Notícias

02 Abril 2019

Rally Ecológico retorna com força total

Após dez anos de ausência , o rali de regularidade de cunho socioambiental regressa as trilhas com grid cheio.

O Estado do Mato Grosso volta a ser destaque no calendário de provas do fora-de-estrada brasileiro. Neste último sábado (30), foi realizado o Rally Ecológico 2019 que contou com a participação de 104 veículos e cerca de 400 pessoas. As categorias foram: Carros 4x4 (Máster, Turismo e Expedition) e Motos (Máster, Turismo e Over 40). 

Foto: Chico Ferreira

Porém, mais do que voltar às atividades, foi o reconhecimento que o evento – organizado pela Cronorally – recebeu das autoridades públicas. Lembrado, o Rally Ecológico entrou para as festividades de 300 anos de Cuiabá, sendo considerado um evento oficial. “Estamos extremamente orgulhosos. Contra a nossa vontade, em 2009, tivemos de colocar o Rally Ecológico na ‘gaveta’ e, assim, ele ficou por nove anos. Sem dinheiro e incentivo para fazer a prova acontecer, não tivemos outra saída. Porém, no ano passado, fomos convidados pela Prefeitura de Cuiabá para reestabelecer a competição”, contou o diretor geral do certame, Luiz Galvan. “Entretanto, o que nos deixa ainda mais lisonjeados é que, devido ao sucesso da edição de 2019, a Secretaria de Esportes de Cuiabá, já se comprometeu conosco em fazer o Rally Ecológico 2020. É o rali de regularidade mato-grossense que volta a respirar em plenos pulmões”, salientou Galvan. Ainda, nesta segunda-feira (01), o Deputado Federal, Leonardo Albuquerque, comprometeu-se viabilizar junto ao Ministério do Turismo um apoio para que prova permaneça no calendário de Mato Grosso de forma definitiva. 

A disputa 

O Rally Ecológico teve início às 8h, com largada do Parque Tia Nair. A temperatura já estava alta e os competidores aquecidos. O evento reuniu homens, mulheres e crianças e, ainda, proporcionou a oportunidade de famílias inteiras viverem um sábado especial, de muita aventura e lazer e, ainda, no melhor da natureza da região. “O que mais chamou a atenção, foi a quantidade de crianças presentes e de todas as idades. Isso mostra que o rali de regularidade não tem restrições... É aberto para qualquer tipo de pessoa, que deseja ter uma experiência diferente e fazer novos amigos”, disse Galvan. A chegada ocorreu por volta das 14h, no Ácqua Park. 

Foram 175 quilômetros de percurso que passaram pelas regiões de Vale do Cuiabá, Coxipó do Ouro, Manso, Aguaçu, Machado, Fazenda Cavalo Branco e o Distrito de Nossa Senhora da Guia. Pelo caminho, diversos tipos de obstáculos naturais, tais como pedras, cascalhos, lombadas, travessias de riachos, subidas e descidas íngremes em trechos de serra. 

Logo no início da disputa, um neutro de cinco minutos para os competidores realizarem o plantio de mudas de árvores. “Esta é a principal motivação do Rally Ecológico: alimentar e preservar a natureza. Foram plantadas 300 mudas de ipê, jacarandá, cajueiro, mangueira, tamarindo, acerola, limão e goiaba, em Coxipó do Ouro. Porém, antes e depois do evento, muito mais foi feito e, no total, 1.650 mudas de árvores foram fincadas”, contou Abel Nascimento, ambientalista, parceiro da ação com a Secretaria de Serviços Urbanos. 

E mais, para fomentar a leitura foram doados 5 mil livros infantis, sob coordenação da professora Edvair Alves. “É preciso incentivar a leitura e levar o conhecimento, entretenimento, cultura e lazer com atividades voltadas às crianças, jovens e adultos da Escola Municipal Nossa Senhora Penha de França. Foram dois dias de atividades e cada kit teve cinco exemplares de livros”, explicou a professora. 

Os vencedores 

Com os resultados apurados dos participantes, o Rally Ecológico apresentou uma disputa bastante apertada, mas, principalmente, com pontuações que mostram a precisão de pilotos e navegadores. “Os off-roaders perderam poucos pontos, o que demonstrou que eles foram bem regulares, mantendo as médias de velocidade exigidas e cumprindo fielmente o tempo de prova. Estou bem orgulhoso deste grid, que provou que tem futuro. Incentivo a todos os competidores a prosseguirem no rali de regularidade”, disse o diretor de prova, Haroldo Pires Martins. 

Na categoria Moto Turismo, o vencedor foi José Rafael Cardoso. Em segundo lugar ficou Julio André Piran, seguido por Thessio Dall Pizzolo. 

Entre os off-roaders da categoria Moto Máster, o piloto Rogério Toledo Filho foi o mais regular. Na sequência vieram Douglas Braz e Leonardo Dal Poz, na segunda e terceira posições. 

Pela categoria Moto Over 40, o campeão foi Ildemar Francisco Beal, o folclórico Sting, que competiu apenas 25 dias após sofrer uma fratura na perna direita. Moyses Arntes Morgado ficou em segundo, e Manoel Augusto Stahl Schmidt, em terceiro. 

Nos Carros 4x4, pela categoria Máster, a dupla Olair Fagundes e Lourival Roldan, ficaram em primeiro lugar. Eles foram seguidos por Paulo Boscolo e Alexandre Carvalho da Silva, e Dalmi Júnior e Lucas Defanti, em segundo e terceiro lugares, respectivamente. 

A dupla Helder Leite e Michelle Joyce foi a melhor na categoria Carros 4x2 Turismo. Na segunda colocação ficaram Gilberto João Sandrin e Giovane Mariano Sandrin, e Osmar Lopes de Almeida Júnior e Luca Borela Almeida. 

E por fim, na categoria carro Expedition, vitória de Rafael Olair Fagundes e João Vitor Fagundes. Em segundo lugar ficaram André Fernadno Pedr’Angelo e Marcia Pedr’Angelo, com André Gadelha e Gustavo Nascimento da Silva, na terceira posição. 

O resultado completo você acompanha em: http://www.cronorally.com.br/ 

Um projeto que vale a pena 

Em 2002, o Rally Ecológico plantou 1.000 mudas de caju na localidade ribeirinha de Três Pedras, no município de Acorizal (MT). Dezessete anos depois, as árvores cresceram, dão frutos e são fonte de cultura de subsistência aos moradores da região. 

 

O Rally Ecológico Cuiabá 300 Anos é uma realização da Prefeitura Municipal de Cuiabá, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e Cronorally, com apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Saúde, Serviços Urbanos, Semob, Batalhão de Polícia Ambiental, Juvam, e patrocínio de Toyota Via Láctea, Orion Veículos, Sena Pneus, Bridgestone, CDL, Sindipetróleo, Fórmula Lubrificantes, Postos Morada Lojas Tonon, Capemisa Corretora de Seguros, Elitte Comunicação, Skivo Equipamentos, Moto Raça Cuiabana, Ácqua Park Cuiabá, D’ Rent a Car, Univag e Energisa

Fonte: Isis Moretti / Autor: Assessoria de Imprensa