CBA implanta programa de voluntários da FIA na 6 Horas de São Paulo
Etapa brasileira do FIA WEC reuniu 335 voluntáriosSob o comando do presidente Giovanni Guerra, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) implantou no Brasil o programa de voluntários da Fédération Internationale de L’Automobile, o FIA Volunteers & Officials?1;. O ponto de partida ocorreu na 6 Horas de São Paulo, prova do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) realizada no último domingo, 13, no Autódromo Municipal José Carlos Pace.
Criado pelo presidente Mohammed ben Sulayem, presidente da centenária entidade internacional de automobilismo e mobilidade, o programa visa estimular e valorizar a presença fundamental dos voluntários em etapas dos campeonatos mundiais sob a alçada da FIA.
Nesta oportunidade, a CBA disponibilizou toda sua experiência em sediar as mais diversas competições da FIA ao longo de décadas. “Estou muito feliz por essa oportunidade de reunir tantas pessoas com o mesmo espírito que é o nosso, de pessoas que amam automobilismo. Para a CBA é uma honra, uma satisfação muito grande ter de volta essa incumbência, que é a participação de vocês, e o reconhecimento pelo trabalho que temos desenvolvido na CBA. Só tenho a agradecer a confiança e a parceria com a FIA e WEC”, disse Giovanni Guerra, presidente da CBA, em evento de boas-vindas para os 335 voluntários.
O dirigente brasileiro ressaltou, ainda, que “o trabalho que vocês estão fazendo não é mais de Interlagos, de São Paulo ou do Brasil, mas sim de importância mundial”. Tal afirmação se justifica porque, dada a excelência do trabalho executado no Brasil e a qualidade de nossos voluntários, vai se formando um grupo com potencial, inclusive, de atuar fora do país.
Sólidas parcerias
O trabalho conjunto desenvolvido pela FIA, WEC e CBA foi destacado pelo diretor da WEC, Alexis Bosch. “O projeto de voluntários de FIA ocorre a nível mundial e, com o apoio da CBA, dando todo o suporte necessário e organizando os voluntários que atuaram na etapa da WEC, é um grande sucesso a ação efetivada em Interlagos. Reitero o agradecimento ao presidente Giovanni Guerra, que vem apoiando fortemente esse importante projeto”, explicou.
Já Leonardo Argentin, coordenador esportivo da 6 horas de São Paulo, disse que, “em nome de toda equipe esportiva gostaria de agradecer a Confederação Brasileira de Automobilismo pelo suporte dado a todos os voluntários que atuaram neste evento e, sem dúvida, consideramos que essa parceria será um sucesso para o desenvolvimento e profissionalismo dos oficiais no Brasil e no mundo”.
A 6 Horas de São Paulo foi a introdução do projeto de voluntários da FIA no Brasil e, a partir de agora, a ação da CBA terá continuidade não apenas em etapas futuras do Campeonato Mundial de Endurance, mas também nos demais eventos da FIA no Brasil.
?1; FIA Volunteers & Officials
O FIA Volunteers & Officials visa valorizar, treinar e proteger os milhares de voluntários que tornam possíveis as competições de automobilismo no mundo todo. Esses voluntários atuam em diversas funções — sinalização, resgate, apoio médico, controle de pista e logística — e são considerados parte essencial da segurança e da operação de qualquer evento sancionado pela FIA. A comissão responsável promove diretrizes internacionais, materiais de formação e certificações padronizadas para garantir que todos tenham o preparo necessário, independentemente do país ou da categoria do evento.
---
Comunicação CBA
Fran Oliveira (Institucional)
imprensa@cba.org.br
(11) 99210-8191
Fernanda Gonçalves (Comissão Nacional de Kart)
fernanda@fgcom.com.br
(11) 98245-4511
Américo Teixeira Junior (Comunicação)
(11) 98347-1400 / (19) 99749-8111
comunicacao@cba.org.br
Autor: Assessoria de Imprensa