Notícias

12 Novembro 2020

Lendário, Autódromo de Tarumã completou 50 anos no último domingo

Circuito gaúcho recebeu seis provas que entraram para a história em sua inauguração, dia 8 de novembro de 1970

A data é marcante para o automobilismo gaúcho e brasileiro – 8 de novembro de 1970. Cinquenta anos se passaram desde a inauguração do Autódromo de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre (RS).

Foto: Divulgação

Era um domingo e na segunda-feira, dia 9, os jornais davam notícias sobre as seis provas disputadas naquele dia, quatro para carros de turismo, uma de força livre e uma para motos. Lotado, o autódromo que se tornaria lendário no automobilismo brasileiro, conheceu seus primeiros vitoriosos, que assim entraram para a história.

Décio Michel venceu a prova “Presidente Antônio Pegoraro”, em homenagem ao primeiro presidente do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul. A categoria era para carros até 1.3 e o vencedor utilizou um Ford Corcel. Na prova “Cidade de Viamão”, para carros até 1.6, a vitória foi de Fernando Esbróglio, com um VW Fusca.

Milton Oliveira, com um FNM 2150, venceu a prova “Cidade de Porto Alegre”, para carros até 3.0 e, por fim, Pedro Victor de Lamare, com um Opala, foi o primeiro colocado na prova “Tarumã”, reservada aos carros acima de 3.0.

Jayme Silva, com o Fúria FNM, venceu a prova 'Governador Walter Peracchi Barcellos', para os protótipos, e na Prova Internacional de Motos, a vitória ficou com Carlos Cirintana, com uma Suzuki 500.

E esse foi apenas o primeiro passo de uma brilhante trajetória de um autódromo que tem história e, como dizem os pilotos gaúchos, tem alma.

Fonte: Assessoria de imprensa / Autor: Assessoria de Imprensa