Campeonato NacionalManobras Radicais

Notícias

18 Julho 2025

1º Festival Brasileiro de Manobras Radicais entra para a história do automobilismo nacional

Evento oficializa a prática no Brasil e inaugura nova fase no esporte, com chancela da CBA

O último final de semana, dias 12 e 13 de julho, entrou definitivamente para a história do automobilismo brasileiro. Foi realizado o 1º Festival Brasileiro de Manobras Radicais, o primeiro evento oficial da categoria no país, reconhecido e homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Foto: Dragster.com

 A competição foi sediada no Race Valley, Tremembé (SP), e marcou a estreia das Manobras Radicais no calendário esportivo da CBA, com visibilidade para uma prática que já contava com milhares de entusiastas em todo o país, e que agora conquista seu lugar com estrutura, legitimidade e respaldo institucional.

 De acordo com Fábio Félix Pascoal, presidente da Comissão Nacional de Arrancada, Drift, Recordes, Manobras Radicais e Track Day da CBA, “este é o início de uma nova era. Estamos acompanhando a valorização de uma cultura que agora é regulamentada, estruturada e reconhecida como parte legítima do automobilismo brasileiro”.

 O evento entregou mais que um show de adrenalina e técnica. Com a presença de 56 pilotos — entre eles, referências do Drift, das manobras e até integrantes do Show da Hot Wheels do Beto Carrero World — o festival promoveu um encontro de estilos e experiências, atletas em pé de igualdade numa competição de tirar o fôlego.

 “A Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) foi fundamental para viabilizar essa edição histórica. Tivemos o privilégio de realizar o Festival simultaneamente ao Campeonato Paulista de Arrancada, na mesma pista, o que só foi possível graças ao apoio e à abertura que a Federação nos deu. Foi uma parceria que fortaleceu o evento e demonstrou a união em prol do crescimento do automobilismo brasileiro”, compartilha Pascoal.

 Além do espetáculo, o festival também teve caráter estrutural que serviu de base para definir o regulamento e as diretrizes do futuro Campeonato Brasileiro de Manobras Radicais. Trata-se de mais uma iniciativa da gestão do presidente Giovanni Guerra, que tem como foco ampliar e profissionalizar novas disciplinas dentro do automobilismo nacional, sempre com segurança e organização.

 O formato da disputa foi semelhante a uma gincana do tipo “slalom”, na qual os participantes enfrentaram um trajeto com obstáculos e executam manobras obrigatórias com precisão. Erros técnicos geraram penalizações, enquanto a pontuação levou em conta desempenho, velocidade e controle.

 As categorias foram organizadas conforme o tipo de motorização — carburados, injetados e turbinados —, promoveram diversidade entre os veículos e elevaram o nível da emoção nas pistas.

Para esta primeira edição, as inscrições foram gratuitas e abertas a todos os pilotos com cédula desportiva CBA de Manobra Radical ou Drift. A proposta foi justamente fomentar a base, ampliar o acesso e revelar novos talentos em um ambiente oficial.

 A atuação dos comissários e diretores de prova da CBA demonstrou o cuidado da entidade com a segurança, o respeito às normas e a valorização dos competidores.

 “Todos os pilotos que fizeram parte desta edição histórica já estão inscritos na nova página das Manobras Radicais no Brasil,” finaliza Pascoal.

Confira os vencedores de cada categoria:

 

Categoria 4 Cilindros Original Aspirado (OASP)

Rafael Aguiar

 

Categoria 4 Cilindros Aspirado (ASPADP4)

Leonardo Cesar

José Fabiano

Reginaldo Ferreira

 

Categoria 5, 6 E 8 Cilindros Especial (5/6/8ESPA)

Wilton Souza

Marcio (Juninho)

Rodolfo Torres

 

Categoria 4, 5, 6 E 8 Cilindros Turbo (4/5/6/8TBO)

Predador

Edinho

Diego Santos

 

Categoria Força Livre (FL)

Marcio Kabeça

Predador

Douglas Brunes

 

---

 

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

imprensa@cba.org.br

(11) 99210-8191

Fernanda Gonçalves (Comissão Nacional de Kart)

fernanda@fgcom.com.br

(11) 98245-4511

Américo Teixeira Junior (Comunicação)

(11) 98347-1400 / (19) 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa