Campeonato NacionalRally Dos Sertões

Notícias

05 Dezembro 2023

Brasília será palco da largada e chegada do Sertões 2024

Pela primeira vez , capital federal abrigará dois momentos icônicos do maior rally das Américas

O Sertões 2024 terá um palco inédito tanto na largada como na chegada. Brasília, a capital federal do Brasil, foi eleita para sediar a 32ª. edição do maior rally das Américas, prova em laço – que larga e chega no mesmo lugar - marcada para 23 a 31/8/2024 e que faz parte do Campeonato Latinoamericano de Rally-Raid. A grande novidade foi anunciada hoje, em coletiva de imprensa realizada na Torre 360 BRB, com a presença dos organizadores do Sertões; executivos do Banco BRB, principal parceiro comercial da prova, e autoridades locais.  

Foto: Duda Bairros

O pano de fundo do Sertões é o Brasil. Cada ano a organização traz um roteiro inédito, honrando sua missão de revelar um Brasil que poucos brasileiros conhecem. Em 2024 serão no total 3800 km de prova, sendo 2400 de trechos cronometrados. O Sertões já passou por Brasília em duas outras ocasiões em sua história. A primeira, em 2005; e mais recentemente em 2020. Brasília está estrategicamente localizada no Centro Oeste do país, o que permite uma logística mais favorável para as equipes de apoio, que percorrerão 1.460km durante toda a prova. 

Sertões Series

Outra novidade anunciada pelo diretor técnico, Edgar Fabre, é o retorno do Sertões Series em 2024, campeonato composto por 4 provas, promovido pela Dunas Race, que debuta em terreno internacional, na Argentina, mais uma prova inédita no Jalapão (TO):

1 a 10/2/2024 - SARR - South America Rally Raid Argentina 

23 a 31/8/2024 - Sertões BRB 

08 a 12/10/2024 - Sertões Series Tocantins 

12 a 16/11/2024 - SARR Series Fiambala

Instituto Sertões

O Sertões BRB se orgulha de ser um evento de três dimensões que compreende: esporte, turismo e o social. Mais do que uma competição, o maior Rally das Américas não quer apenas passar pelas cidades que recebem a prova, mas transformar as pessoas e as comunidades. Para consolidar esse legado, foi criado em 2022 o Instituto Sertões, uma organização sem fins lucrativos com foco no impacto social e econômico através do esporte. O objetivo é promover melhor qualidade de vida através de atendimento em saúde, projetos educacionais, culturais e ações de conscientização ambiental.

Ação social - SAS Brasil

O Sertões não é só sobre levantar poeira. É sobre levar saúde e alegria para as cidades de um Brasil profundo por onde passa, através da startup social SAS Brasil (sigla de Saúde e Alegria no Sertões), que tem como missão transformar o acesso à saúde especializada no Brasil. 

Em 2023 completou uma década de atuação com números impressionantes. Foram mais de 165 mil pessoas beneficiadas e mais de 124 mil atendimentos realizados em 20 ações vinculadas ao Sertões.

Legado socioeconômico

O Sertões é muito mais do que o maior rally das Américas. É um evento que conecta o Brasil e movimenta a economia das pequenas cidades por onde passa. A caravana do Sertões conta com cerca de 2 mil pessoas que ativam a hotelaria, restaurantes, postos de combustível e mercados, injetando cerca de 1 milhão reais/dia na economia das cidades anfitriãs. Promove a culinária e os temperos das regiões por onde passa, através da realização do concurso Sabores do Sertões, engajando e motivando restaurantes a participarem.

Oferece capacitação para os pequenos empreendedores locais, em parceria com o Sebrae; engaja as escolas da rede pública através da realização do Concurso de Artes (Sertões Cultural). E também promove o Brasil por meio de Expedições de Turismo. 

Expedições Turismo

As Expedições de Turismo acontecem paralelamente ao Rally dos Sertões e são para as pessoas que não querem competir, mas querem se divertir. Além de poderem acompanhar a competição de 'camarote' em trechos exclusivos definidos pela equipe técnica, os expedicionários ainda visitam os atrativos turísticos (Parques Nacionais, Cachoeiras, Cavernas) ao longo do roteiro, experimentam a gastronomia local e conhecem o artesanato de cada região.

As expedições proporcionam principalmente uma integração com a caravana do Rally do Sertões, ou seja, foram desenvolvidas para aqueles que desejam conhecer o interior do Brasil.

O que eles disseram:

Leonora Guedes, COO do Sertões e Presidente do Instituto Sertões

“O Rally dos Sertões vai além das trilhas. Através do esporte, buscamos não apenas explorar o potencial off-road do Brasil, mas também promover o desenvolvimento social e econômico das regiões por onde passamos. Ao longo de nossa trajetória, temos nos empenhado em criar parcerias com instituições e levar projetos às comunidades que nos acolhem, desde ações de preservação ambiental até projetos educacionais. Faz parte de nossa missão deixar um legado positivo nas cidades por onde passamos.'

Edgar Fabre, diretor técnico 

“Para um evento do tamanho do Sertões, nada melhor do que poder contar com uma cidade que supre as necessidades da grandeza desta prova, afinal a nossa caravana conta com quase duas mil pessoas. Portanto, Brasília é o palco ideal para sediar nossa largada e chegada, pois conta com excelentes locais para abrigar a Vila Sertões, apoio logístico (hotelaria, alimentação), além de estar próxima a várias trilhas com excelente qualidade técnica.  Os competidores vão se surpreender com as Especiais que montamos no entorno de Brasília, que terão trechos travados e com pedras, assim como trechos onde as velocidades chegarão a 170km/h. E acima de tudo, a escolha de Brasília proporcionará a todas as equipes um rali mais econômico, por se tratar de cidade central de nosso país.'

 Sabine Zink, co-fundadora e CEO da SAS Brasil

“A história da SAS Brasil é marcada pelas ações junto ao Sertões. São mais de 10 anos atravessando o país transformando o acesso à saúde especializada. Juntos, SAS Brasil e Sertões deixam em cada parada o impacto guiado pela missão de levar saúde e alegria para quem mais precisa”.

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB

“Estamos muito felizes em trazer o Rally dos Sertões para a capital do País. O Banco BRB é parceiro dessa grande competição desde 2022 e acredita no potencial desse projeto, especialmente pelo legado que o evento deixa em cada região por onde passa, com ações sociais e ambientais, além de impulsionar o turismo e a economia, com geração de emprego e renda. O apoio do Banco nas mais diversas categorias do automobilismo, é, também, uma forma de associar a marca BRB a valores como agilidade, tecnologia, modernidade, trabalho em equipe e competitividade”.

Cristiano Araújo, Secretário de Turismo do DF

“Brasília está recebendo o Rally dos Sertões de braços abertos. É uma oportunidade única sediar a largada e a chegada aqui, na capital do país de forma inédita. O Rally dos Sertões não é apenas uma competição automobilística; é também um evento que percorre as extremas regiões do país, proporcionando uma série de benefícios socioeconômicos por onde passa, ao atrair um amplo público, tanto nacional quanto internacional, exaltando as belezas naturais. O Sertões impulsiona a economia local, uma vez que a chegada de competidores, equipes de apoio, jornalistas e espectadores aquece o comércio e os serviços. Hotéis, restaurantes, postos de combustível e outros estabelecimentos comerciais se beneficiam diretamente do aumento do fluxo de pessoas durante o evento. Brasília tem muito a ganhar com a chegada do Rally e muito a oferecer aos amantes do automobilismo. A cidade está preparada para esse evento”.

 

---

Comunicação CBA com Comunicação Sertões BRB 

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

(11) 98347-1400

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa