Campeonato NacionalBrasileiro De Arrancada

Galeria de Imagem

22 Fevereiro 2023

Luz verde: Velopark dá Início ao Campeonato Brasileiro De Arrancada da CBA

Serão mais de 20 categorias disputando o título ao longo de três dias de evento

 

Foto: DragsterBrasil.com / CBA

 

 

Pista de Nova Santa Rita-RS dá a largada no próximo dia 24 de fevereiro para o Campeonato Brasileiro de Arrancada 2023 da Confederação Brasileira de Automobilismo

Serão mais de 20 categorias disputando o título de bólido mais rápido em 201 metros de pura adrenalina, ao longo de três dias de evento

Etapa reúne mais de 100 pilotos e faz parte do calendário oficial dos eventos promovidos pela CBA, por meio da Comissão Nacional de Arrancada e da M&L Produções

 

A emoção do Campeonato Brasileiro de Arrancada 2023 da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) já tem data e local para começar: a icônica pista do Velopark em Nova Santa Rita-RS, entre os dias 24 e 26 de fevereiro. O evento será realizado pela M&L Produções, sob a supervisão da Comissão Nacional de Arrancada (CNA) que regulamenta a competição, e a expectativa é reunir mais de 100 pilotos e 10 mil pessoas. 

Neste ano serão 4 as etapas para definir quem são os pilotos, carros e equipes mais rápidos a saírem da imobilidade e cruzarem a meta dos 201m, em velocidades que podem ultrapassar 300km/h. O atual recorde brasileiro validado pela CBA é de 4,072s do GM Camaro do gaúcho Jader Krolow, conquistado em Uberlândia-MG em 2022. Na pista do Velopark, a melhor marca pertence ao GM Camaro da categoria PRO MOD, do piloto Roderjan Busato, com apenas 3,763s e atingiu incríveis 324 km/h.

'Este ano esperamos que as etapas sejam um sucesso de público começando pelo Velopark que é, sem dúvida, uma das melhores pistas do país. Tenho certeza que teremos quebras de recordes desde a primeira etapa e a nossa expectativa é que o público ultrapasse os 10 mil expectadores ao longo do final de semana da competição' explica Fábio Félix Pascoal, presidente da Comissão Nacional de Arrancada da CBA. 

E quem faz bonito também nas arrancadas são as mulheres. Na categoria DTA Light, Fabíola Dal Bo, que faz uma ótima dupla com o marido e preparador André Teruo, é uma das mais velozes da pista com seu VW Gol G4 de 1.000cv e as marcas de 5,602s e 229 km/h de velocidade final conquistadas em 2021. 

Para a esta etapa já são mais de 100 pilotos inscritos, representantes de diversas regiões do Brasil. Entre os participantes estão membros dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, além de competidores internacionais vindos do Paraguai e da Argentina.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site www.velopark.com.br e valem para um dia de evento, com acesso aos boxes das equipes. Os valores variam de R$ 30 (arquibancada) a R$ 50 (arquibancada coberta) e o evento acontece de sexta, 24, a domingo, 26 de fevereiro. O autódromo do Velopark fica na Rodovia BR-386, Km 428 em Nova Santa Rita – RS. 

Sobre o Campeonato Brasileiro de Arrancada Automobilística

O esporte é extremamente popular nos Estados Unidos, onde já inspirou Hollywood a fazer filmes de grande sucesso como a franquia bilionária Velozes e Furiosos. A prova de arrancada é uma competição esportiva praticada por veículos automotores onde automóveis e motocicletas, em condições originais ou especialmente preparados, completam um trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo partindo da imobilidade.

É comum que a velocidade dos carros ao final de uma reta de 1/8 de milha, cerca de 201m, se aproxime dos 300 Km/h e que o trajeto seja completado em apenas alguns poucos segundos, sendo necessário um paraquedas para reduzir a velocidade e auxiliar os pilotos na frenagem dos carros. O carro mais rápido da temporada 2022 foi o GM Camaro do Gaúcho Jader Krolow na pista de Uberlândia-MG, com o tempo de 4s072 @ 300km/h em 201m. O carro tem 'modestos' 4.000cv de potência, o que equivale a mais de 50 Fiat Uno juntos.

No Brasil, a modalidade é supervisionada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio da Comissão Nacional de Arrancada, Drift, Track Day, Recordes e Testes. O Campeonato Brasileiro de Arrancada reúne os principais e mais velozes pilotos da categoria em uma competição de 4 etapas realizadas pela M&L Produções, empresa que detém os direitos de promoção e organização dos eventos da categoria. 

O Brasileiro será disputado em evento conjunto com os regionais e estaduais, e terá inscrição gratuita para os pilotos já inscritos na etapa local. Algumas das categorias previstas pelo regulamento são STANDARD, STT, TST, TO, DS, DT-A Top, DT-A Light, DT-B, DT-C, TT-A, TT-B, FLD, FLT, TS, DRAG JUNIOR, DRAG LIGHT, XTM, PROMOD e 4X4. Cada uma delas é regida pelo Regulamento Campeonato Brasileiro de Arrancada 2023.

A grande novidade de 2023 está nas regras para as categorias que competem no Brasil inteiro e que, após um longo período, foram unificadas. Outra mudança para 2023 é a inclusão da pista de arrancada do complexo Velopark, no Rio Grande do Sul, além das pistas de Tremembé-SP, Uberlândia-MG e um novo local no Paraná completando as quatro etapas da competição de 2023.

Saiba mais em: https://www.cba.org.br/campeonato/home/319/campeonato-brasileiro-de-arrancada

https://www.grupomelproducoes.com.br/

 

Texto: Comunicação CBA com assessoria de imprensa

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

19 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa