Campeonato InternacionalFia Motorsport games

Notícias

26 Outubro 2022

CBA no FIA Games: conheça Gabriel Koenigkan e João Maranhão, representantes do Brasil no kart

Koenigkan, atual campeão da Copa Brasil e Maranhão, vice-campeão de nacionais

Atual campeão da Copa Brasil, Koenigkan busca afirmação internacional; Maranhão quer aproveitar chance após vice-campeonatos nacionais

Foto: Cris Reis

Pela primeira vez com uma delegação oficial no FIA Motorsport Games, que terá sua segunda edição disputada entre os dias 26 e 30 de outubro em Marselha, na França, o Brasil terá 11 representantes em nove disciplinas diferentes. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) escolheu para o tradicional kart, que terá provas disputadas no kartódromo do Circuit Paul Ricard, o brasiliense Gabriel Koenigkan, de 13 anos, e o pernambucano João Maranhão, de 17 anos. Vale lembrar que o Brasil vive uma grande fase na modalidade após o título mundial de Matheus Morgatto no Mundial de 2022.

Porta de entrada para o automobilismo mundial, o kart será disputado em duas categorias na segunda edição do FIA Motorsport Games. Em cada uma delas, cada país poderá levar apenas um representante, desde que ele não tenha ficado entre os 15 primeiros na edição anterior do Mundial de Kart. Na categoria Júnior, serão aceitos pilotos de 11 a 14 anos. Na Sênior, com mais de 14 anos. Os karts serão fornecidos pela organização do evento e serão sorteados, mas cada piloto terá de levar seu próprio mecânico e suas próprias ferramentas. Os pilotos disputarão cinco treinos livres, uma classificação, três baterias pré-final e uma corrida valendo a medalha.

Aos 13 anos, o brasiliense Gabriel Koenigkan foi campeão da Copa Brasil de Kart na categoria OK Júnior, realizada em julho, em Aracaju, e garantiu sua vaga no FIA Motorsport Games. Ele começou na modalidade aos seis anos, em 2015, por influência de um amigo. E acabou pegando gosto pelo kartismo e começando uma carreira no esporte, conquistando alguns títulos na base, inclusive nacionais. A expectativa dele agora é representar o Brasil em uma competição internacional.

Já o pernambucano João Maranhão, de 17 anos, começou a correr há cinco anos, em outubro de 2017, ao disputar algumas provas no Kartódromo Tamboril, em Paulista, região metropolitana de Recife. Ele foi vice-campeão da categoria OK FIA na Copa Brasil em Aracaju e teve sua participação confirmada no FIA Motorsport Games na vaga de Olin Galli, inelegível pela regra dos 15 primeiros no Mundial do ano – foi o 14º em 2021.

O que eles disseram:

“Estou muito feliz e ansioso para disputar o FIA Motorsport Games. Estou me preparando muito, focado e com a expectativa bem alta. Vai ser uma oportunidade muito grande para a minha carreira. Vou dar o máximo para tentar trazer a medalha de ouro para o Brasil. Quero aproveitar e agradecer a todos que me ajudaram.”
Gabriel Koenigkan

Owl Image

Foto: Cris Reis

“Estou muito empolgado e treinando bastante. Será uma grande experiência para a minha carreira e só posso agradecer aos meus patrocinadores pela confiança e por essa oportunidade. Também quero trazer essa medalha de ouro para o Brasil. Vamos com tudo.”
João Maranhão

Owl Image

Foto: Divulgação

Nome: Gabriel Koenigkan
Idade: 13
Natural de Brasília-DF
Quando e como começou a correr?
Comecei a correr por influência de um amigo, ao assistir aos treinos dele
Principais conquistas no esporte a motor:
Campeão da Copa Brasil na OK Júnior em 2022
Campeão Brasileiro em 2017
Vice-campeão Brasileiro em 2019
Vencedor do Capacete de Ouro em 2017

Nome: João Maranhão
Idade: 17
Natural de Recife-PE
Quando e como começou a correr?
Comecei a correr profissionalmente com 12 anos em 2017
Principais conquistas no esporte a motor:
Vice-Campeão Copa Brasil em 2022
Vice-Campeão Copa Nordeste em 2018
Vice-Campeão paraibano em 2018

 

Comunicação CBA

Luis Ferrari

Operação de mídia no FIA Motorsport Games

11 98666.8307

ferrari@ferraripromo.com

 

Fran Oliveira

Institucional

 

Fernanda Gonçalves

Comissão Nacional de Kart

 

Américo Teixeira Junior

19 99749.8111

comunicação@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa