Elias na primeira corrida. No entanto, na segunda prova, voltou a mostrar sua dominância. Como os dois pilotos tiveram resultados exatamente iguais nas disputas (um triunfo e um quarto lugar na categoria), a situação do campeonato segue a mesma - Elias ultrapassou Marcel Coletta, que não competiu, na disputa pelo segundo posto.

Ainda faltam mais duas etapas para o fim da temporada da F-3 Brasil. Os pilotos voltam a se reunir em outubro, em Goiânia (GO). Já o encerramento do campeonato acontece em Interlagos, em São Paulo (SP).

Corrida 1
Líder do campeonato na categoria principal e dominante durante todo o fim de semana, Guilherme Samaia teve competência e ainda contou com a sorte na primeira prova do dia. Afinal, após largar na liderança e manter a ponta após a largada, ele viu seu principal adversário pelo título, Giuliano Raucci, sofrer com problemas no carro.

Em segundo no grid, Raucci teve uma falha em um sensor, o que ocasionou queda de rendimento no motor. Assim, precisou trocar o sensor, perdendo muito tempo nos boxes. Ele até voltou para a pista, mas não conseguiu completar os 75% da disputa para pontuar.

Enquanto isso, na Academy, Igor Fraga mantinha uma prova tranquila e constante. Líder na categoria, e na segunda posição geral, só não contava com uma quebra no encaixe de uma das rodas, o que fez ele perder rendimento e sair mais cedo da disputa pelo triunfo.

Melhor para Enzo Elias, que se aproveitou da situação para voltar a triunfar no campeonato. Nem mesmo uma entrada do Safety Car no fim, por conta da saída de pista de um carro, atrapalhou Samaia e Enzo, os primeiros vitoriosos em Londrina.

Corrida 2
Com a inversão das seis primeiras colocações no grid, Léo Barbosa, da Academy, largou na ponta na segunda corrida na cidade paranaense. Vencedor da primeira prova, Guilherme Samaia saiu em sexto, enquanto Giuliano Raucci começou em oitavo.

E mesmo no meio do grid, Samaia e Raucci dominaram a disputa. Os dois logo escalaram o pelotão para assumirem as duas primeiras posições. Raucci, então, se aproveitou de um momento em que Samaia se livrava dos retardatários para dar o bote e assumir a liderança.

A disputa seguiu acirrada até o fim mesmo após a entrada de um safety car, mas Raucci se manteve na ponta e, assim, deixou o campeonato aberto.

Na Academy, Igor Fraga se mostrou decidido a esquecer o resultado ruim na primeira disputa para retomar o bom momento no campeonato. Assim, logo foi para cima dos adversários depois de largar no sétimo posto e alcançou a ponta na categoria, o terceiro lugar no geral. Se manteve assim até o fim para levar mais um triunfo.

Declarações dos pilotos

“Fui atrapalhado um pouco pelos retardatários na primeira corrida, perdi um pouco de tempo. Bom que eu tinha uma vantagem muito grande, o que não me prejudicou na disputa. Na segunda prova, precisamos estudar o que aconteceu. Ultrapassei muitos carros na largada, foi um início bom. Quando Raucci me ultrapassou, um retardatário me atrapalhou. Podemos ter perdido desempenho no início. O principal foi o motor, que acho que tivemos algum problema. No fim, cheguei mais forte, dei tudo o que eu tinha, arrisquei”
Guilherme Samaia

“Largamos de último na segunda corrida, porque tivemos problemas no carro na primeira. Como temos o carro mais rápido do que os da Academy, conseguimos uma boa largada e acompanhei o Samaia. Então, começou a briga entre eu e ele. A cada volta, um virava um pouco mais rápido, outro um pouco mais lento. Consegui realizar a ultrapassagem e mantive a posição até o fim”
Giuliano Raucci

“Foi um pouco complicado, desde o começo do ano estamos trabalhando para tentar igualar os adversários. No treino classificatório, conseguimos o ajuste certo e começou a funcionar. Contei um pouco com a sorte na primeira corrida, mas é assim mesmo. Fizemos um trabalho duro e foi merecido. Esse é um ano de aprendizado”
Enzo Elias

“Como tive problemas na primeira corrida, larguei em sétimo na segunda prova. Tive de me recuperar aos poucos. Consegui chegar em terceiro no geral. Foi um resultado excelente, a equipe arrumou o carro com eficiência. Deu tudo certo na corrida. Estou bem satisfeito com esse resultado. Infelizmente, tive um problema mecânico na primeira prova”
Igor Fraga

Resultados

Corrida 1

1-) 77 Guilherme Samaia (F3A - Cesário F3) – 28 voltas
2-) 62 Léo de Souza (F3A - Kemba Racing) - a 4.288
3-) 73 Enzo Elias (F3B - Hitech Racing) - a 4.879
4-) 17 Rafael Vitor Grandi (F3A - Cesário F3) - a 2 voltas
5-) 119 Pedro Goulart (F3B - RDC Motorsports) - a 2 voltas
6-) 55 Léo Barbosa (F3B - PropCar Racing) - a 3 voltas
7-) 54 Igor Fraga (F3B - PropCar Racing) - a 5 voltas
8-) 112 Giuliano Raucci (F3A - RDC Motorsport) - a 14 voltas
Não largou
28 Pedro Saderi (F3B - Cesário F3)

Corrida 2

1-) 112 Giuliano Raucci (F3A - RDC Motorsport) – 27 voltas
2-) 77 Guilherme Samaia (F3A - Cesário F3) – a 0.568
3-) 54 Igor Fraga (F3B - PropCar Racing) - a 3.097
4-) 62 Léo de Souza (F3A - Kemba Racing) - a 4.953
5-) 55 Léo Barbosa (F3B - PropCar Racing) - a 1 volta
6-) 119 Pedro Goulart (F3B - RDC Motorsports) - a 2 voltas
7-) 73 Enzo Elias (F3B - Hitech Racing) - a 5 voltas
8-) 17 Rafael Vitor Grandi (F3A - Cesário F3) - a 18 voltas
Não largou
28 Pedro Saderi (F3B - Cesário F3)

Classificações

F-3 Brasil

1-) Guilherme Samaia – 159 pontos
2-) Giuliano Raucci – 108
3-) Murilo Coletta – 66
4-) Leo de Souza – 44
5-) José Artur Fortunato – 37
6-) Pedro Caland – 24
7-) Hernan Palazzo – 21
8-) Airton Santos – 17
9-) Vitor Baptista – 9
10-) Rafael Vitor Grandi – 9
11-) Emilio Padron – 7
12-) Christian Hahn – 5

F-3 Academy

1-) Igor Fraga – 136 pontos
2-) Enzo Elias – 106
3-) Marcel Coletta – 93
4-) Léo Barbosa – 90
5-) Pedro Goulart – 77
6-) Rafael Barranco - 9
7-) Renan Pietrowski - 5

Fonte: Assessoria de imprensa