Notícias

24 Fevereiro 2021

CBA amplia formação do Conselho Técnico Desportivo Nacional

Giovanni Guerra reestruturou o CTDN, que agora conta com cinco membros permanentes

O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra, reformulou a composição do Conselho Técnico Desportivo Nacional, órgão responsável pela homologação de todos os regulamentos técnicos e esportivos das competições sob a alçada da CBA.  A partir de agora, em lugar do modelo antigo que previa uma única pessoa, terá cinco membros efetivos, com ampla representatividade.

Foto: Carlos Montagner, presidente do CTDN - Foto CBA

A presidência do CTDN continuará sendo exercida pelo diretor de provas Carlos Montagner, que terá como pares o presidente da Comissão Nacional de Rally Haroldo Scipião, o ex-presidente do órgão Nestor Valduga, o chefe de equipe Fábio Greco e o engenheiro Eduardo Polati.

“O automobilismo brasileiro atingiu tal nível de profissionalismo, sempre em constante evolução técnica e desportiva, que passou a ser humanamente impraticável toda a responsabilidade de CTDN sobre uma única pessoa. Foi por esse motivo que ampliamos sua estrutura, criando um colegiado de excelência”, explicou Giovanni Guerra. “Dentro da transparência de nossa gestão, a capacidade técnica foi o elemento fundamental para que o CTDN pudesse ter a nova formação”, completou.

A dinâmica de trabalho será baseada no colegiado e na troca de experiências. As decisões serão tomadas em conjunto, a partir de pareceres individuais sobre cada tema. De acordo com Carlos Montagner, todo regulamento que for entregue ao CTDN passará por um processo criterioso, antes da sua homologação.

“Quando o promotor apresentar o regulamento ao CTDN, distribuirei para todos os membros e presidentes de comissão, nesse caso para que os comissários técnicos e desportivos opinem, pois convivem no dia a dia com a fiscalização e sabem das dificuldades”, relacionou Montagner.

“Na volta de todos os pareceres, o CTDN faz as modificações necessárias e encaminha para o Departamento Jurídico, que verifica as questões legais”, continuou o presidente do Conselho, acrescentando que “cumprida essa fase, o regulamento volta para o promotor e explicamos o que foi modificado e o motivo. Havendo a concordância geral, vai para homologação”.

Para a atual temporada, por força dos novos procedimentos, está havendo certa flexibilidade quanto ao prazo de entrega dos regulamentos, mas para 2022 será solicitada maior celeridade quanto à definição das regras por parte dos promotores.   

Saiba quem são os membros do CTDN:

Carlos Montagner – Presidente do CTDN, diretor de provas, ex-diretor do GP do Brasil de Fórmula 1, ex-superintendente da Federação de Automobilismo de São Paulo;

Fabio Greco – Preparador, Chefe de Equipe, ex-promotor e ex-campeão brasileiro de Marcas e Pilotos;

Eduardo Sala Polati – Engenheiro mecânico, professor, pesquisador, coordenador de comissários técnicos do GP do Brasil de Fórmula 1;

Nestor Valduga – Ex-presidente do CTDN, ex-membro do Conselho Desportivo;

Haroldo Scipião – Ex-presidente do CTDN, ex-presidente da Federação Cearense de Automobilismo, presidente da Comissão Nacional de Rally.

 

Autor: Assessoria de Imprensa