Campeonato NacionalCopa Truck

Notícias

14 Dezembro 2023

Felipe Giaffone é campeão da Copa Truck

Disputa seguiu mesmo após a bandeirada, com análise de reclamações pelos comissários desportivos da CBA

Realizada no domingo, 10, em Interlagos, a decisão da Copa Truck coroou Felipe Giaffone como campeão da temporada 2023. O piloto da equipe R9 Competições/Volkswagen superou em sete pontos (263 X 256) seu principal adversário, o agora vice-campeão Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz). Entre as marcas participantes do campeonato promovido pela Mais Brasil e supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a Volkswagen levou o principal prêmio.

Foto: Duda Bairros

Embora os números comprovem o quanto foi apertada a disputa pelo título, não traduzem o clima de tensão que marcou toda a etapa decisiva. Capitaneados pelo presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN) da CBA, Fábio Greco, os comissários desportivos Bruno Fasterra, Flávio Henrique Prudêncio Leite, José Mario Santos do Amaral e Thiago Azalini tiveram muito trabalho durante todo o final de semana. O time técnico foi composto por Caio Augustus Bianchini e Leandro de Almeida.

Campeão da Copa Truck em 2017, Giaffone liderou os três treinos livres, razão pela qual chegou ao Qualifying ostentando aparente favoritismo, mas quem comemorou a pole position foi André Marques, da R9 Competições. Enquanto isso acontecia, a primeira polêmica surgia entre os dois líderes da pontuação. Roberval foi punido com a perda da melhor volta no TOP Qualifying por ser considerado culpado por obstruir uma volta rápida de seu principal adversário.

Já no domingo, duas ocorrências selaram a conquista do filho de Zeca Giaffone, o campeão brasileiro da Stock Car de 1987. Autorizada pelo diretor de prova Ernesto Magalhães de Abreu Filho, logo na largada da corrida. um lateral gerou advertência para Roberval por forçar sobre Giaffone, vencedor da corrida 1. Assim, a decisão do título dispensou a matemática: em disputa particular, o campeão seria aquele que chegasse na frente do outro na corrida 2. 

Na bandeirada de encerramento desta sétima temporada do campeonato promovido por Carlos Col, Beto Monteiro (R9 Competições) foi o vencedor. Roberval e Giaffone chegaram nessa ordem, logo a seguir. Porém, os comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo aplicaram punição de 5s para Roberval, por ter cortado a pista no Esse do Senna, para evitar ultrapassagem de Giaffone, que garantiu o bicampeonato. Tudo isso aconteceu em meio a protestos de ambos os lados, cuja análise consumiu boa parte da tarde de domingo, após a bandeirada de chegada.

Conheça todos os campeões da Copa Truck, desde sua fundação:

2017 – Felipe Giaffone

2018 – Roberval Andrade

2019 – Beto Monteiro

2020 – Beto Monteiro

2021 – André Marques

2022 – Wellington Cirino

2023 – Felipe Giaffone

 

Legenda da foto: na disputa pelo título da Copa Truck 2023, Giaffone (4) levou a melhor sobre Andrade (15) 

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

(11) 98347-1400

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa