Campeonato NacionalBrasileiro De Kart

Notícias

28 Novembro 2023

59º Campeonato Brasileiro de Kart: CBA anuncia Birigui/SP e Londrina/PR como as sedes dos Grupos 1 e 2 em 2024

Após anúncio da Copa Brasil na PB, entidade divulga os kartódromos que receberão a maior competição do país

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio da Comissão Nacional de Kart (CNK), anunciou nesta terça-feira (28) as sedes dos Grupos 1 e 2 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart, que acontecerá no segundo semestre de 2024.

Foto: Divulgação / Jackson de Souza

A maior competição do kartismo nacional terá a disputa das categorias com motores 4 Tempos no kartódromo Speed Park, em Birigui/SP, com a final no dia 12 de outubro, e realizará a competição 2 Tempos no Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina/PR, com a decisão no dia 16 de novembro.

Uma das mudanças para a temporada do ano que vem será a realização do Campeonato Brasileiro de Kart Rotax separadamente, com a data e o local da 8ª edição do evento a serem divulgados em breve.

Na semana passada, a CBA também já anunciou a sede da 25ª Copa Brasil de Kart, que acontecerá entre os dias 17 e 27 de julho, no Circuito Internacional Paladino, no Conde/PB.

Um dos kartódromos mais modernos do Brasil, o Speed Park foi inaugurado em 2018 e é uma das três pistas do país homologada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O kartódromo já foi sede do Brasileiro em 2020, quando recebeu a 55ª edição da competição.

O traçado possui 1.228 metros de extensão e o kartódromo conta com mais de 50 boxes. O complexo também oferece diversão para a toda a família, com cinco pistas infantis, restaurante, loja playground, salão para eventos, entre outros.

Já o kartódromo Luigi Borghesi foi inaugurado em 1995 e recebeu o Brasileiro pela última vez em 1999. A pista, no entanto, foi sede há dois anos da 22ª edição da Copa Brasil de Kart. Este ano, o kartódromo passou por reformas, especialmente no traçado, que recebeu um novo asfalto em toda a extensão, novas zebras e, em alguns pontos, teve alargamento da pista.

Com características de média-baixa velocidade o traçado conta com 1.154 metros de extensão e largura que agora varia entre oito e nove metros. O kartódromo possui 31 boxes e amplo espaço para montagem de toda a estrutura necessária para os eventos.

“Tivemos um ano muito bom para o kartismo nacional em 2023, alcançando quase mil inscrições nos eventos nacionais, movimentando toda uma cadeia produtiva, distribuindo trabalho e renda para as pessoas, empresas e marcas envolvidas com o kart, o que é muito importante para o crescimento do esporte”, comentou Rubens Carcasci, presidente da CNK.

“Desde o início da nossa gestão, em 2021, as inscrições têm aumentado a cada ano e somos muito gratos a todos os pilotos, familiares, equipes, apoiadores e patrocinadores pela confiança e parceria. Os desafios são grandes, mas temos tentado levar o kart para todas as regiões do país, dando oportunidades para todos e desenvolvendo o esporte, sempre procurando aprimorar nosso trabalho mais e mais. Em 2024, teremos os nacionais no Nordeste, Sul e Sudeste e estamos muito confiantes. Vamos trabalhar muito para que sejam eventos de grande sucesso e possamos novamente ter bons motivos para celebrar ao final da temporada do ano que vem”, completou Carcasci.

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
11 98245.4511
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
11 98347-1400
comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa