Campeonato NacionalRally Dos Sertões

Notícias

21 Agosto 2020

Sertões 2020 começa em palco conhecido pela excelência no automobilismo: o Autódromo Velocitta

Com autódromo homologado FIA, pistas off-road e espaços para variados formatos de eventos

O Sertões anunciou na noite desta quarta-feira o roteiro da prova de 2020 e uma das grandes novidades será o palco inédito da largada, que acontecerá no autódromo Velocitta. Este exclusivo e moderno complexo automobilístico inclui o autódromo, pista off-road e de rally, museu, racing center e espaços para variados formatos de eventos em uma área rural de extensa mata atlântica, localizado na Fazenda Velocitta, no município de Mogi Guaçu (SP). A competição organizada pela Dunas começará no dia 31 de outubro e vai até 7 de novembro, com chegada em Barreirinhas (MA).

Foto: (Velocitta/Divulgação)

'Estamos muito orgulhosos e honrados em sediar o maior rali do Brasil e um dos maiores do mundo: o Sertões. Como responsáveis pelo Velocitta, nós sabemos que é um momento histórico ser palco de uma competição off-road de nível internacional e mostra o quanto estamos preparados para receber este tipo de competição, com toda segurança e seguindo rigorosos protocolos de saúde”. diz Guiga Spinelli, gestor do complexo.

Homologado pela FIA e CBA desde 2012, o Velocitta tem sido palco das maiores categorias do Brasil há alguns anos, como Stock Car, Porsche Cup, Endurance Brasil, 500KM de São Paulo, F3 Sul-Americana, Mitsubishi Cup e Motorsports, além de receber vários eventos de montadoras, como lançamentos de produtos da indústria automobilística e motociclística. Por estar localizado em uma região privilegiada pela natureza, o complexo Velocitta possui belos cenários para gravações de programas esportivos e automotivos em geral.

CEO da Dunas, organizadora do Sertões, Joaquim Monteiro elogiou o local da abertura da prova e enalteceu o histórico do Velocitta como palco de diversos tipos de provas e campeonatos.

“Para o Sertões é uma honra essa largada inédita em um autódromo extremamente moderno e com grande prestígio, como é o Velocitta. É um palco que também recebe competições off-road, como é o caso da Mitsubishi Cup, então tenho certeza, que o preparo será o melhor possível. Nos sentimos muito seguros em começar o Sertões 2020 em um complexo com rígido controle de acesso, permitindo assim que possamos executar todos os protocolos de segurança que elaboramos para a edição do Sertões 2020”, diz Joaquim.

PROTOCOLO DE SEGURANÇA - SERTÕES 2020

1-Atestado de Saúde – Caravana Sertões (Competidores, Equipes, Staff, Imprensa ...) deverá apresentar teste PCR ou IGG de Covid entre 26 e 29/10 para obter a credencial.

2- Identificação Obrigatória – Uso da credencial visível e permanente garante o isolamento da prova dentro da bolha. Uso de máscaras também é obrigatório em tempo integral.

3- Isolamento Social - Vila Sertões em formato “bolha lacrada” com acesso exclusivo para credenciados (sem público). Pernoite somente dentro da “bolha” (acampamento/motor homes). Haverá alimentação, banheiros e serviço de motoboy (caso seja necessário qualquer tipo de compra externa) a fim de evitar circulação fora da área isolada. Prólogo em área privada, sem público.

4- Sem filas ou aglomerações - Apresentação de documentos e “assinatura dos termos” serão 100% online. Não haverá fila para entrega de documentos nos dias que antecedem a prova.

5- Menos gente - Tamanho das equipes limitado de acordo com número de competidores (vide tabela 'coeficiente equipes').

6- Controle diário – Temperatura dos competidores será medida diariamente. Em caso de registro acima de 37,5 graus será realizado teste Covid na carreta médica. Testes aleatórios por amostragem serão feitos pela equipe médica durante a prova.

7- Briefings Virtuais – Os briefings diários serão remotos.

8- Controle dos movimentos - Todos os veículos de apoio serão monitorados com rotas pré-determinadas. Abastecimento somente em postos de gasolina credenciados que seguirão os protocolos de segurança.

9- Sem ajuda externa – Os competidores não terão direito à ajuda externa durante a prova. Qualquer eventualidade deve ser filmada para evitar punição.

10- Impacto Zero - O Sertões tem estrutura médica completa independente nas “bolhas” além de mapeamento dos hospitais particulares no roteiro. Em caso de acidente não será ocupado leitos de hospitais públicos.

O ROTEIRO SERTÕES 2020

O Sertões 2020 larga de São Paulo no dia 31/10 e chega no Maranhão dia 07/11. Vai cruzar 5 Estados e o Distrito Federal – SP, MG, DF, GO, TO e MA, num total de 4.749km. Este ano, excepcionalmente, as cidades anfitriãs – que recebem o Sertões – serão mantidas sob sigilo, para evitar aglomerações. Só serão reveladas aos competidores e para toda caravana do rally na véspera de cada chegada em cada cidade. Todos seguirão por uma rota pré-estabelecida e monitorada.

A concentração pré largada será em São Paulo, na Fazenda do Autódromo Velocitta, localizada no município de Mogi Guaçu, a cerca de 180 km da capital. É um moderno complexo automobilístico que conta com autódromo homologado FIA, pista off road e de rally, museu, espaços para variados formatos de eventos em uma área rural de extensa mata atlântica.

Descrição das especiais

31/10 Sábado.

Prólogo e deslocamento livre até a 1a especial DI 300km.

1a etapa - BOLHA 1 - 1/11 DOMINGO

SS1 - DI 300 km – sábado - TE 205 km - DF 650 km: Total: 1305 km

2a etapa - BOLHA 2 - 2/11 segunda-feira – ETAPA MARATONA RENÊ MELLO

SS2 - DI 166 km - TE 353 km - DF 0 km - Total 519 km


3a etapa - BOLHA 3 - 3/11 Terça-feira.

SS03 – DIA 03/11, TERÇA – ETAPA MARATONA PAULO GONÇALVES

DI 0 km - TE 200 km - DF 169 km - Total 369 km


4a etapa - BOLHA 4 - 4/11 Quarta-feira

DI 26 km - TE 329 km - DF 286 km -Total 641 km


5a etapa - BOLHA 5 - 5/11 Quinta-feira

DI 103 km - TE 337 km - DF 172 km - Total 612 km


6a etapa - BOLHA 6 - 6/11 Sexta-feira

DI 126 km - TE 300 km - DF 365 km - Total 791 km


7a etapa - BOLHA 7 - 7/11 Sábado

DI 222 km - TE 280 km - DF 10 km - Total 512km

Para mais informações sobre o roteiro do Sertões 2020, acesse o site oficial

Fonte: Assessoria de imprensa / Autor: Assessoria de Imprensa