Notícias

04 Agosto 2019

Na F-2 Sérgio Sette saiu de 13º para o pódio

Oitava etapa do Mundial de F-2 foi de recuperação na pista e no Campeonato para piloto brasileiro

Terminou neste domingo (4) a oitava rodada dupla do Mundial de F-2. A competição foi disputada no Autódromo de Hungaroring, nos arredores de Budapeste (Hungria) e contou com o brasileiro Sérgio Sette Câmara (YOUSE | BMG | MRV | CCR | CBMM | CEMIG | GASMIG | COPASA) encerrando a prova de hoje no pódio, em terceiro.

Foto: James Gasperotti

O fim de semana de Sette começou de forma bastante difícil. Na manhã de sexta-feira, após registrar a sétima posição no treino livre, piloto e a equipe DAMS seguiram na busca de um melhor setup para o carro #5 com vistas à sessão classificatória que estava por vir. Poucos minutos antes da tomada de tempos, porém, uma forte chuva assolou a área do autódromo e, deste modo, o time francês optou por sair com diferentes ajustes em seus dois carros. Um para pista mais molhada e, outro, para uma situação se parasse de chover. Nesta aposta o caro de Sérgio acabou não apresentando um bom rendimento e, com isso, o jovem mineiro ficou apenas com o 13º lugar no grid para a primeira corrida.

Desapontado, mas, ciente do excelente carro da DAMS em condições de corrida, Sérgio chegou à manhã de sábado disposto a se recuperar. Com pista seca e tempo firme o jovem brasileiro fez uma prova realmente de arrepiar. Com ultrapassagens arrojadas e um trabalho perfeito da equipe no pit-stop Sette Câmara conquistou oito posições ao longo da corrida e, ao final das 37 voltas, recebeu a bandeira quadriculada da primeira corrida no quinto lugar. “Foi uma corrida bem legal. O carro estava rápido e a minha única opção era ir para cima. Procurando administrar o desgaste dos pneus, mas, tendo de atacar, consegui manter o carro bastante estável durante toda a prova e, nas voltas finais, eu tinha um conjunto visivelmente mais equilibrado”, comentou o mineiro de 21 anos.

PÓDIO VEIO COMO RECOMPENSA DO GRANDE FIM DE SEMANA

No início da manhã deste domingo os 20 carros do Campeonato se alinharam para a “Sprint-Race”, corrida de apenas 28 voltas que encerrou a programação do fim de semana. Sette, largando do quarto lugar em razão da sua posição de chegada de ontem, queria buscar o máximo de pontos possível.

Após uma boa largada o piloto do carro #5 logo pulou para a terceira posição e, na primeira curva, chegou a ficar lado a lado com o segundo colocado, mas, teve de recolher para que não houvesse um toque. Em uma prova em que não é obrigatório o pit-stop Sérgio se manteve sempre na briga direta pela ponta. Porém, com os quatro primeiros carros apresentando rendimentos muito próximos, Sette se preocupou durante toda a prova em atacar e não ser ultrapassado. Com 20 voltas completadas, na curva um, ele chegou a pular para a segunda colocação, mas, teve de retardar muito a freada e não conseguiu tracionar de forma adequada na saída da curva levando, assim, um “xis”. Já com os pneus bastante desgastados Sérgio acabou se firmando no terceiro lugar e, sob pressão, recebeu a bandeirada final em terceiro. Mick Schumacher, filho do heptacampeão mundial de F-1, foi o vencedor da prova.

“Literalmente conseguimos fazer do limão que tínhamos nas mãos ao final da tomada de tempos uma boa limonada. Consegui hoje uma boa largada, pulei para o terceiro lugar e passei a corrida toda tentando buscar a segunda posição. Terminei em terceiro hoje e somei 20 pontos no fim de semana. Nada mal para quem partiu de 13º na primeira prova. Claro que eu gostaria de ter brigado pela vitória, mas, tenho de reconhecer que o resultado foi muito bom diante do que tínhamos”, finalizou o piloto.

 

Foto: Dutch Photo Agency | Divulgação

Assessoria de Comunicação do piloto Sérgio Sette Câmara
Quick Comunicação e Marketing
Jornalista Responsável: Flávio Quick

Fonte: Quick Comunicação e Marketing / Autor: Assessoria de Imprensa