Notícias

04 Maio 2023

Seletiva de Kart FIA Girls On Track terá Gabriela Pedron como Diretora de Prova na disputa no dia 8 na Granja Viana

Evento inédito também contará com Gabriela Mesa como comentarista na transmissão pelo Youtube da CBA

Está chegando a hora da inédita Seletiva de Kart FIA Girls on Track. Organizada pela Comissão Feminina de Automobilismo (CFA), a disputa acontecerá na próxima segunda-feira, dia 8 de maio, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP).

Foto: Divulgação

Mais de 70 kartistas solicitaram inscrição para o evento nas três categorias - Cadete (entre 8 e 11 anos), Júnior (12 a 15 anos) e Graduados (16 a 25 anos) - e a CFA já divulgou as pilotas confirmadas (confira a lista abaixo).

Criada com o objetivo de fortalecer a presença feminina no automobilismo, a Seletiva de Kart FIA Girls on Track também terá novidades fora das pistas.

A comissária desportiva Gabriela Pedron assumirá a função de Diretora de Prova pela primeira vez e a pilota Gabriela Mesa fará os comentários na transmissão ao vivo pelo Youtube, ao lado do narrador Tom Silva.

Aos 38 anos, Gabriela Pedron está vivendo a realização de um sonho. A Diretora de Prova conta que praticamente “nasceu” em Interlagos e desde cedo acompanhou o pai, que foi piloto, em competições no autódromo.

“Quando meu pai parou de correr, eu senti que precisava fazer algo para continuar ligada ao automobilismo. Aos 17 anos, me tornei comissária de pista, trabalhando como bandeirinha. Também atuo como chefe de equipes no kart amador e nas 500 Milhas da Granja. Depois, fiz o curso de comissária desportiva e, desde então, trabalhei em provas do Campeonato Paulista, Stock Car, Copa Truck, Porsche Cup, entre outras”, contou Gabriela Pedron.

“Minha meta era ser um dia a primeira diretora de provas num evento de kart. Então, receber esse convite da CFA, ser indicada para essa função nesta seletiva tão especial, é uma sensação indescritível”, celebrou a Diretora de Prova, que também voltou a correr recentemente de kart rental.

“Vejo as mulheres lutando por seu espaço no esporte, correndo de igual para igual, então, fazer parte da primeira Seletiva de Kart FIA Girls on Track é uma realização muito especial”, concluiu.

Com vários títulos no kart, a pilota e empresária Gabriela Mesa, de 33 anos, também utilizará toda a sua experiência nas pistas para comentar a disputa. A seletiva será exibida ao vivo no https://www.youtube.com/cbabrkart, entre 8h00 e 11h10 e 13h30 e 15h40.

“Acredito que a seletiva é uma ótima iniciativa para pilotas profissionais terem a oportunidade de disputar um campeonato nacional e também por aproximar as meninas que estão começando no rental, mostrando que elas também podem, quem sabe, seguir essa profissão”, destacou a comentarista, que é tricampeã Amika categoria feminina (2016/17/18), campeã KVR (categoria duplas femininas 2016), bicampeã karteiras (2019/21), campeã KGV Pra Elas 2022 e campeã LDK 2022, categoria Platina, sendo a única mulher no campeonato.

A Seletiva de Kart FIA Girls on Track será disputada em um único dia. Na parte da manhã, a partir das 7h30, acontece o briefing, treino livre, 1ª classificatória, repescagem e as finais das categorias Cadete e Júnior, com a premiação às 11h20.

A partir das 13h00, será a vez das pilotas da Graduados irem pra pista, cumprindo a mesma programação de treinos e corrida classificatória, com a final às 15h40 e premiação na sequência.

Durante a seletiva, as competidoras utilizarão os karts Rental do Kartódromo Granja Viana. Os equipamentos serão cedidos gratuitamente para as pilotas, que, no entanto, deverão utilizar capacetes, macacões, sapatilhas, luvas e balaclavas próprias e adequadas para a competição. As despesas com traslado e possíveis viagem e hospedagem também serão de responsabilidade das participantes.

Os karts que cada pilota utilizará em cada sessão serão sorteados durante o briefing.

A Seletiva de Kart FIA Girls on Track premiará as campeãs de cada uma das categorias com inscrição gratuita e equipamento (chassi + motor + pneus + equipe) para disputar em julho a 24ª edição da Copa Brasil de Kart, no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC). A premiação total da seletiva será equivalente a aproximadamente 30 mil reais.*

A campeã da Cadete será inscrita na mesma categoria na Copa, com a disputa entre os dias 19 e 23 de julho no Beto Carrero. Já a vencedora da seletiva na categoria Júnior estará na F4 Júnior e a da Graduados na F4 Graduados, entre os dias 25 e 29 de julho.

Durante o evento na pista catarinense, elas serão acompanhadas de perto por Bia Figueiredo, presidente da CFA e que trabalhará ao lado da Comissão Nacional de Kart (CNK), exercendo a função de piloto consultor na Copa.

Para a seletiva, não será necessária filiação junto à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). No entanto, as campeãs precisarão da cédula da entidade para a disputa da Copa Brasil.

Esse é o primeiro de outros importantes projetos visando uma maior participação feminina no automobilismo e que serão apresentados ao longo do ano pela CFA. Além de Bia Figueiredo, a comissão ainda conta com duas profissionais com muita experiência na modalidade: a publicitária Bruna Frazão e a engenheira da Stock Car Rachel Loh.

Confira a programação completa e regulamento da Seletiva FIA Girls On Track no link: https://www.dropbox.com/s/ntozrufhbt5497j/REGULAMENTO_SELETIVA DE KART FIA GIRLS ON TRACK 2023.pdf?dl=0

A primeira Seletiva de Kart FIA Girls On Track no Brasil conta com o apoio do Kartódromo Granja Viana, Bravar, MG Pneus, RBC Motores e subsídio do FIA Grant Progamme.

*Despesas com traslado, hospedagem e alimentação para a disputa da Copa Brasil de Kart serão de responsabilidade das vencedoras.

Conheça as pilotas que disputarão a Seletiva de Kart FIA Girls On Track:

GRADUADOS
Ana Júlia Pires Fernandes Miranda
Clarissa Nacimento Cofré (Luna Cofré)
Helena Teixeira de Melo
Heloizy de Fátima Teixeira da Silva
Kamila Corbett Cupello
Lara Franco de Castro
Larissa da Silveira Fernandes
Livia Alves de Lima
Luiza Finotti
Maria Eduarda Karmann Grites
Maria Luísa dos Santos Piovesan Silva
Maria Luiza Bedin Machado
Mariana Serafim
Olivia Garcia Bonesi
Sabrina Kodera Suzuki de Oliveira
Sarah Lazzaretti Rudeck

JÚNIOR
Adrielli corrêa Lorentz
Ana Laura Ogawa Ribeiro
Anna Luiza dos Santos pimpão
Emanuelly Freitas Pinheiro
Gabriela Machado
Gabriela Nadalini Faria
Giovana Marinoski
Laura Julio Matieli
Leticia Pagy Pereira
Mariane Lechi Palaoro
Valentina Rocha Gil
Yasmin Maria Weiss

CADETE
Ana Beatriz Gracio das Neves
Eloisa Rodrigues Chefer
Isabela Alves de Lima
Isabelly Melniski Ferreira
Manuella Bernardelli
Marcella Pizzoni Assumpção
Marina Zocatelli Brandão
Milena Gonçalves Vasconcelos
Nicolle Campos Nascimento
Tandara Cristine de Castro
Valentina Oliveira Silva Cruz

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
19 99749-8111
comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa