Notícias

04 Outubro 2020

Gabriel Bortoleto vence e domina fim de semana em Mugello

Pela F4 Italiana piloto da KTF Sports venceu uma prova chegou em segundo nas outras duas

O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, que participa de sua temporada de estreia nos monospostos, conquistou na manhã deste domingo a sua primeira vitória no Campeonato Italiano de F4. Competindo com suporte técnico da equipe Prema Power Team o piloto de apenas 15 anos conquistou a vitória na segunda corrida do fim de semana. Na disputa da primeira prova ele chegou em segundo, mesmo posto em que ele recebeu a bandeirada na terceira e última bateria do fim de semana.

Foto: Prema | Divulgação

Bortoleto se mostrou bastante veloz desde os treinos de sexta-feira. Na segunda sessão, realizada na parte da tarde, o representante da KTF Sports mostrou que realmente tinha um equipamento muito bem acertado cravando o primeiro tempo. Na manhã de sábado, muito confiante em seu carro tanto para condições de chuva ou pista seca, Gabriel registrou o segundo tempo na primeira classificação, válida para a primeira corrida. Na segunda classificação, com quase um segundo de diferença para o segundo colocado, Gabriel ficou com a pole-position tanto para a segunda corrida como, para a terceira.

“Nosso carro está sensacional. Realmente detectamos um problema de motor após a prova em Red Bull Ring e, assim, solicitamos à troca junto à organização. Infelizmente isso irá me penalizar em 10 posições na largada da primeira corrida quando eu terei de começar de 12º. De toda forma estou muito confiante e vamos em busca dos melhores resultados”, comentou o piloto antes da primeira corrida.

Conforme já tinha anunciado o jovem brasileiro fez grande corrida de recuperação. Com chuva e pista bastante molhada a prova foi iniciada com safety car e, duas voltas mais tarde, as disputas foram autorizadas. Vindo do meio do pelotão Gabriel imprimiu um ritmo muito forte desde o começo. Sem local exato para ultrapassagens ele foi arrojado e a cada volta ganhava posições. Ainda na segunda volta ele já ocupava o 11º e, no terceiro giro, aproveitando-se de um enrosco à sua frente, ganhou quatro posições pulando para 7º. Mais duas voltas se passaram e Gabriel já era o quinto e, com oito voltas completadas, já era o terceiro. Com ritmo alucinante ele precisou de apenas mais uma volta para chegar ao segundo lugar superando Gabriele Mini, atual líder do Campeonato.  A esta altura faltavam apenas cinco voltas para o fim e a diferença para o líder era de seis segundos. Bortoleto fez o que pôde e recebeu a bandeirada final à pouco mais de um segundo da primeira colocação.

.:POLE, VITÓRIA e HINO NACIONAL:.

Na manhã deste domingo a chuva continuou assolando a região do autódromo de Mugello. Com a pole-position garantida Gabriel estava tranquilo para a corrida. Após novo procedimento de largada com Safety Car o piloto fez uma boa partida e seguiu na primeira posição. Na metade da primeira volta, porém, acabou sendo superado por Gabriele Mini, caindo para o segundo posto. Sem se abater o jovem paulistano continuou muito próximo ao líder e, na oitava volta, após fazer um “S” lado a lado com seu oponente, Bortoleto assumiu novamente o primeiro lugar. Daí por diante o piloto conseguiu impor um ritmo muito forte recebendo a bandeirada da vitória, ao final das 14 voltas, com mais de cinco segundos de vantagem para o segundo colocado. A festa da equipe Prema foi muito grande uma vez que além da vitória o time ficou com a segunda e terceira colocações com Mini e Dino Beganovic, respectivamente.

A terceira e última corrida do fim de semana foi disputada pouco antes das cinco da tarde em Mugello. Com a pista seca a largada foi autorizada no formato tradicional. Gabriel de forma conservadora fez uma boa partida, mas, acabou perdendo a liderança para Mini. Os dois carros da Prema seguiram nestas posições até a entrada do Safety-Car, motivada por um acidente na terceira volta. Na relargada Gabriel foi para cima do líder, porém, o terceiro colocado colocou lado a lado com o brasileiro na primeira curva e acabou acontecendo um toque entre os dois. Bortoleto continuou em segundo e o concorrentes perdeu algumas posições, mas, seguiu na corrida. Daí por diante o piloto da KTF manteve-se sempre com uma diferença de menos de um segundo para líder, mas, não conseguia uma aproximação suficiente para ataca-lo ficando, desta forma, no segundo posto até a bandeirada final.

“Estou muito feliz com todo o meu fim de semana e principalmente com a vitória. Realmente sinto que cheguei ao ponto onde eu esperava estar desde o começo da temporada. O carro estava perfeito nas diferentes condições de piso que tivemos ao longo do fim de semana e, de minha parte, procurei guiar sempre no meu limite. Me diverti nas disputas com o Mini e, sinceramente, só teve uma coisa chata no fim de semana. Acabei sendo penalizado na última prova, em cinco segundos, pelo toque. Achei justa a punição, mas, com isso, acabei ficando com o terceiro lugar. Vamos comemorar o fim de semana e, com certeza, já estou com a cabeça na corrida de Monza, daqui duas semanas”, encerrou o brasileiro de 15 anos.

Fotos: Prema | Divulgação

Assessoria de comunicação da KTF Sports
Quick Comunicação e Marketing

Fonte: Quick Comunicação e Marketing / Autor: Diretoria CBA