Notícias

16 Novembro 2021

CBA envia ofício para Câmara Municipal de Pinhais em favor do Autódromo Internacional de Curitiba

CBA envia ofício para Câmara Municipal de Pinhais em favor do Autódromo Internacional de Curitiba

Em ofício enviado ao presidente da Câmara Municipal de Pinhais (PR), vereador Márcio Alves Pereira, a Confederação Brasileira de Automobilismo reforçou suas ações no sentido de preservar o Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), cujo futuro depende do novo Plano Diretor que tramita no Legislativo Municipal. A Federação Paranaense de Automobilismo, presidida por Rubens Gatti, também enviou mensagem à Câmara.

Foto: Duda Bairros - Vicar

Na atual legislação, a área do autódromo é destinada unicamente para esse fim, ou seja, só será possível a construção de prédios residenciais no local se houver mudança da lei. Em sua manifestação, o presidente Giovanni Guerra elencou diversos fatores que reforçam a necessidade de o AIC ser mantido.

A seguir, a íntegra do ofício:

 

Excelentíssimo Senhor

Vereador Márcio Alves Pereira

Presidente da Câmara Municipal de Pinhais (PR)

 

Senhor Presidente,

 

Como presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), esportista e amante do automobilismo, dirijo-me à V. ex.ª para solicitar especial atenção às tratativas que tramitam na Casa do Povo de Pinhais sobre o futuro do Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em cujas retas e curvas foram construídos capítulos inesquecíveis da história do automobilismo brasileiro e internacional.

 Ao passado glorioso e ao presente de intensa atividade, o autódromo localizado na moderna e dinâmica Pinhais terá papel fundamental no futuro do esporte a motor, uma vez que, entre outras competições de grande visibilidade, sediará etapas da mais nova conquista do esporte brasileiro.

Trata-se da Fórmula 4 Brasil, competição chancelada pela Federação Internacional de Automobilismo e supervisionada pela CBA, que será inaugurada em nosso país em 2022 com o objetivo de revelar os principais talentos brasileiros para a Fórmula 1 nos próximos anos.

Além de a categoria ser disputada com equipamento idêntico ao utilizado nos maiores centros do automobilismo mundial, tem amparo em nosso país na qualidade de nossos circuitos, dentre os quais o AIC, se tornando, portanto, fundamental neste momento inicial. Será mais uma competição de nível internacional a se apresentar para o público do Paraná, presencialmente, e para o mundo, por meio das redes de transmissões eletrônicas e digitais.

Falo em nome da CBA e de todos os esportistas do Brasil e demais profissionais de automobilismo, que têm no AIC uma praça esportiva segura, moderna e competitiva para a prática do automobilismo nacional e internacional.

Esta presidência da CBA tem total confiança na manutenção do atual Plano Diretor da cidade, que contempla a área do autódromo como destinação para práticas esportivas, geração de emprego, formação de novos talentos e de mão de obra especializada.

Mais do que isso, tem a certeza de que as vastas áreas do município poderão abarcar os anseios habitacionais da população, juntamente com a manutenção de um dos principais autódromos do país, que os pinhaenses têm o orgulho de chamar de seu.

Agradecendo antecipadamente, reitero a estima e consideração deste presidente, dos membros da CBA e das comunidades paranaense e brasileira do automobilismo.

 

Atenciosamente,

 

Giovanni Guerra

Autor: Assessoria de Imprensa