Campeonato NacionalStock Car Pro Series

Galeria de Imagem

19 Abril 2024

Mitsubishi será terceira fabricante na Stock Car 2025

Com vitórias e títulos no currículo em sua primeira passagem pela categoria, marca reestreará no ano que vem

A Mitsubishi Motors estará oficialmente de volta à Stock Car Pro Series a partir de 2025, ano que deve revolucionar a competição com a chegada da nova geração de carros e o início da era SUV. A confirmação aconteceu nesta sexta-feira (19), no Autódromo de Interlagos, e marca o retorno da fábrica japonesa ao grid, no qual esteve entre 2005 e 2008. A Mitsubishi dividirá as pistas com Toyota e Chevrolet na temporada 2025 da Stock Car.

Foto: Divulgação

Para Mauro Correia, CEO da Mitsubishi Motors no Brasil, 'é uma honra poder retornar à Stock Car. A Mitsubishi Motors sempre esteve muito ligada ao esporte. Apoiamos o esporte à vela, ciclismo, tênis e, claro, o esporte à motor. Promovemos há 25 anos a Mitsubishi Cup, maior rally cross country de velocidade da América Latina. Retornarmos à Stock Car, categoria que reúne os mais renomados pilotos em atuação no Brasil e ter o Eclipse Cross sendo pilotado por eles é muito importante para a nossa marca. Tenho certeza que faremos um excelente trabalho dentro dessa categoria tão marcante para o automobilismo brasileiro.'

'Com a chegada da Mitsubishi, cumprimos uma etapa importante do nosso planejamento, que é trazer mais fábricas para o ecossistema da Stock Car. A chegada dessa marca sinaliza que estamos no caminho certo em termos de crescimento e antenados com o que a indústria, patrocinadores, equipes e fãs esperam de uma competição automobilística', disse Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car. 'Claro que a nossa decisão de passar a utilizar os SUVs a partir de 2025 nos tornou mais atraentes em termos mercadológicos. Somando isso ao nível de competitividade da categoria e à qualidade de nossa plataforma de entretenimento, acho que temos o pacote perfeito para qualquer montadora ou patrocinador', concluiu.

A primeira incursão da Mitsubishi na Stock Car durou quatro temporadas. A estreia da marca aconteceu justamente em Interlagos, em 1º de maio de 2005. Dois meses depois, no saudoso Autódromo Internacional de Curitiba, veio a primeira vitória, conquistada pela lenda Ingo Hoffmann.

Ingo, aliás, foi um dos 37 pilotos que já representaram a Mitsubishi na Stock Car naquele quadriênio. Foi do 'Alemão' também o último pódio conquistado pela montadora na categoria, em 7 de dezembro de 2008, em Interlagos. Aquele também foi o derradeiro pódio de Ingo na Stock Car.

Em quatro temporadas, a Mitsubishi realizou 48 largadas e reuniu números muito relevantes: com 16 vitórias, 13 poles, 15 voltas mais rápidas e 38 presenças no pódio, além de dois títulos, conquistados por Cacá Bueno, o nome mais vitorioso da história da montadora na Stock Car.

Cacá faturou suas duas primeiras taças de campeão da categoria com a marca japonesa, em 2006 e 2007, e é o piloto recordista nas principais estatísticas de performance da Mitsubishi na Stock Car: maior número de vitórias, poles, voltas mais rápidas e pódios.

Mitsubishi na Stock Car Pro Series
Modelo: Mitsubishi Lancer
Temporadas: 4 (2005, 2006, 2007, 2008)
Estreia: 1º de maio de 2005, Interlagos (SP)
Corridas: 48
Vitórias: 16
Primeira vitória: Ingo Hoffmann, 24 de julho de 2005, Curitiba (PR)
Última vitória: Cacá Bueno, 23 de novembro de 2008, Tarumã (RS)
Poles: 13
Primeira pole: Christian Fittipaldi, 29 de outubro de 2005, Buenos Aires (Argentina)
Última pole: Cacá Bueno, 6 de dezembro de 2008, Interlagos (SP)
Voltas mais rápidas: 15
Primeira volta mais rápida: Wanderley Reck Jr., 15 de maio de 2005, Curitiba (PR)
Última volta mais rápida: Cacá Bueno, 23 de novembro de 2008, Tarumã (RS)
Pódios: 38
Primeiro pódio: Valdeno Brito, 15 de maio de 2005, Curitiba (PR)
Último pódio: Ingo Hoffmann, 7 de dezembro de 2008, Interlagos (SP)
Títulos: 2 (Cacá Bueno, 2006 e 2007)
Pilotos: 37
Última prova: 7 de dezembro de 2008, Interlagos (SP)

Todos os pilotos Mitsubishi na Stock Car
Adalberto Jardim (2005)
Alan Chanoski (2005, 2006, 2007)
Alan Hellmeister (2007)
Aldo Piedade Jr. (2007) 
André Bragantini Jr. (2005)
Antônio Jorge Neto (2006, 2007, 2008)
Beto Giorgi (2007)
Cacá Bueno (2006, 2007, 2008)
Carlos Alves (2008)
Christian Conde (2006, 2007)
Christian Fittipaldi (2005, 2006)
Duda Pamplona (2005, 2006, 2007, 2008)
Fábio Carrera (2005)
Felipe Maluhy (2005, 2006, 2007, 2008)
Galid Osman (2007)
Ingo Hoffmann (2005, 2006, 2007, 2008)
José Cordova (2007)
Juliano Moro (2006, 2007)
Julio Campos (2007)
Lico Kaesemodel (2006, 2007, 2008)
Nonô Figueiredo (2007, 2008)
Paulo Salustiano (2005)
Pedro Gomes (2005)
Popó Bueno (2005)
Ricardo Etchenique (2006)
Ricardo Maurício (2006)
Roberto Pupo Moreno (2005)
Rodrigo Pimenta (2005)
Rodrigo Sperafico (2008)
Ruben Carrapatoso (2006, 2007)
Ruben Fontes (2008)
Sandro Tannuri (2005)
Tarso Marques (2006, 2007)
Thiago Medeiros (2008)
Valdeno Brito (2005)
Wanderley Reck Jr. (2005)
William Starostik (2007)

Piloto com mais vitórias a bordo de Mitsubishi na Stock Car
Cacá Bueno: 9

Piloto com mais poles a bordo de Mitsubishi na Stock Car
Cacá Bueno: 4

Piloto com mais voltas mais rápidas a bordo de Mitsubishi na Stock Car
Cacá Bueno: 5

Piloto com mais pódios a bordo de Mitsubishi na Stock Car
Cacá Bueno: 14

 

Fotos:

Destaque: a Mitsubishi (ao centro) será a terceira montadora na Stock Car em 2025 / Divulgação

Foto 1: a Mitsubishi retorna à Stock Car 20 anos depois da sua primeira incursão / Divulgação

Foto 2: detalhe do Eclipse Cross, modelo da Mitsubishi no seu regresso à Stock Car / Divulgação

Foto 3: Cacá Bueno é o piloto mais bem-sucedido com a Mitsubishi na Stock Car / Luca Bassani

Foto 4: lenda da Stock Car, Ingo Hoffmann fez sucesso correndo com a Mitsubishi / Fernanda Freixosa

Foto 5: três montadoras estão confirmadas para a nova era da Stock Car em 2025 / Divulgação

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

(11) 98347-1400 / (19) 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

 

Autor: Assessoria de Imprensa