Campeonato NacionalBrasileiro De Kart Endurance

Notícias

04 Dezembro 2022

Equipe Car Racing supera chuva, bandeira vermelha e é bicampeã do Brasileiro de Kart Endurance

Na categoria Sênior, a vitória ficou com a equipe Cavaleiro Sports

Teve muitos pegas, chuva forte, bandeira vermelha e emoção até o final na disputa do 6º Campeonato Brasileiro de Kart Endurance, neste sábado (3), no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP).

Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors

A prova de longa duração fechou o calendário 2022 das competições nacionais organizadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e revelou os últimos campeões da temporada.

Com 19 times na briga, a vitória no geral ficou com a equipe Car Racing, que chegou ao seu bicampeonato, com os pilotos Rafael Reis, Leonardo Reis, Lucas Zacante, Alberto Cattucci e Rodrigo Dantas.

Mas se engana quem pensa que o forte time do kart #301 teve vida fácil. A briga foi muito acirrada com o kart #117 da equipe Conceito Eletric / FASP, dos pilotos Gaetano di Mauro, Felipe Massoni, Renzo Vasconcelos Zambolini e Kleber Eletric, que largaram da pole position.

A definição só veio nos 25 minutos finais da prova, quando Leonardo Reis ultrapassou Di Mauro para assegurar a vitória.

Na categoria Sênior, vitória da equipe Cavaleiro Sports, comandada por Beto Cavaleiro, que dividiu os karts #777 e #77 com Keka Teixeira, Rodrigo Barone, Adriano Amaral, Alan Synthes e J.R. Oliveira.

A prova teve sua largada às 13 horas, mas foi interrompida por uma forte chuva, após 2h19. A bandeira vermelha teve 1h41min33s de duração, mas o cronômetro seguiu rodando. Por volta de 17 horas, os pilotos voltaram para a pista, ainda bastante molhada, para o restante da disputa.

A paralisação provocou uma mudança nas paradas obrigatórias nos boxes, mantendo a de 15 minutos e duas de cinco e não três, como o previsto, caso não houvesse a interrupção, e embaralhou ainda mais a disputa e a estratégia dos times.

No final, muita comemoração para a Car Racing, que havia sido a campeã no ano passado em Itu (SP). Leonardo Reis chegou ao seu quinto título Brasileiro e Alberto Cattucci ao quarto. Rafael Reis, Lucas Zacante e Rodrigo Dantas têm agora dois nacionais em seus currículos.

“Estamos muito felizes com este bicampeonato. Tivemos um início de prova um pouco complicado, até encaixar a estratégia. Perdemos um pouco de contato com os ponteiros, tivemos alguns problemas com o kart no início e depois veio a chuva, que deu uma bagunçada geral. Mas, no final, tudo se encaixou e conseguimos mais este título”, comentou Lucas Zacante.

Na Sênior, Beto Cavaleiro também celebrou muito seu primeiro título Brasileiro de Kart. Dos seis pilotos da equipe, só Keka Teixeira – que chegou ao segundo título – e Alan Synthes – agora quatro vezes campeão – já haviam vencido um Brasileiro.

“Foi, como sempre, uma loucura total. Chuva, bandeira vermelha, mas a nossa estratégia funcionou. Viemos trabalhando, pensando o tempo todo e ganhamos com uma volta de vantagem para o segundo da nossa categoria”, festejou Cavaleiro, que pela manhã também participou do Brasileiro na categoria KZ.

“De manhã, corri na KZ e ficou um gosto amargo, porque tinha chances de vencer, mas quebrou o motor. Então, estou muito feliz pela vitória agora, meu primeiro Brasileiro no kart”, completou o piloto.

O Brasileiro de Kart Endurance deste ano ainda teve uma equipe totalmente feminina, comandada por Bia Figueiredo (representante da CBA na Comissão de Mulheres da FIA) e que contou com as pilotas Bia Martins, Antonella Bassani, Cecília Rabelo, Gabriela Mesa e Thaline Chicoski. As meninas também fizeram bonito e terminaram em 12º.

Em 2023, o 7º Brasileiro de Kart Endurance será realizado no Circuito Internacional do Paladino, no Conde (PB). A data ainda está em aberto.

O objetivo da CBA é realizar um esforço ainda maior, visando a participação de equipes oficiais de cada federação de automobilismo (FAU) do Brasil. Na edição deste ano, a entidade máxima do automobilismo brasileiro já fez investimento inédito (superior a 150 mil reais), oferecendo um pacote gratuito para a inscrição de uma equipe por federação.

Nesse sentido, estiveram na pista, com equipes próprias ou parcerias, as federações do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Confira o resultado do Brasileiro de Kart Endurance:
1. #301 CAR RACING – FASP 236 voltas
2. #117 CONCEITO ELETRIC / FASP – FASP a 13s728
3. #293 CAR RACING – FASP a 27s400
4. #099 CAR RACING/ DSTORE – FASP a 55s720
5. #088 TEAM FAUGO – FAUGO a 3 voltas
6. #777 CAVALEIRO SPORTS I – FASP a 4 voltas *
7. #072 MV RACING – FPEA a 5 voltas *
8. #077 CAVALEIRO SPORTS II – FASP a 5 voltas *
9. #731 DRC – FASP a 5 voltas *
10. #481 MFS – FASP a 5 voltas
11. #237 GG MOTORSPORT – FASP a 6 voltas
12. #002 MFS RACING/ FIA GIRLS – FAUESC a 6 voltas
13. #105 FEDERAÇÃO PARANAENSE / BRAVAR- FPRA a 7 voltas
14. #227 IPATINGA RACING – FMA a 8 voltas
15. #120 TONY KART/ FAUESC – FAUESC a 19 voltas
16. #212 KEN RACING/ FPARN – FPARN a 39 voltas
17. #213 GRIGOLETTO RACING – FPARN a 62 voltas *
18. #121 TONY KART/ D. RACING - FADF a 69 voltas *
#425 BR GOFFREDO – FASP – Desclassificados por falta de peso

*Sênior

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
19 99749-8111
comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa