Campeonato NacionalBrasileiro De Kart

Galeria de Imagem

22 Novembro 2025

60º Campeonato Brasileiro de Kart da CBA encerra Grupo 1 no Beto Carrero com 13 campeões e corridas emocionantes

Com recorde de inscrições, maior competição do kartismo nacional segue na próxima semana com o Grupo 2

Um sábado inesquecível e que entra para a história do kartismo nacional, com a realização das finais do Grupo 1 da 60ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Foto: Gilmar Rose / Radical Motors

A disputa no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC), reúne nos dois grupos mais de 600 inscrições, um novo recorde, superando a marca de 545 na edição de 2021, também realizada na pista catarinense.

A decisão neste sábado (22) contou com 13 categorias e disputas de tirar o fôlego. As finais começaram com sol, mas no meio do dia as condições foram mudando e a chuva chegou como um ingrediente extra na briga pelo título da última categoria do dia.

Abrindo a programação, o catarinense Gonçalo Allage faturou seu primeiro Brasileiro de Kart com o título da Grand Super Sênior. Na sequência, o paranaense Alfredinho Ibiapina chegou ao bicampeonato da competição, ao vencer a Shifter Graduado.

Na Novatos, o paulista Gabriel Perez também venceu o Brasileiro pela primeira vez. O paulista Rodrigo Soares e o paranaense Wagner Ebrahim conquistaram o tricampeonato na Shifter Sênior e Shifter Super Sênior, respectivamente.

Na Sênior AM X30, o paranaense Marcos Montans também se consagrou campeão pela primeira vez e o compatriota Murilo Fiore alcançou o tetracampeonato na Sênior Pro X30.

Iniciando a segunda metade da disputa, na parte da tarde, o mineiro Rafael Guimarães venceu uma das provas mais emocionantes, na categoria Mini. É o segundo título Brasileiro do piloto de apenas 12 anos. A categoria também teve Marina Brandão como um dos destaques, chegando em terceiro lugar (só duas pilotas correram no Grupo 1). João Bertoldi foi o vice-campeão.

Com a vitória na Mini, Guimarães ainda conquistou um prêmio especial, fruto da parceira da CBA com a Tony Kart Brasil. O piloto ganhou a taxa de inscrição, o kit de pneus da prova e o combustível para a corrida na disputa de cada uma das três etapas da 28ª edição do Florida Winter Tour 2026, promovida pela ROK Cup nos Estados Unidos.

Na sequência das provas deste sábado, a Sênior 60+ teve o baiano Euvaldo Luz faturando o bicampeonato. Já o paulista Lucca Croce chegou ao tetracampeonato, vencendo a categoria OKN Master.

Com o maior grid do Grupo 1 (38 inscritos), a OKN Júnior também foi um show à parte. A garotada mostrou muito arrojo e a vitória ficou com o gaúcho Nicolas Guth, agora bicampeão brasileiro.

Na Super Sênior, o multicampeão André Nicastro mostrou que segue firme na disputa por mais títulos e venceu para chegar ao 13º triunfo no Brasileiro de Kart.

Fechando as categorias do Grupo 1, a vitória na OKN parecia certa para Gabriel Koenigkan, que dominou durante toda a semana. Faltando oito voltas para o final, no entanto, a chuva veio forte e a prova foi paralisada com bandeira vermelha.

Os pilotos trocaram os pneus e, logo após a relargada, Koenigkan saiu da pista e o catarinense Enzo Nienkotter foi o vencedor, conquistando seu terceiro título na competição.

O Brasileiro de Kart segue na próxima semana, entre os dias 24 e 29, quando serão definidos os campeões do Grupo 2, com a disputa pelos títulos da Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Novatos, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Grand Super Sênior e F4 60+.

Kart Vintage também foi destaque na edição histórica
A pista do Beto Carrero também recebeu neste sábado a 2ª edição do Campeonato Brasileiro de Time Attack, com uma seleção charmosa de karts vintage. Raphael Filizola foi o campeão no geral e na categoria anos 80. Eduardo Pimenta venceu na categoria anos 90 e José Cordova na anos 70.

Copa Brasil e Brasileiro de Kart 2026 têm sede divulgadas
Durante a solenidade de abertura do Grupo 1, a CBA também anunciou as cidades que receberão em 2026 as principais competições do kartismo nacional.

A 27ª edição da Copa Brasil de Kart acontecerá em julho no Kartódromo Internacional de Imperatriz, no Maranhão. A pista já recebeu a Copa em 2011 e, este ano, foi o palco da Regional Cup e do Brasileiro de Kart Endurance.

Já a 61ª edição do Brasileiro de Kart será disputada no Speed Park, em Birigui (SP), que foi sede do evento em 2020 e 2024. Os dois grupos acontecerão em novembro.

Os campeonatos de kart organizados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (Copa Brasil e Brasileiro de Kart) contam com o patrocínio do Banco BRB, o 'Patrocinador Máster do Automobilismo Brasileiro', e MG Pneus.

Com a palavra os campeões do Grupo 1:

Grand Super Sênior #121-GONÇALO ALLAGE / FAUESC, 51 anos
“Foi uma saga. Comecei a me preparar para o Brasileiro no início do ano, achei que estava preparado, mas por problemas pessoais, na semana passada, quase não vim. Mas as coisas se ajeitaram e decidi vir. Fiz a pole na tomada, fui penalizado, larguei de último na classificatória, mas assim é a vida... A gente vai do céu ao inferno em minutos. Só tenho a agradecer”.

Shifter Graduado #8-ALFREDINHO IBIAPINA / FAUESC, 17 anos
“Estou muito feliz. Quero agradecer a minha equipe, treinamos muito aqui e conquistamos nosso segundo título brasileiro. Foi uma final difícil, cansativa, mas consegui fazer a ultrapassagem, assumir a liderança e administrar até o final. Estou sem palavras”.

Novato #21-GABRIEL PEREZ / FAUESC, 27 anos
“Meu primeiro Brasileiro. Só tenho a agradecer a equipe, minha família. A semana foi muito difícil. A categoria é muito disputada, mas conseguimos evoluir e conquistar o título”.

Shifter Sênior #111-DIGÃO SOARES / FPARN, 38 anos
“Estou muito feliz com esse título. Foi muito difícil. A Shifter cansa demais, mas trabalhamos o ano todo para isso acontecer. Esse título vale muito para mim”.

Shifter Super Sênior #20-WAGNER EBRAHIM / FPRA, 48 anos
“’É uma experiência incrível. Viemos nos preparando fisicamente, porque é uma categoria que exige muito. Estou muito feliz com o trabalho de toda a equipe. Só tenho a agradecer”.

Sênior AM #87-MARCOS MONTANS / FPRA, 38 anos
“Realmente, é um desafio muito grande. Principalmente, por eu não ser do kart desde pequeno. Começar no kart é complicado, até ter treinamentos, até conseguir pegar o jeito demora. Então, foi muito trabalho até aqui. A equipe sempre me apoiou, me ensinou. Então, fui melhorando até chegar no auge hoje, que foi a conquista do campeonato brasileiro”.

Sênior PRO #25-MURILO FIORE / FAMS, 27 anos
“Fui três vezes campeão brasileiro de F4 e agora, pela primeira vez, de 2 tempos. Estou muito feliz. Estava rápido a semana toda, mas ontem tive um problema com o bico e acabei largando em terceiro. Consegui passar logo no começo e abri uma vantagem muito boa, até porque o equipamento era muito bom”.

Mini #270-RAFAEL GUIMARÃES / FPRA, 12 anos
“Foi emocionante. Consegui chegar na frente. Quero agradecer aos meus patrocinadores, meus pais e a toda a minha família”.

Sênior 60+ #12-EUVALDO LUZ / FSA, 62 anos
“Estou muito feliz. Esse campeonato foi disputado num nível altíssimo e, qualquer um dos meus concorrentes, poderiam ter ganhado”.

OKN Master #91-LUCCA CROCE / FASP, 30 anos
“Começamos os treinos muito bem, rápidos. Fomos evoluindo nas classificatórias, larguei de terceiro na final e chegamos ao quarto título Brasileiro”.

OKN Júnior #21-NICOLAS GUTH / FAUESC, 13 anos
“Estou muito contente com essa vitória. Foi uma categoria muito disputada e cheguei ao meu segundo título seguido”.

Super Sênior #28-ANDRE NICASTRO / FAUESC, 44 anos
“Meu 13º título Brasileiro... eu gosto muito de correr de kart, desde criança, é a minha paixão. Graças a Deus hoje é o meu trabalho também. Muitos acharam loucura eu estar andando em três categorias aqui, inclusive uma delas sendo a Shifter, que exige mais do físico. Mas consegui disputar em alto nível, andei na frente nas três categorias e finalizei com o título na Super Sênior. Estou muito contente com isso”.

OKN #14-ENZO NIENKOTTER / FAUESC, 16 anos
“É uma sensação incrível. Eu não tinha o melhor ritmo, mas quando veio a chuva eu sabia que seria rápido. Vim na chuva, consegui ultrapassar e ser campeão”.

Resultados das Finais do Grupo 1 (Top 5):

Grand Super Sênior
1) 121-GONÇALO ALLAGE / FAUESC (GSS), 18:01,896
2) 28-WELSON JACOMETTI / FASP (GSS), a 0,767
3) 62-RENATO RUSSO / FASP (GSS), a 1,089
4) 52-EDU ROCHA / FASP (GSS), a 1,501
5) 25-FERNANDO SCOTTI / FPRA (GSS), a 2,420

Shifter Graduado
1) 8-ALFREDINHO IBIAPINA / FAUESC (SKG), 21:20,573
2) 162-MATHEUS MORGATTO / FAEM (SKG), a 1,119
3) 15-LUCAS MOURA / FASP (SKG), a 6,760
4) 78-GABRIEL GOMEZ / FAUESC (SKG), a 6,906
5) 12-FAUSTO FILHO / FAUGO (SKG), a 7,652

Novato
1) 21-GABRIEL PEREZ / FAUESC (N), 18:27,673
2) 99-DUDU PAGLIARO / FASP (N), a 0,141
3) 77-ENRICO MARTINHO / FASP (N), a 0,334
4) 18-MARCUS LOPES / FASP (N), a 2,728
5) 55-JOÃO DARIO / FADF (N), a 3,613

Shifter Sênior
1) 111-DIGÃO SOARES / FPARN (SKS), 21:29,513
2) 102-ALAN SYNTHES / FASP (SKS), a 0,359
3) 99-KAIO DIAS / FPARN (SKS), a 2,964
4) 6-VICTOR LUZ / FASP (SKS), a 8,669
5) 48-RODOLPHO BRITO / FASP (SKS), a 26,396

Shifter Super Sênior
1) 20-WAGNER EBRAHIM / FPRA (SKSS)
2) 133-ALEXANDRE TRITA / FASP (SKSS)
3) 121-RICARDO MARTINS / FGA (SKSS)
4) 22-LUIS CARVALHO / FASP (SKSS)
5) 71-ADRIANO AMARAL / FASP (SKSS)

Sênior AM
1) 87-MARCOS MONTANS / FPRA (SAM X30), 18:00,951
2) 212-MARCIO PAVANELY / FASP (SAM X30), a 5,232
3) 250-BRUNO RISSETO / FPRA (SAM X30), a 5,769
4) 35-ROBERTO AMARAL / FPRA (SAM X30), a 7,593
5) 1-FELIPE NOBREGA / FAEP (SAM X30), a 8,387

Sênior PRO
1) 25-MURILO FIORE / FAMS (SPRO X30), 18:34,940
2) 28-ANDRE NICASTRO / FAUESC (SPRO X30), a 1,751
3) 110-JOAQUIM JUNQUEIRA / FAUGO (SPRO X30), a 2,569
4) 10-RAFAEL PRADA / FAUESC (SPRO X30), a 4,213
5) 346-ERICK LUTUM / FASP (SPRO X30), a 6,667

Mini
1) 270-RAFAEL GUIMARÃES / FPRA (MN), 13:57,528
2) 12-JOÃO BERTOLDI / FAUESC (MN), a 0,153
3) 29-MARINA BRANDÃO / FAUGO (MN), a 0,442
4) 2-HIGOR BECKER / FAUESC (MN), a 1,904
5) 15-VICTOR LOOSE / FGA (MN), a 5,184

Sênior 60+
1) 12-EUVALDO LUZ / FSA (S60), 17:14,167
2) 30-MANOEL QUEIROZ / FPRA (S60), a 0,346
3) 1-SERGIO RAMOS / FAUESC (S60), a 6,462
4) 48-DOGLAS PIEROSAN / FAUESC (S60), a 9,392
5) 8-MUNIR ABOISSA / FASP (S60), a 10,832

OKN Master
1) 91-LUCCA CROCE / FASP (OKNM), 20:05,551
2) 110-JOAQUIM JUNQUEIRA / FAUGO (OKNM), a 0,838
3) 101-JOHN LOUIS / FPRA (OKNM), a 3,768
4) 41-PAULO HOLANDA / FCA (OKNM), a 7,380
5) 24-JOAO CUNHA / FAUESC (OKNM), a 9,793

OKN Júnior
1) 21-NICOLAS GUTH / FAUESC (OKNJ), 18:41,300
2) 51-THEO SALOMÃO / FAUGO (OKNJ), a 0,837
3) 7-JOÃO BONADIMAN / FAEES (OKNJ), a 4,096
4) 25-ELI STEINBRUCH / FASP (OKNJ), a 4,450
5) 88-PEDRO PERONDI / FAUESC (OKNJ), a 4,956

Super Sênior
1) 28-ANDRE NICASTRO / FAUESC (SS), 17:53,501
2) 84-GUSTAVO TODESCAT / FAUESC (SS), a 1,027
3) 9-JULIO CONTE / FPRA (SS), a 6,998
4) 205-VINICIUS CORBO / FASP (SS), a 7,625
5) 11-RAFAEL PASTORELLO / FASP (SS), A 8,484

OKN
1) 14-ENZO NIENKOTTER / FAUESC (OKN), 22:06,476
2) 36-ENZO PRANDO / FAUESC (OKN), a 0,789
3) 13-DIEGO RAMOS / FASP (OKN), a 1,475
4) 91-LUCCA CROCE / FASP (OKN), a 4,185
5) 88-BERNARDO GENTIL / FADF (OKN), a 6,935

*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas

Para conferir todos os resultados, acesse: https://www.cronoelo.com.br/?fname=inc_resu&caid=277&etid=1 

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)
(11) 99210-8191
imprensa@cba.org.br

Fernanda Gonçalves (Comissão Nacional de Kart)
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior (Comunicação)
(11) 98347-1400 / (19) 99749-8111
comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa