Campeonato InternacionalFia Motorsport games

Notícias

26 Outubro 2022

CBA no FIA Games: conheça Raphael Reis, representante do Brasil no Turismo

Compete no TCR South America há dois anos, com dois 3os lugares é o 23º melhor do novo ranking mundial

Pela primeira vez com uma delegação oficial no FIA Motorsport Games, que terá sua segunda edição disputada entre os dias 26 e 30 de outubro em Marselha, na França, o Brasil terá 11 representantes em nove disciplinas diferentes. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) escolheu para o Turismo, que terá provas disputadas em um dos traçados do Circuit Paul Ricard, o brasiliense Raphael Reis, de 29 anos.

Foto: Duda Bairros/TCR South America

Uma das seis modalidades fundadoras da primeira edição do FIA Motorsport Games em 2019, o Turismo volta mais uma vez seguindo o bem-sucedido regulamento das competições internacionais de TCR. Cada país terá direito a inscrever um piloto, que competirá com as cores da bandeira nacional. Os carros têm motores turbocomprimidos de dois litros, com 350 cavalos de potência, tração dianteira e câmbio de seis marchas. Serão dois treinos livres de 30 minutos, uma classificação com o mesmo tempo, além de uma corrida classificatória de 25 minutos + 1 volta antes da decisão das medalhas, no domingo, com 30 minutos + 1 volta de duração.

Aos 29 anos, o brasiliense Raphael Reis iniciou sua carreira em categorias regionais de marcas na região Centro-Oeste do Brasil, justamente com carros de tração dianteira. Chegou a disputar provas na primeira geração dos carros da Sprint Race e também na categoria Challenge da Porsche Cup Brasil, com os carros 3.8. Mas o destaque veio mesmo na Stock Light, principal categoria de acesso à Stock Car. Após dois anos no Brasileiro de Turismo, antigo nome do campeonato, o brasiliense chegou ao título em 2018, com um desempenho quase perfeito. Foram 229 pontos, quatro vitórias, cinco pódios e duas poles. Chegou até a fazer algumas provas na principal. O piloto inclusive compete na penúltima etapa da temporada da Stock Light neste fim de semana, em Goiânia, sendo seu último compromisso no Brasil antes de embarcar para a França.

O TCR South America apareceu na carreira de Raphinha Reis em 2021. Ele foi um dos primeiros pilotos a serem contratados pela categoria. Na equipe W2 Pro GP, foi terceiro colocado na primeira temporada. Neste ano, disputou o título até a última etapa do campeonato, mas ficou novamente com a terceira posição no campeonato. Foi o suficiente, porém, para se colocar entre os principais pilotos do mundo no TCR: no novo ranking mundial, lançado recentemente pela organização, o brasiliense é o 23º da lista, à frente de pilotos que disputam o WTCR, por exemplo.

O que ele disse:

“Para a disputa do FIA Motorsport Games, vou manter a fórmula dos bons resultados desta temporada. Vou usar o mesmo Cupra Leon desta temporada do TCR South America. Estou levando gente da equipe W2 Pro GP para ajudar no trabalho. A 23ª posição no novo ranking mundial do TCR é uma enorme motivação. Estar à frente de pilotos que disputam o WTCR, por exemplo, é uma vitória. E agora vamos juntos para trazer um excelente resultado para o Brasil em Paul Ricard. Quem sabe até mesmo a medalha de ouro. Conto com a torcida de vocês.”
Raphael Reis

 

Nome: Raphael Reis
Idade: 29
Natural de Brasília-DF
Quando e como começou a correr?
Comecei em categorias regionais no Centro-Oeste com carros de tração dianteira
Principais conquistas no esporte a motor:
Campeão da Stock Light em 2018
3º lugar no TCR South America em 2021 e 2022
23º no ranking mundial dos campeonatos TCR

 

Comunicação CBA

Luis Ferrari

Operação de mídia no FIA Motorsport Games

11 98666.8307

ferrari@ferraripromo.com

 

Fran Oliveira

Institucional

 

Fernanda Gonçalves

Comissão Nacional de Kart

 

Américo Teixeira Junior

19 99749.8111

comunicação@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa