Campeonato InternacionalFia Motorsport games

Notícias

13 Janeiro 2024

Terceira edição do FIA Motorsport Games contará com programa de eSports expandido

Este ano, os pilotos competirão também na categoria eSports FIA F4, na plataforma iRacing

Com data marcada para 23 a 27 de outubro, em Valência, Espanha, a terceira edição FIA Motorsport Games terá um programa de eSports expandido com duas medalhas de ouro para dois títulos de jogos separados.

Foto: FIA Media

Além da categoria GT eSports, na qual os pilotos terão novamente a oportunidade de buscar o ouro, usando a plataforma Assetto Corsa Competizione (ACC), haverá também uma outra competição separada em uma versão virtual da FIA Fórmula 4, na plataforma iRacing.

Enquanto a eSports GT se concentra em corridas um pouco mais longas, incluindo um pit stop obrigatório, a categoria eSports FIA F4 terá corridas sprint mais curtas, proporcionando mais ação.

Valência sediará as competições de eSports, em que 24 simuladores estarão no palco para fornecer aos mais de 100 pilotos, de todo o mundo, com hardwares idênticos de alto nível de um fabricante líder do setor. 

Serão 26 categorias confirmadas para este ano. Além da FIA Formula 4 eSports, a terceira edição FIA Motorsport Games contará também com eventos na pista para GT, Carros de Turismo, Monopostos, Drifting, Kart, Rali Moderno e Histórico, Cross Car, Drifting entre outras.

No ano passado, em Marselha, França, foram disputadas 16 modalidades. Um total de 57 pilotos de eSports representaram seus países. Não só a adição da competição de Fórmula 4 aumentará significativamente o número de pilotos em busca do ouro em Valência, mas a taxa de inscrição também foi reduzida em 20%, agora sendo de € 800 por piloto em ambas as categorias.

Em 2024, as competições de eSports, que serão gerenciadas pela AK eSports, contarão com uma estrutura semelhante à de 2022, com um formato de mata-mata composto por uma Classificação Geral, Quartas de Final, Última Chance, Semifinais e a Final da medalha de ouro para decidir os resultados em ambas as categorias. Todos os condutores devem ter pelo menos 16 anos de idade e possuir uma licença ITD1 válida de suas respectivas Autoridades Desportivas Nacionais (ASN).

As duas primeiras edições dos FIA Motorsport Games, em Roma, Itália (2019) e Marselha, França (2022), incluíram competições de eSports baseadas em GT, com o Team Australia conquistando o ouro em 2019 com Cody Nikola Latkovski e o Team UK triunfando em 2022 com James Baldwin.

 

Legenda da foto: Igor de Oliveira Rodrigues representou o Brasil nos jogos de 2022, em Marselha, França.

 

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

(11) 98347-1400

comunicacao@cba.org.br

 

Autor: Assessoria de Imprensa