Campeonato NacionalRally Dos Sertões

Notícias

28 Abril 2022

Brasil será palco do maior rally do mundo em comemoração do bicentenário da Independência

Edição comemorativa dos 30 anos do Rally dos Sertões será a maior competição contra o relógio

Anunciada na noite de terça-feira 26/4, no Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP), a prova que terá o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), vai passar pelas cinco regiões do Brasil. Com um total de 7.216 kms, dos quais 4.811kms de especiais, consagrando, assim, o Brasil como palco do maior rally do mundo em trechos cronometrados, sendo aproximadamente 70% do trecho de kms especiais.

Foto: Marcelo Maragni

Serão 15 dias, cinco regiões do país, oito estados – Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará; e 14 cidades. Tradicionalmente, o Sertões tem duração de oito dias, porém, a edição de 30 anos terá o dobro de dias para cruzar o país, além da maior especial da história: 601 km – 6ª Etapa – no Mato Grosso

A prova contará também com largada e chegada inéditas: das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR) ao mar de Salinópolis (PA). O Sertões vai promoverá a Ilha do Bananal (TO), revisitará os Cânions do Viana (PI); e passará por trilhas inéditas do deserto do Jalapão (TO). Serão 914 km de maratona, na qual o competidor não conta com apoio mecânico, 

Nas Expedições Turismo, serão oito operadores; roteiros para Motos e Carros, do Oiapoque ao Chuí.

A Dimensão social do Sertões, que é o SAS Brasil (Saúde e Alegria no Sertões), planeja beneficiar cerca de 16 mil pessoas, em sete cidades das cinco regiões.

A Prova

O dia de descanso será em Palmas (TO). A caravana ficará um dia na Região Sul (PR); um dia na Sudeste (SP); quatro dias na Centro Oeste (MS e MT); quatro dias na Nordeste (PI e MA); e cinco dias na Norte (TO e PA).


A prova contará com oito especiais inéditas e a maior de todos os tempos – 601km contra o relógio – que será realizada na 6ª. Etapa, em Mato Grosso, no trecho entre Barra do Garças e São Felix do Araguaia. Até então, a maior especial do Sertões foi disputada em 2019, no Jalapão, com 535km. A 10ª etapa é a única em formato de laço, ou seja, os competidores largam e chegam no mesmo lugar, em Bom Jesus do Piauí, passando pelos Cânions do Viana. E as etapas Maratona, nas quais os competidores não contam com apoio mecânico, perfazem um total de 914 km. 

Largada e chegada são feitas em locais inéditos. Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, abre a competição. O local está em total consonância com uma das missões do Sertões, de promover tesouros da natureza. Além do que, a cidade faz parte da Tríplice Fronteira com Argentina e Paraguai. E tem história no Sertões: marcou o fim da prova de 2015. Mantendo a tradição, a chegada será no mar, em Salinópolis (PA). Das 29 edições, apenas em seis delas o Sertões não terminou no mar.

Com a maior extensão em três décadas de disputa, a Dunas Race, organizadora do Sertões, criou duas provas à parte para quem não puder fazer o percurso completo: Sertões Sul e Sertões Norte. O primeiro, de 26/8 a 3/9, com um prólogo e sete etapas e término em Palmas (TO). De onde parte o segundo, também com sete etapas. Serão três em um. 

 

Os Tesouros

Quatro tesouros nacionais serão promovidos: a começar pelas Cataratas do Iguaçu, uma das maravilhas mundiais da natureza. Foz do Iguaçu vai brindar a caravana com imagens únicas e atrativos que fazem dela um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo. As Cataratas do Iguaçu impressionam pela beleza e volume de água. O que transformou o conjunto de 275 cachoeiras em Patrimônio Natural da Humanidade. 

A cidade localizada a 640km da capital Curitiba, ainda abriga a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do planeta em geração de energia. Por se tratar do local de início do desafio, competidores e equipes terão a chance de conhecer tudo de perto, mesmo na correria dos últimos preparativos.

O deserto do Jalapão, já conhecido dos competidores, mas que vai surpreender, pois a equipe técnica preparou uma seleção de trilhas inéditas; os competidores também vão revisitar os melhores trechos do Jalapão desses 29 anos de história. Os Cânions do Viana (PI), lugar de beleza única e descoberto pela caravana ano passado, volta ao roteiro; e a novidade é a Ilha do Bananal, no Tocantins, a maior ilha genuinamente fluvial do mundo, com cerca de 20 mil quilômetros quadrados de área, cercada pelos rios Araguaia e Javaés.

 

Números Históricos 

130 mil kms = Total percorrido em 29 anos de Sertões = equivalente a 3 voltas na Terra 

58 mil km de especiais -  trechos contra o relógio

18 + DF = total de Estados atravessados (o Brasil conta com 26 estados + DF)

120 cidades receberam o Sertões

16 = total de largadas de Goiânia, a cidade que mais recebeu a abertura do Sertões

9 = Número de vezes que chegou em Fortaleza (CE); a cidade que mais recebeu chegadas

2.374 competidores passaram pelo Sertões nesses 29 anos (84 caminhões, 1.090 carros,  

814 motos, 386 UTVs

 


Roteiro dia a dia

*DI = deslocamento inicial; TE = trecho especial; DF = deslocamento final

1ª etapa – 27/08 – Sábado – Foz do Iguaçu PR / Umuarama PR

D.I. – 25km   T.E. – 172km   D.F. – 173km   TOTAL: 370KM

 

2ª etapa – 28/08 – Domingo – Umuarama PR / Presidente Prudente SP

D.I – 17km   T.E. – 305km   D.F. – 213km   TOTAL: 535KM

 

3ª etapa – 29/08 – Segunda-feira – Presidente Prudente SP / Campo Grande MS

D.I. – 134km   T.E. – 306km   D.F. – 360km   TOTAL: 800KM

3ª. SS – muda fuso MS e MT

 

4ª etapa – 30/08 – Terça-feira – Campo Grande MS / Costa Rica MS

D.I. – 30km   T.E. – 382km   D.F. – 31km   TOTAL: 443KM

 

5ª etapa – 31/08 – Quarta-feira – Costa Rica MS / Barra do Garças MT

D.I. – 87km   T.E. – 526km   D.F. – 23km   TOTAL: 636KM  

 

6ª etapa – 01/09 – Quinta-feira – Barra do Garças MT / S.Felix do Araguaia MT

D.I. – 67km   T.E. – 601km   D.F. – 0km   TOTAL: 667KM

Início 1ª. Perna da 1ª. Etapa Maratona

 

7ª etapa – 02/09 – Sexta-feira – S.Felix do Araguaia MT / Palmas TO

D.I. – 9km   T.E. – 165km   D.F. – 401km   TOTAL: 575KM

2ª. Perna Maratona 

 

03/09 – Sábado - Encerra Sertões Sul - Descanso em Palmas TO

 

Início Sertões Norte

8ª etapa – 04/09 – Domingo – Palmas TO / Mateiros TO

D.I. – 97km   T.E. – 462km   D.F. – 0km   TOTAL: 559KM

2ª. Maratona - 1ª perna Mix das Melhores Trilhas do Jalapão

 

9ª etapa – 05/09 – Segunda-feira – Mateiros TO / Bom Jesus PI

D.I. – 0km   T.E. – 452km   D.F. – 61km   TOTAL: 513KM 

2ª. Perna da 2ª. Maratona (Após rasgar o Jalapão, segue para o Piauí)

 

10ª etapa – 06/09 – Terça-Feira – Bom Jesus PI / Bom Jesus PI

D.I. – 0km   T.E. – 325km   D.F. – 2km   TOTAL: 327KM

Laço Cânion do Viana

 

11ª etapa – 07/09 – Quarta-feira – Bom Jesus PI / Balsas MA

D.I. – 16km   T.E. – 260km   D.F. – 225km   TOTAL: 501KM

 

12ª etapa – 08/09 – Quinta-feira – Balsas MA / Imperatriz MA

D.I. – 11km   T.E. – 265   D.F. – 125km   TOTAL: 401KM

 

13ª etapa – 09/09 – Sexta-feira – Imperatriz MA / Paragominas PA

D.I. – 29km   T.E. – 377km   D.F. – 67km   TOTAL: 473KM

 

14ª etapa – 10/09 – Sábado – Paragominas PA / Salinópolis PA

D.I. – 3km   T.E. – 213km   D.F. 200km    TOTAL: 416KM

 

Km total: 7.216km

Km Especiais: 4.811km

 

SAS Brasil – A Dimensão Social do Sertões 

Em 2022, a startup social SAS Brasil (Saúde e Alegria no Sertões) realizará sua 10ª Expedição de saúde no Sertões. O plano é contemplar até sete cidades em cinco regiões do Brasil e realizar mais de 16 mil atendimentos para populações carentes, beneficiando a vida de mais de 20 mil pessoas e impactando diretamente a fila de espera do SUS para especialidades como oftalmopediatria, odontopediatria, dermatologia e ginecologia. 

Para isso, o Sertões e a SAS Brasil contarão com o apoio de embaixadores, pilotos e patrocinadores que poderão apoiar a organização com recursos financeiros ou logísticos que vão contribuir para transformar milhares de pessoas que moram nas cidades da rota do Sertões. A caravana de saúde contará com centenas de voluntários e três carretas equipadas com consultórios médicos para realização de consultas, exames e até cirurgias para a retirada de lesões precursoras de câncer de pele e de colo de útero. 

A SAS Brasil, organização social que leva atendimento médico gratuito para cidades sem acesso à saúde especializada, nasceu em 2013 como braço social da prova e desde então já são mais de 180 mil pessoas beneficiadas com ações presenciais e remotas, sendo mais de 120 mil apenas em ações em cidades na rota do rally.  Leva medicina gratuita e de qualidade para cidades com IDH até 0.7, que fazem parte ou são próximas do roteiro do Sertões.

                              

 Números Históricos da SAS Brasil:

+ de 40 mil atendimentos remotos e presenciais desde 2013

+ de 120 mil pessoas beneficiadas

+ de 2.000 óculos doados no projeto Vermagia

- 40 mil km rodados

+ 20 cidades atendidas

8 estados alcançados

500 voluntários envolvidos

12 especialidades de saúde atendidas presencialmente

 

Expedições Turismo

As Expedições de Turismo são realizadas paralelamente ao Rally dos Sertões. Além de poderem acompanhar a competição de 'camarote' em trechos exclusivos definidos pela equipe técnica, os expedicionários ainda visitam os atrativos turísticos (Parques Nacionais, Cachoeiras, Cavernas) ao longo do roteiro, experimentam a gastronomia local e conhecem o artesanato de cada região.

As expedições proporcionam principalmente uma integração com a caravana do Rally do Sertões, ou seja, foram desenvolvidas para aqueles que desejam participar do Sertões se divertindo e não competindo.

Nesta edição o Sertões conta com oito operadores, com expedições para diversos perfis, sendo que uma delas vai largar do Chuí e chegar no Oiapoque literalmente. 

 

Muito Mais que um Rally

O Sertões é muito mais do que o maior rally das Américas, uma prova icônica, genuinamente brasileira. É um evento que tem o Brasil como pano de fundo - não é realizado em autódromo ou estádio – e conecta o Brasil. Guardadas as proporções: um Tour de France. Uma prova que realizada pelo país e disputada pelas cidades.

Leva medicina de qualidade para a população carente das cidades por onde passa, por meio da startup social SAS Brasil, projeto social importante e premiado;

Movimenta a economia das pequenas cidades por onde passa. A caravana do Sertões conta com cerca de 2 mil pessoas que ativam a hotelaria, restaurantes, postos de combustível, mercados; 

Promove a culinária e os temperos das regiões por onde passa, por meio da realização do concurso Sabores do Sertões, engajando e motivando restaurantes a participarem;

Oferece capacitação para os pequenos empreendedores locais, em parceria com o Sebrae; 

Engaja as escolas da rede pública através da realização do Concurso de Redação e Arte = Sertões Cultural. Em 2021 as crianças foram premiadas com tablets; 

Promove o Brasil através de Expedições de Turismo, que acontecem o ano todo.  

Importante destacar que poucos eventos esportivos têm uma vida tão longeva. São 30 anos de história!

 

Foto: Cânions do Viana (PI) volta ao roteiro neste ano

 

Texto: Fran Oliveira com informações da Comunicação Sertões

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

19 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa