Campeonato NacionalCopa Truck

Galeria de Imagem

03 Novembro 2022

Goiânia recebe decisão com cinco pilotos na disputa pelo título

Campeão da temporada 2022 será definido neste domingo, dia 6

Palco da primeira prova da história da Copa Truck em 2017, o Autódromo de Goiânia decidirá pela primeira vez o campeão da maior categoria de caminhões do mundo neste fim de semana. A largada para as duas corridas finais está marcada para às 11h42 do domingo e será transmitida ao vivo para todo o Brasil pela Band, canais SporTV e também pelas redes sociais da categoria.

Foto: Vanderley Soares

Com promessa de tempo bom e altas temperaturas tanto fora quanto dentro da pista, o campeonato dos brutos tem cinco pilotos com chances de sair com a taça: Wellington Cirino, Beto Monteiro, Roberval Andrade, Felipe Giaffone e Paulo Salustiano.

Líder do campeonato com 234 pontos e seis vitórias, o paranaense Wellington Cirino sonha com seu primeiro título, após cinco anos de insistência e um vice-campeonato no ano passado, sempre de Mercedes. 'Em todas as outras finais eu dependia de outros resultados. Agora, só dependo do nosso trabalho. Ser campeão da Copa Truck pela primeira vez é um sonho para mim espero realizá-lo no domingo', comenta o 'Marreco Voador'.

No entanto, ele tem três pilotos grudados em sua sombra. Bem pertinho dele, cinco pontos atrás, com 229, aparece o pernambucano Beto Monteiro, da Volkswagen, dono de três vitórias e bicampeão em 2019 e 2010. 'Estou motivado e preparado nessa busca para ser o primeiro tricampeão da Copa Truck. A expectativa é de que a gente mantenha o padrão de desempenho que tivemos ao longo do ano e o foco é brigar pela pole, pelas vitórias e pelo tri', analisa Beto Monteiro.

Com 224 pontos, dez atrás, vem Roberval Andrade, campeão de 2018 e companheiro de Cirino na Mercedes, que somou quatro vitórias até aqui e vem em alta após a arrancada decisiva na rodada dupla de Tarumã: 'Com muita garra nós conseguimos chegar até aqui e vamos brigar por esse título.'

Um pontinho separa Roberval de Felipe Giaffone (223 pontos), primeiro campeão da categoria e representante único da Iveco em quarto na tabela com uma vitória conquistada justamente em Goiânia. 'Todos os envolvidos na disputa do título estão trabalhando muito nos caminhões para a final. Minha única vitória no ano foi lá, temos um retrospecto muito bom na pista, então vamos com tudo para vencer e disputar este título.'

Correndo por fora vem Paulo Salustiano, segundo representante da Volkswagen, que conquistou duas vitórias no ano e está em quinto com 199 pontos e chances matemáticas, precisando de uma combinação de resultados. 'A chance pode ser mínima, mas enquanto ela existir eu vou continuar lutando. Vou fazer o meu melhor e dar tudo de mim, independente do que acontecer, para terminar o ano de forma positiva', completa Salu.

Já a categoria Super Truck, cujo campeão Danilo Alamini foi coroado na etapa passada, tem uma boa briga pelo vice-campeonato, com cinco pilotos na briga: Felipe Tozzo (201 pontos), Raphael Abbate (196), Fabio Fogaça (184) e Evandro Camargo (170). Jô Augusto também possui chances com 169, mas ele se recupera de uma intervenção cirúrgica e sua presença não está confirmada.

Principal palco do automobilismo brasileiro nos últimos meses enquanto Interlagos se prepara para receber a Fórmula 1, Goiânia receberá uma maratona de corridas: acompanhando os brutos, estarão presentes também as categorias GT Sprint Race e Fórmula 4 Brasileira - isso sem contar os já tradicionais shows de motocross, desfiles e visitação aos boxes.

As entradas estão sendo vendidas no site oficial da categoria a partir de 20 reais (a meia entrada no setor Gramado). Também estão disponíveis as opções Passe de Visitação e Camarote Paddock para domingo ou para os dois dias.

 

Texto: assessoria de imprensa da Copa Truck

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

19 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa