Campeonato NacionalBrasileiro De Kart

Galeria de Imagem

14 Outubro 2023

Com belas disputas e muita emoção, Brasileiro de Kart encerra Grupo 1 e coroa 16 campeões em Nova Santa Rita/RS

Maior evento do kartismo nacional prepara-se agora para duelos do Grupo 2 em novembro em Vespasiano/MG

Não faltaram disputas e muita emoção nas Finais do Grupo 1 do 58ª Campeonato Brasileiro de Kart, encerrado neste sábado (14) no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita/RS, e que também englobou a 7ª edição do Brasileiro de Kart Rotax.

Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors

Com dezesseis títulos em jogo, o evento na pista gaúcha de 1.500 metros consagrou oito novos campeões, quatro bicampeões, três tricampeões e um pentacampeão. Além disso, cinco kartistas foram selecionados para representar o Brasil no Mundial de Kart Rotax, em dezembro, no Bahrein.

A competição teve início com a disputa da F4 Super Sênior Master. O paranaense Carlos Saderi seguiu dominando e venceu seu primeiro Brasileiro, depois de ter conquistado este ano a Copa Brasil.

Na F4 S60+, o baiano Valdemiro Oliveira, que também venceu a Copa Brasil deste ano, chegou ao seu terceiro título no Campeonato Brasileiro.

Na Mini Max, o paulista Edward Kirst, de 12 anos, foi outro que não deu chance aos adversários e venceu com boa vantagem. O título também deu ao piloto a vaga para representar o Brasil no Mundial de Rotax.

Na Micro Max, a disputa foi acirrada e Pedro Campos, que teve problemas na Pré Final e largou de último, venceu de forma emocionante, para conquistar seu bicampeonato brasileiro, com apenas 8 anos de idade.

Na Rotax Max Master, Dennis Dirani faturou seu quinto título do Brasileiro de Kart, depois de largar da pole position. É o segundo título nacional no ano para o piloto, que venceu a Copa Brasil de Kart na Sênior Pro.

Muita briga também na F4 Júnior, com vitória de Heitor Farias, que estava bastante comovido com a conquista de seu primeiro título brasileiro. Na Mirim, mais um novo campeão, o maranhense Matias Dominguez, de apenas 9 anos.

Fechando as provas da manhã, na Super F4 muitas disputas com grandes feras do kartismo nacional. Eduardo Araujo faturou seu segundo título Brasileiro e superou o maior campeão do evento, Olin Galli, que foi o vice-campeão.

Na DD2, Rafael Reis foi soberano. Fez a pole position na tomada, venceu as baterias classificatórias, a Pré Final e a Final. Campeão Brasileiro de endurance duas vezes, foi o primeiro título “solo” do piloto.

Mesmo caso do campeão da DD2 Master, Lucas Souza, que já era bicampeão brasileiro de endurance e agora faturou o título “sozinho”. O pole Waldir Belizario teve problemas na largada e abandonou a disputa. Reis e Souza também garantiram vagas para o Mundial de Rotax no Bahrein.

Com o maior grid da história de um Campeonato Brasileiro de Kart, com 43 competidores na pista, a F4 Sênior foi bastante disputada e teve a vitória do catarinense Flaviano Ramos, que conquistou seu segundo título brasileiro.

Na Cadete, mais um novo campeão nacional, com a vitória de Pedro Perondi, de 11 anos. Na Rotax Max, Allan Croce também venceu tudo e faturou seu primeiro título. Segundo colocado na prova, Enzo Prando ficou com a vaga no Mundial de Rotax.

Com 30 karts no grid, a disputa da F4 Graduados também “pegou fogo” e teve a vitória do paulista Felipe Prieto, de 18 anos, que largou de 14º e chegou ao seu primeiro título brasileiro.

Depois de classificatórias e Pré Final muito equilibradas, a F4 Super Sênior também mostrou competitividade na Final com a vitória de Saul Leite, que chegou ao seu bicampeonato depois de 12 anos.

Fechando as disputas, na Rotax Júnior Max vitória do paulista Lucas Paiva, de 14 anos, que também celebrou seu primeiro título Brasileiro e a vaga para representar o país no Mundial de Rotax.

Maior competição de kart do país e organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o evento premiou todos os campeões com a isenção na taxa de inscrição para a Copa Brasil de 2024.

Os kartistas voltam as suas atenções agora para a disputa do Grupo 2 do Brasileiro, com categorias de motores 2 tempos, entre os dias 11 e 18 de novembro, em Vespasiano/MG, no kartódromo RBC Racing.

O que disseram os campeões:

CARLOS SADERI / FPRA (F4 SSM)
“Foi um ano abençoado. Mas é difícil, aliás, toda conquista não é fácil. É muito trabalho, muito treinamento, você tem que abrir mão de família, do tempo etc.
Você chegar em um Campeonato Brasileiro e ganhar é uma alegria muito grande. Estou muito feliz, muito contente. Só tenho que agradecer a todos.”

VALDEMIRO OLIVEIRA / FAB (F4 60+)
“Foi um campeonato difícil este ano por conta das condições climáticas. Tivemos sol nos primeiros dias, então acertamos o carro. Em seguida, veio chuva, muita chuva e precisamos mexer no acerto. Depois tivemos que voltar para o acerto anterior, daí já não funcionou. Então, foi difícil, mas graças a Deus, deu tudo certo na Final e consegui ganhar na penúltima curva.”

PEDRO CAMPOS / FMA (ROTAX MICRO MAX)
“Estou muito feliz e emocionado por ter sido campeão brasileiro mais uma vez.”

EDWARD KIRST / FASP (ROTAX MINI MAX)
“A vitória foi muito boa. Estou aqui só pensando como está minha mãe e meu pai lá em casa assistindo na televisão. Com muito empenho da equipe e dos mecânicos deu tudo certo.”

DENNIS DIRANI / FASP (MAX MASTER)
“O campeonato foi muito bom. Foi a primeira vez que eu andei com motor Rotax. Foi um pouco desafiador ali no começo, mas já me encaixei logo nos dois primeiros treinos e achei um caminho bom. Então, na corrida na chuva, na primeira eliminatória, fui bem e consegui vencer. Depois tive um probleminha e, agora na Final, foi bem difícil ali com o Digão (Soares). Ele ficou o tempo todo ali perto de mim, eu melhor em uma parte da pista, ele em outra, então, foi uma corrida bem técnica. Ainda bem que eu consegui achar um acerto forte no meu kart, ele estava muito bem acertado, foi bem legal, estou bem feliz. Este é meu quinto título brasileiro, depois de 12 anos batendo da trave veio mais um, então, estou bem contente”.

HEITOR FARIAS / FADF (F4 JR)
“Olha, é muito gratificante vencer aqui, logo em Nova Santa Rita. Foi um campeonato extraordinário para mim e, acredito que, para todos os competidores. Quero agradecer à CBA por toda a organização e cuidado com o evento”.

MATIAS DOMINGUEZ / FAEM (MIRIM)
“O campeonato foi bem difícil. Eu não esperava ganhar. Quero agradecer aos meus pais e a todos que colaboraram com a minha vitória. A corrida foi muito boa, bem disputada, foi muito bom!”

DUDU ARAUJO / FAUESC (SUPER F4)
“Aqui no Brasileiro, desde os treinos, eu estava sempre entre os cinco primeiros. Infelizmente, a tomada foi em uma condição muito difícil e eu não consegui o resultado que queria, mas vim remando nas classificatórias e, na Pré Final, pela soma dos pontos, acabei largando de quinto.
Consegui uma boa largada, me mantive na frente a corrida inteira. No final, consegui pular pra frente e cheguei em segundo em pista, mas com a punição de bico consegui a vitória. Estou muito feliz”.

RAFAEL REIS / FASP (DD2)
“Este foi um campeonato muito disputado, desde o começo. Na classificação, eu a fiz a pole na última volta. Todas as classificatórias foram disputadas até a última volta, assim como a Pré Final. Eu já sabia que tinha um kart muito bom, consegui um acerto perfeito, pensando já na Final que ia ser pneu zero, consegui ganhar uma boa vantagem e aí foi só levar pro abraço. Agora, partiu Bahrein e vou representar o Brasil muito bem lá fora”.

LUCAS SOUZA / FPEA (DD2 MASTER)
“Foi um começo conturbado. Tive muita dificuldade, a princípio, de me adaptar à pista. No primeiro treino, tomei bastante. Vim trabalhando a cada treino e consegui fazer a pole na chuva. Graças a Deus, deu certo, larguei numa boa posição nas classificatórias e aí comecei a sofrer um pouco com o equipamento, mas vim trabalhando, tentando o melhor acerto e, na Final, deu tudo certo”.

FLAVIANO RAMOS / FAUESC (F4 S)
“No ano passado, não fomos muito bem, mas fizemos um trabalho legal este ano, fomos campeões do Open e conseguimos um bom acerto para o kart. Nossa prova da F4 é muito disputada, só tem pilotos experientes e rápidos. Minha estratégia, no começo, foi conservadora economizando pneu e fôlego, no final, apertei um pouco o ritmo, deu certo e me sagrei campeão”.

PEDRO PERONDI / FAUESC (CADETE)
“Foi muito legal! Eu sempre esperei ser campeão brasileiro. Estou muito feliz!
Idade/cidade

ALLAN CROCE / FASP (ROTAX MAX)
“Consegui liderar todos os treinos livres, fiz a pole, ganhei todas as corridas. A equipe é fenomenal, acertou o kart desde a primeira vez que eu entrei nele. É meu primeiro título brasileiro, tão esperado. Tenho vice, dois ou três terceiros lugares, mas minha hora chegou. Trabalhei duro e deu tudo certo.”

FELIPE PRIETO / FPARN (F4 GRADUADOS)
“Foi muito difícil, larguei lá de trás, de 14º, mas já consegui fazer uma largada boa, fiquei na briga entre os cinco. Aí no final da corrida eu e o Rafa (Vasco) viemos nos empurrando até chegar no Gui (Figueiredo), então, o Rafa me passou na última volta, o Gui conseguiu abrir um pouco, mas eu estava chegando nele. O kart estava muito bom”.

SAUL LEITE / FGA (F4 SUPER SÊNIOR)
“Foi muito legal, muito emocionante. O meu último Campeonato Brasileiro faz 12 anos quando fui campeão, lá em Vespasiano, e é sempre uma emoção. Esse campeonato teve momentos de muita dificuldade e adversidades e, por fim, consegui o resultado que eu tanto esperava, foi ótimo, uma delícia!”.

LUCAS PAIVA / FASP (JR MAX)
“Acho que foi o melhor dia da minha vida. Estou muito feliz. Consegui fazer uma boa corrida, abri logo uma boa vantagem e quero agradecer a todos que contribuíram para a minha vitória e que venha mais por aí”.

Confira os 5 primeiros nas Finais do Grupo 1:

F4 SSM
1) 777-CARLOS SADERI / FPRA (F4 SSM), 17 voltas em 18:30,395
2) 11-PAULO SANT ANNA / FASP (F4 SSM), a 2,880
3) 42-FAUSTO DE SÁ / FMA (F4 SSM), a 19,902
4) 33-PAULO H. NASSER / FAUESC (F4 SSM), a 38,248

F4 60+
1) 38-VALDEMIRO OLIVEIRA / FAB (F4 60+) 17 voltas
2) 177-RICARDO CASTRO / FASP (F4 60+)
3) 16-DAGNOR SCHNEIDER / FAUESC (F4 60+)
4) 1-EDUARDO YUNES / FGA (F4 60+)
5) 99-ANTONIO MENDES NETO / FGA (F4 60+)

Rotax Mini Max
1) 61-EDWARD KIRST / FASP (MINI), 13 voltas em 13:34,643
2) 18- LUCAS KUHN / FAUESC (MINI), a 7,256
3) 64-LOURENÇO VARELA / FAUESC (MINI), a 9,953
4) 305-MARCELLA ASSUMPÇÃO / FASP (MINI), a 10,163
5) 80-LUCCA FAITA / FAUESC (MINI), a 20,004

Rotax Micro Max
2) 1-PEDRO CAMPOS / FMA (MICRO) 13 voltas em 13:37.743
2) 408-FRANCISCO ROCHA / FASP (MICRO), a 2,272
3) 33-LUCAS FERREIRA / FASP (MICRO), a 6,586
4) 3-MATIAS DOMINGUEZ / FAEM (MICRO), a 6,737
5) 22-BENNY ABDALLA / FAEM (MICRO), a 13,382

Rotax Max Master
1) 128-DENNIS DIRANI / FASP (MASTER), 16 voltas em 16:02,790
2) 111-DIGÃO SOARES / FPARN (MASTER), a 0,908
3) 484-FERNANDO CROCE / FASP (MASTER), a 2,500
4) 20-ROBERTO AZANA / FASP (MASTER), a 8,879
5) 10-JOÃO GONÇALVES / FASP (MASTER), a 9,399

F4 Júnior
1) 111-HEITOR FARIAS / FADF (F4 JR), 17 voltas em 18:02,086
2) 118-NICOLLAS LORETTI / FAUESC (F4 JR), a 1,344
3) 27-YURI MORELLI / FASP (F4 JR), a 2,745
4) 91-HEITOR VASCONCELOS / FMA (F4 JR), a 5,598
5) 33-VICTOR TIERI / FASP (F4 JR), a 6,416

Mirim
1) 3-MATIAS DOMINGUEZ / FAEM (PMK), 15 voltas em 17:27,266
2) 10-BERNARDO GUBERT / FAUESC (PMK), a 0,306
3) 1-PEDRO CAMPOS / FMA (PMK), a 4,266
4) 119-LUCAS BERTANHA / FASP (PMK), a 8,838
5) 60-KAUAN BERNARDES / FPRA (PMK), a 11,654

Super F4
1) 127-DUDU ARAUJO / FAUESC (SF4), 17 voltas em 18:19,345
2) 4-OLIN GALLI / FAUESC (SF4), a 0,137
3) 212-ALAIN SISDELI / FPARN (SF4), a 0,266
4) 17-SAMUEL CRUZ / FPRA (SF4), a 0,362
5) 9-FRANCESCO VENTRE / FAUESC (SF4), a 0,913

Rotax DD2
1) 301-RAFAEL REIS / FASP (DD2), 17 voltas em 16:41,871
2) 93-VASCO PEDRO / FASP (DD2), a 17,337
3) 117-VICTOR MANZINI / FASP (DD2), a 17,670

Rotax DD2 Master
1) 170-LUCAS SOUZA / FPEA (MASTER), 17 voltas
2) 511-LUIZ ANTONIO DA SILVA / FPEA (MASTER)
3) 43-DIEGO LOZOV / FPEA (MASTER)
4) 9-CAMILA VALDUGA / FGA (MASTER)
5) 11-FERNANDO GUZZI / FASP (MASTER)

F4 Sênior
1) 104-FLAVIANO RAMOS / FAUESC (F4 S), 17 voltas em 18:35,664
2) 23-FELIPE MELLO LEITE / FGA (F4 S), a 0,111
3) 127-LUCIANO GARCIA / FPARN (F4 S), a 3,759
4) 116-ROBERTO WUTHSTRACK JR / FAUESC (F4 S), a 4,559
5) 205-VINICIOS CORBO / FASP (F4 S), a 4,961

Cadete
1) 8-PEDRO PERONDI / FAUESC (PCK), 15 voltas em 17:23,458
2) 64-LOURENÇO VARELA / FAUESC (PCK), a 0,016
3) 16-FELIPE SANCHES / FASP (PCK), a 0,211
4) 19-PEDRO FARIA / FAUGO (PCK), a 1,817
5) 33-LUCAS FERREIRA / FASP (PCK), a 6,301

Rotax Max
1) 61-ALLAN CROCE / FASP (MAX), 17 voltas em 16:49,206
2) 36-ENZO PRANDO / FAUESC (MAX), a 2,618
3) 25-GIULIANO RAUCCI / FASP (MAX), a 3,814
4) 69-RAFAEL CROCE / FASP (MAX), a 7,479
5) 4-TITO GIAFFONE / FASP (MAX), a 9,218

F4 Graduado
1) 16-FELIPE PRIETO / FPARN (F4G), 17 voltas em 18:23,272
2) 18-RAFAEL VASCO / FAUESC (F4G), a 0,239
3) 202-FREDERICO BUENO / FASP (F4G), a 2,116
4) 118-GUILHERME FIGUEIREDO / FSA (F4G), a 2,280
5) 13-RODRIGO DANTAS / FASP (F4G), a 4,408

F4 SS
1) 5-SAUL LEITE / FGA (F4 SS), 17 voltas em 18:37,089
2) 27-JORGE FERNANDES / FAUESC (F4 SS), a 1,146
3) 105-ERNANDES ONASSIS / FAUESC (F4 SS), a 2,437
4) 213-ALEX GRIGOLETTO / FPARN (F4 SS), a 3,845
5) 12-EDUARDO CAMPOS / FASP (F4 SS), a 4,921

Rotax Júnior Max
1) 97-LUCAS PAIVA / FASP (JR MAX), 17 voltas em 17:10,275
2) 188-PEDRO LIMA / FASP (JR MAX), a 1,327
3) 118-NICOLLAS LORETTI / FAUESC (JR MAX), a 4,261
4) 26-DUDU SALAMONDE / FASP (JR MAX), a 5,466
5) 43-PEDRO LOZOV / FASP (JR MAX), a 14,303

* Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
11 98347-1400
comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa