Campeonato NacionalRally De Velocidade

Notícias

22 Julho 2025

Rally da Graciosa, em sua 38ª edição, tem disputas acirradas

Centésimos de segundo definiram as disputas da 3ª etapa do Brasileiro

Entre 10 a 12 de julho, o Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade completou a etapa 3 da temporada 2025, na única prova de asfalto da América do Sul, em Antonina, litoral paranaense. Marcelo Levy (Comissário Desportivo), Elieser da Silva (Comissário Técnico) e Haroldo Scipião (Presidente da Comissão Nacional de Rally) compunham a equipe de supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Em sua 38ª edição, o Rally da Graciosa teve adaptações em seu roteiro e subiu a serra em deslocamento para três passagens na histórica especial (trecho cronometrado) Dom Pedro, na sexta-feira, 11. Após os 63,75 km cronometrados, as vitórias ficaram com Leandro Brustolin/Andrey Karspinski (Renault Clio RS) na categoria Rally 4 (4x2 preparados), Bernardo Reuwsaat/Sidinei Broering (VW Up! TSi) na Rally 5 (4x2 de preparação limitada) e Eduardo Tonial/Murilo Spironelo (Peugeot 207) na categoria Rally 5 Light (4x2 de preparação limitada, de entrada).

O piloto Bernardo, que já havia triunfado na edição 2024, comemorou: "Chegamos a perder a direção elétrica, mas logo se resolveu. Foi uma disputa boa com os irmãos Klimaczewski e conseguimos fazer uma bela prova, com direito a vitória geral numa das passagens".

No sábado, com seis especiais programadas somando mais 61,42 km cronometrados, as vitórias nas respectivas categorias se repetiram, com destaque para o duelo dos Up! na Rally 5: Bernardo Reuwsaat/Sidinei Broering terminaram apenas 37 centésimos à frente dos irmãos Tiago Klimaczewski/Felipe Klimaczewski. "Vitória nos dois dias e hoje com gostinho especial. Fazia tempo que eu não corria um rally tão disputado e com velocidades tão altas", destacou o experiente navegador catarinense Sidinei Broering.

O segundo semestre do calendário reserva mais três eventos, todos de terra, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul: 12 a 14 de setembro em Rio Negrinho (SC), 17 e 18 de outubro em Severiano de Almeida (RS) e 28 e 29 de novembro em Marcelino Ramos (RS).

Classificação do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade após três etapas:

Categoria Rally 2 (Veículos 4x4)

1º Juliano Sartori/Rafael Sartori (VW Polo Maxi Rally) - 59 pontos
2º Cezar Pedotti/Nicolas Elizaur (Mitsubishi Lancer Evo X) - 17
3º Milton Pagliosa/Vinicius Anziliero (Mitsubishi Lancer Evo X) - 16

Categoria Rally 4 (Veículos 4x2 preparados)

1º Leandro Brustolin/Andrey Karspinski (Renault Clio RS) - 69 pontos
2º Luis Stedile/Luis F. Eckel (Renault Clio RS) - 34
3º Alan Cardoso (Peugeot 207) e Thiago Osternack - 22 e 23

Categoria Rally 5 (Veículos 4x2 de preparação limitada)

1º Bernardo Reuwsaat/Sidinei Broering (VW Up! TSi) - 66 pontos
2º Tiago Klimaczewski/Felipe Klimaczewski (VW Up! TSi) - 57
3º Vitor Boff/Rafael Lodea (Peugeot 207) - 43

Categoria Rally 5 Light (Veículos 4x2 de preparação limitada, de entrada)

1º Eduardo Tonial/Murilo Spironelo (Peugeot 207) - 57 pontos
2º Alexandre Blume/Evandro Frigo (Peugeot 207) - 44
3º Guilherme Krasuski/Maicol Souza (Peugeot 206) - 26

Foto: Edson Castro

Autor: Assessoria de Imprensa