Galeria de Imagem

15 Janeiro 2023

Show brasileiro no Dakar 2023

Todos os 12 representantes do Brasil cumpriram a maratona saudita

A Confederação Brasileira de Automobilismo saúda entusiasticamente os participantes no Brasil na 45ª edição do Rally Dakar, encerrada neste domingo (15), na Arábia Saudita. Apesar de se constituir no mais difícil rally do mundo, não houve um único abandono sequer entre os brasileiros.

Foto: Red Bull

O piloto Lucas Moraes conquistou um feito inédito ao terminar em 3º (classificação geral) em sua estreia no Dakar. Ao lado do navegador alemão Timo Gottschalk e pilotando um Toyota GR DKR Hilux, Moraes fechou o Dakar 2023 dividindo o pódio da T1+ (Prototype Cross-Country 4X4) com Nasser Al-Attiyah/Mathiel Baumel e Sebastian Loeb/Fabian Lurquin, respectivamente, 1º e 2º lugares.

Na categoria T3.1 (Light Weight Prototype Cross-Country), o navegador brasileiro Gustavo Gugelmin fez história ao conquistar seu terceiro título no Rally Dakar, o segundo consecutivo. Ele e o piloto norte-americano Austin Jones venceram a terceira etapa na categoria e terminaram ainda em 15º na geral.

O piloto Bruno Conti fez bonito na T4 SSV (para veículos de produção modificados), com o CAN-AM Maverick XRS Turbo. Com apenas 18 anos obteve um sensacional 6º lugar na sua categoria ao lado do português Bianchi Prata.

Outro grande resultado foi obtido pelo piloto maranhense Marcelo Medeiros, que concluiu bravamente em 9º o Dakar 2023, categoria Quadriciclos, após vencer, consecutivamente, quatro das 14 etapas com Yamaha Raptor 700R.

Em família

O casal Pamela e Enio Bozzano estrearam no Dakar em carros separados. Enquanto a única mulher entre os competidores brasileiros teve como navegador Cadú Sachs, Enio formou dupla com o navegador Luciano Gomes.

As duas duplas enfrentaram o desafio saudita na categoria T3.1, para protótipos leves, como mesmo equipamento: CAN-AM X3. Na classificação final, após 14 rodadas, terminaram o Dakar em 32 e 34º, respectivamente, Bozzano/Sachs e Bozzano/Gomes.

Entre os competidores da T4 SSV, Rodrigo Luppi (pai do piloto Bruno Conti) e o navegador Maykel Justo pilotaram um CAN-AM Maverick XRS Turbo concluíram o rally em 29º lugar.

Já Cristiano Batista, em sua primeira participação no Dakar, completou a matona em 29º, ao lado do navegador português Fausto Mola, na T4 SSV.

Também estreante, João Fortes completou o Dakar 2023 na categoria Classic Truck, ao lado do piloto Juan Donatiu e do mecânico Joaquin Vilatarsana Martinez, ambos representando a Espanha. O trio conduziu um caminhão MAN F90.

Legenda da foto: A grande festa de Lucas Moraes e Timo Gottschalk no histórico 3º lugar na geral do Dakar 2023

Texto: Américo Teixeira Junior

---

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

19 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa