Rally da Graciosa, em sua 38ª edição, tem disputas acirradas
Centésimos de segundo definiram as disputas da 3ª etapa do BrasileiroEntre 10 a 12 de julho, o Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade completou a etapa 3 da temporada 2025, na única prova de asfalto da América do Sul, em Antonina, litoral paranaense. Marcelo Levy (Comissário Desportivo), Elieser da Silva (Comissário Técnico) e Haroldo Scipião (Presidente da Comissão Nacional de Rally) compunham a equipe de supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Em sua 38ª edição, o Rally da Graciosa teve adaptações em seu roteiro e subiu a serra em deslocamento para três passagens na histórica especial (trecho cronometrado) Dom Pedro, na sexta-feira, 11. Após os 63,75 km cronometrados, as vitórias ficaram com Leandro Brustolin/Andrey Karspinski (Renault Clio RS) na categoria Rally 4 (4x2 preparados), Bernardo Reuwsaat/Sidinei Broering (VW Up! TSi) na Rally 5 (4x2 de preparação limitada) e Eduardo Tonial/Murilo Spironelo (Peugeot 207) na categoria Rally 5 Light (4x2 de preparação limitada, de entrada).
O piloto Bernardo, que já havia triunfado na edição 2024, comemorou: "Chegamos a perder a direção elétrica, mas logo se resolveu. Foi uma disputa boa com os irmãos Klimaczewski e conseguimos fazer uma bela prova, com direito a vitória geral numa das passagens".
No sábado, com seis especiais programadas somando mais 61,42 km cronometrados, as vitórias nas respectivas categorias se repetiram, com destaque para o duelo dos Up! na Rally 5: Bernardo Reuwsaat/Sidinei Broering terminaram apenas 37 centésimos à frente dos irmãos Tiago Klimaczewski/Felipe Klimaczewski. "Vitória nos dois dias e hoje com gostinho especial. Fazia tempo que eu não corria um rally tão disputado e com velocidades tão altas", destacou o experiente navegador catarinense Sidinei Broering.
O segundo semestre do calendário reserva mais três eventos, todos de terra, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul: 12 a 14 de setembro em Rio Negrinho (SC), 17 e 18 de outubro em Severiano de Almeida (RS) e 28 e 29 de novembro em Marcelino Ramos (RS).
Classificação do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade após três etapas:
Categoria Rally 2 (Veículos 4x4)
1º Juliano Sartori/Rafael Sartori (VW Polo Maxi Rally) - 59 pontos
2º Cezar Pedotti/Nicolas Elizaur (Mitsubishi Lancer Evo X) - 17
3º Milton Pagliosa/Vinicius Anziliero (Mitsubishi Lancer Evo X) - 16
Categoria Rally 4 (Veículos 4x2 preparados)
1º Leandro Brustolin/Andrey Karspinski (Renault Clio RS) - 69 pontos
2º Luis Stedile/Luis F. Eckel (Renault Clio RS) - 34
3º Alan Cardoso (Peugeot 207) e Thiago Osternack - 22 e 23
Categoria Rally 5 (Veículos 4x2 de preparação limitada)
1º Bernardo Reuwsaat/Sidinei Broering (VW Up! TSi) - 66 pontos
2º Tiago Klimaczewski/Felipe Klimaczewski (VW Up! TSi) - 57
3º Vitor Boff/Rafael Lodea (Peugeot 207) - 43
Categoria Rally 5 Light (Veículos 4x2 de preparação limitada, de entrada)
1º Eduardo Tonial/Murilo Spironelo (Peugeot 207) - 57 pontos
2º Alexandre Blume/Evandro Frigo (Peugeot 207) - 44
3º Guilherme Krasuski/Maicol Souza (Peugeot 206) - 26
Autor: Assessoria de Imprensa