Campeonato NacionalRally Raid

Notícias

05 Novembro 2019

Começa a contagem regressiva para o XIV Rally Rota Sudeste

Evento acontece entre os dias 8 e 10 de novembro, na cidade de Lençóis Paulista (SP)

A 14ª edição do Rally Rota Sudeste começa oficialmente nesta sexta-feira, dia 08 de novembro. Porém, antes de acelerarem, pilotos e navegadores de carros, motos, quadriciclos e UTV’s participarão da parte burocrática da competição, toda programada para o parque de apoio do evento, localizado na Facilpa - Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Lençóis Paulista. As vistorias técnicas e administrativas que terão início às 13 horas. As disputas serão no sábado e domingo o Campeonato Brasileiro Rally Cross Country e o Baja.

Foto: PhotoAction

'É um dia muito importante, no qual os veículos serão vistoriados em vários itens, especialmente de segurança. Além disso, teremos o briefing técnico, quando serão explicados todos os detalhes do evento”, explica Henrique Arena, diretor-geral do Rally Rota Sudeste.

No sábado, dia 09, primeira etapa da prova às 7h40 entram em cena os carros que disputam pelo cross-country e às 9h30 as motos, quadris e UTVs (Baja) para 154 quilômetros de percurso no total de muita adrenalina por trilhas da região, sendo 126 quilômetros de trechos cronometrados.

O final da prova, com cerimônia de premiação, será no domingo, também na Facilpa, um dos parceiros do Rally Rota Sudeste. Neste dia a largada será às 8 horas primeiro para as motos, UTVs, quadris (Baja) e na sequência largam os carros, repetindo o traçado de 154 quilômetros que inclui trechos cronometrados e deslocamentos.

Segundo Paulo Roberto de Goes, natural de Curitiba/PR e joinvillense de coração e opção, as equipes terão de usar de uma boa estratégia nesta fase final da temporada. “A Rota Sudeste já é uma prova tradicional do calendário, sabemos das dificuldades da prova, muito técnica e com seus reflorestamentos que criam dificuldade, com a previsão de chuva para o final de semana a prova terá um ingrediente a mais e promete ser mais desafiadora”, comenta Paulo Goes que terá como navegador a bordo do Mitsubishi Triton RS (PRO Brasil), Rogério Coelho, de Itajaí/SC.

Representando a cidade de Luís Eduardo Magalhães na Bahia, a dupla Cristiano Antonio Rocha e Anderson Geraldi, vice campeã do Sertões na categoria super Production, estarão a bordo do Mitsubishi L200 RS. “A expectativa é de bons resultados, a dupla está muito afinada e o carro acertado, vamos buscar resultado nesta prova para preservar a liderança do campeonato brasileiro. É a segunda vez que participamos desta prova, mas sempre foi muito bem organizada e preparado pela equipe Arena, por isso não temos duvida que vai ser um belo rally”, assegura o piloto da equipe Accert Competições.

O piloto de Jundiaí/SP, Alessandro Cesar Tozoni estará no comando da L200 Triton ER, com a mesma configuração utilizada no Rally Cuesta em maio, sendo a segunda prova do calendário que disputará. “Minha expectativa é de uma prova bem técnica, com velocidade média alta, porém com piso molhado, que deve ser um tempero a mais. Espero fazer uma prova limpa e ter uma boa posição na categoria Super Production, e poder estar entro o Top 10 da geral”, destaca.

Roberlena Moraes fez todas as etapas do Brasileiro da modalidade Baja e declara que as expectativas são gigantes para assegurar a vice-liderança. “Preciso aumentar minha pontuação e a torcida é por uma especial com muita diversidade de terreno e sem chuva (risos). Ando na categoria de entrada, a Production, o carro é todo original, Can-Am, X3. Nessa etapa vou andar com uma amiga me incentivando, fazendo acelerar e não perder o foco. Estou mega feliz de ter a Raquel Mondelo, esposa do experiente piloto Deninho Casarini, assim será pura adrenalina”, destaca a piloto de Osasco/SP.

“A expectativa é de uma prova muito bacana, como todas as demais que fiz este ano, promovidas pela Arena. Já fiz três provas na região e todas muito diferentes, com lombas, areia, canavial, eucalipto, cascalho, etc. Então, não dá prever nada até o briefing e é isso que eu mais amo no rali. Não participei de duas etapas do calendário nacional e, por isso, sei que não posso mais brigar pelo titulo. Ocupo a 4ª posição no geral e minha meta é terminar em 3º, para isso vamos atrás de ganhar novamente quatro etapas finais”, diz Fabio Gonçalves Pirondi (UTV Can-Am Maverick X3), nascido e criado em Americana/SP.

Antonio Arnaldo Borges da Silva quer fazer uma prova tranquila no Rota Sudeste para garantir o vice-campeonato na categoria Super Production. 'A Kawasaki KLX 450 recebeu uma nova regulagem de suspensão e a equipe Bianchini Rally que me dá um excelente suporte fez uma revisão minuciosa em todo o equipamento”, conclui o piloto de Ribeirão Preto/SP.

A 14ª edição do Rally Rota Sudeste terá a supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo, da CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo e da FASP - Federação de Automobilismo de São Paulo. A prova conta com o patrocínio da Can-Am, e apoio da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista - Cidade do Livro, através das Secretarias de Esportes e de Turismo e Facilpa - Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Lençóis Paulista.

Confira as equipes inscritas até o momento: http://arenaenduro.com.br/rotasudeste2019/inscritos.php

 

Programação do Rally Rota Sudeste 2019

Lençóis Paulista de 8, 9 e 10/11

 

8/11 - Sexta-feira

07h00 - Abertura do parque de apoio- Facilpa - Av. Lázaro Brigido Dutra,300.

13h00 às 18h00 - Secretaria de prova - Facilpa.

14h00 às 18h00 - Vistorias CBM - Rally Baja - motos, utvs, quadris - Facilpa.

14h00 às 16h00 - Vistorias CBA – Rally Cross Country (SPD, PRT, Open, Pró Brasil, T1) - Facilpa.

17h00 - Apresentação da 2ª vistorias com multa – (1 UP).

19h30 - Briefing (carros, motos, utvs, quadris) - Facilpa.

 

9/11 - Sábado

07h40 - Largada do primeiro carro no parque de apoio, 8h00 na especial.

09h30 - Largada da 1ª moto na especial.

12h20 - Relargada do 1º carro no parque de apoio e 12h40 na especial.

19h30 - Briefing - motos, utvs e quadris (CBM – Rally Baja).

20h00 – Briefing - (CBA - Rally Cross Country).

 

10/11 - Domingo

08h00 - Largada da 1ª moto na especial.

10h40 - Largada do primeiro carro no parque de apoio, 11h00 na especial.

14h30 - Premiação

 

Ficha técnica

Distância Inicial - 3,84 km

Tamanho da Especial - 126,36 km

Distância Final - 24,03 km

Abastecimento CBM- km 62,54

 

Próximas etapas dos Campeonatos Brasileiros

 

Rally Baja

13ª e 14ª Etapas - 8, 9 e 10/11 - Rally Rota Sudeste – Lençóis Paulista/SP (CBM)

15ª Etapa – 29, 30/11 e 1º/12 - Rally dos Campeões – (Águas do Treme) Inhaúma/MG (CBM)

 

Rally Cross Country

7ª Prova - 8, 9 e 10/11 - Rally Rota Sudeste – Lençóis Paulista/SP (CBA)

8ª Prova – 07 e 08/12 - Rally Rota Sul – Pelotas/RS (CBA / CBM)

Fonte: Assessoria de imprensa / Autor: Assessoria de Imprensa