Notícias

24 Março 2022

CBA conquista assento da Comissão Internacional de Carros Históricos da FIA

Indicado pelo presidente Giovanni Guerra, Paulo ‘Loco’ Figueiredo foi eleito para o biênio 2022/2023

Figura marcante do antigomobilismo, Paulo ‘Loco’ Figueiredo foi nomeado pela FIA para ser membro titular da Comissão Internacional de Veículos Históricos. Com o cargo, o piloto ocupa três posições de importância na categoria de carros antigos, somando as funções de presidente da Comissão Nacional de Carros Históricos da CBA e delegado na Comissão Histórica da América do Sul.

Foto: Paulo 'Loco' Figueiredo

Com o cargo, o piloto almeja conseguir trazer o passaporte FIA para os carros de corrida no Brasil, ou seja, fazer com que os carros de corrida brasileiros sejam credenciados para participar de corridas na Europa. “Eu já entrei em contato com a FIA e o próximo passo é buscar aproximar mais e mais o automobilismo clássico da Europa! Queremos levar carros de corrida antigos para se representar nos eventos da Federação em outro continente”, explica Paulo ‘Loco’.

Já seu trabalho na presidência da comissão da CBA será voltado em alavancar as competições com os carros antigos, que sofreram uma brusca parada durante a pandemia. “Queremos colocar os carros novamente nas ruas. Esses torneios são mais que corridas, são desfiles”, relata Paulo ‘Loco’. Outro passo é conseguir trazer clubes monomarcas para fazerem parte dos eventos.

A grande dificuldade no momento é conseguir horários com os autódromos, principalmente, o de Interlagos que, por conta da volta dos eventos, não possui disponibilidade. “Neste primeiro momento, temos o obstáculo da grade de horário, porém, estamos buscando alternativas para fazer o evento junto a outros já programados. Nossa expectativa é fazer de São Paulo um laboratório e levar o evento para outras capitais”, completa.  

Com a nomeação, o presidente da comissão se diz muito feliz por conseguir unir seu amor ao esporte e agregar todo seu conhecimento ao crescimento da modalidade.

Crescendo rodeado no mundo do automobilismo influenciado pelo pai ex-piloto de testes pela Simca, Paulo ‘Loco’ já foi responsável por uma das maiores coleções de carros antigos do país, a J.O.R.M. Com um acervo de mais de 300 carros históricos, a galeria foi desmontada quando o dono, que não tinha identidade relevada, faleceu.

Hoje, Paulo ‘Loco’ é piloto da categoria Gold Classic com um protótipo Aldee, com bolha de Alfa DTM 155. Além disso, mantém seu trabalho de curadoria com a Família Fittipaldi e de outros amigos e também dedica seu tempo livre na coleção, restauração e construção de carros históricos. Seu último trabalho foi na construção do Primeiro Fórmula 1, de 1950, e um Alfa Romeo 159 Bimotor.

 

Texto: Fran Oliveira

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

19 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

 

Autor: Assessoria de Imprensa