Notícias

04 Outubro 2021

Kiko Porto conquista o título da USF2000

Pernambucano é campeão da categoria de entrada do Road to Indy.

Mais um título para o Brasil na temporada 2021. No último sábado, o pernambucano Kiko Porto, de 18 anos, conquistou por antecipação o título da USF2000, categoria de entrada do Road to Indy.

Foto: Yesid - YACademy

Na disputa em Mid-Ohio (EUA), Porto, que corre pela equipe DEForce, largou em sexto na prova de sábado, mas logo subiu para a terceira colocação e, com o resultado, abriu 45 pontos de vantagem para o vice-líder, Michael D Orlando, não podendo ser mais alcançado na corrida final, realizada no domingo. A vitória no sábado ficou com o norte-americano Josh Green.

Com a conquista garantida, o brasileiro ainda foi novamente ao pódio na prova de domingo, repetindo o terceiro lugar, e ampliou para 50 pontos a vantagem para o vice-campeão ao final do certame. O vencedor da corrida foi Yuven Sundaramoorthy, também dos Estados Unidos.

Como prêmio pelo título, Porto faturou cerca de US$ 400.000 para ser utilizado na Indy Pro-2000 em 2022. Kiko era o único piloto brasileiro na temporada em uma categoria até então dominada pelos norte-americanos.

“Nós tivemos uma regularidade muito boa durante o ano, sempre pontuando bastante em todas as etapas e a equipe toda está de parabéns. Agora temos alguns meses para planejar a temporada 2022 e seguir buscando novas conquistas aqui nos EUA”, declarou Kiko, que terminou a temporada com quatro vitórias, dez pódios e seis pole positions.

Histórico de conquistas do jovem pernambucano
Com conquistas no kart desde 2013, Kiko tem um currículo com diversos títulos ao redor do Brasil. O jovem piloto foi pentacampeão paraibano entre 2013 e 2017, tetracampeão pernambucano (2013, 2014, 2015 e 2016) e bicampeão alagoano (2015).

Kiko também foi campeão brasileiro de kart em 2016 na categoria Júnior Menor, mesmo ano em que conquistou os títulos da Copa SP de Kart na Rotax Junior Max Rookie e bicampeão do Super Kart Brasil. No ano seguinte, ainda foi campeão das 500 Milhas de Kart Granja Viana com a equipe Barrichello Hero e campeão do CIK-FIA Academy Trophy, em Alaharma, na Finlândia.

Após anos de conquistas no kartismo brasileiro, Kiko chegou aos EUA em 2018, quando disputou sua primeira temporada da Fórmula 4 Americana. No ano seguinte, ele já foi vice-campeão da categoria com três vitórias acumuladas com a equipe DEForce, a mesma que corre até hoje, e garantiu uma vaga para correr na USF2000 em 2020.

Em seu ano de estreia, inclusive, o piloto pernambucano venceu em St. Petersburg no final da temporada e também subiu quatro vezes no pódio, além de cravar a pole position em duas oportunidades. Seu bom desempenho trouxe a renovação para 2021, temporada na qual garantiu o título aos 18 anos, sendo o único piloto brasileiro no Road to Indy neste ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa / RF1

Autor: Assessoria de Imprensa