Notícias

24 Maio 2023

Lucas Moura, selecionado pela CBA para representar o Brasil na edição 2023 do Troféu Academy da FIA, destaca aprendizado na primeira etapa em Trinec

Piloto de 14 anos disputou uma competição internacional pela primeira vez

O mineiro Lucas Moura iniciou no último fim de semana (20 e 21) sua primeira participação em uma competição internacional de kart na disputa da etapa inicial da temporada 2023 do Troféu Academy da FIA, em Trinec, na República Tcheca.

Foto: Divulgação

Selecionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) por seu resultado no Campeonato Brasileiro de Kart do ano passado na categoria OK Júnior e seguindo os critérios estabelecidos pela FIA para a competição, o piloto de 14 anos esteve ao lado de outros 44 competidores de diversos países do mundo.

Moura chegou a andar entre os Top-10 nas classificatórias, mas um acidente e uma punição em duas baterias impediram que o piloto chegasse à final, vencida pelo norueguês Marius Barry-Berg.

Apesar das dificuldades iniciais, o brasileiro ficou satisfeito com todo o aprendizado e vê essa etapa como uma boa preparação para as próximas disputas, que acontecerão na Dinamarca e Itália.

“Correr fora do Brasil é muito diferente. Já sabia que seria um grande desafio. Era uma pista nova, técnica e com poucos pontos de ultrapassagem. Além disso, o motor e pneus são diferentes dos que usamos no Brasil. Também só fiz dois treinos em pista seca e tive pouco tempo para me adaptar e encontrar o melhor set up do kart”, contou Moura, que iniciou sua carreira na modalidade aos 7 anos.

“Na tomada, fiz o 12º tempo, mas nas classificatórias enfrentei algumas dificuldades. Na primeira, me envolvi em um acidente e não completei a corrida. Na segunda, quando saí para a volta de apresentação, o motor morreu. Ao tentar chegar no grid para a largada, não me deixaram espaço para entrar e fui punido por queima de largada, depois de ter terminado em P10”, explicou.

“Infelizmente, ter ficado de fora da primeira classificatória e a punição complicaram minha situação e não consegui me classificar para a final”, continuou o piloto.

“Apesar dos problemas, foi uma experiência incrível e estou muito feliz com o aprendizado e evolução. Um campeonato de nível mundial é um intercâmbio que vale anos de pista”, finalizou Moura.

A segunda etapa do Troféu FIA Academy será realizada em Rodby, na Dinamarca, entre os dias 15 e 18 de junho.

Confira os resultados em Trinec: https://www.fiakarting.com/event/2023-trinec/Academy/results?session=academy_results25 

Criado em 2010, o Troféu Academy da FIA tem como objetivo revelar novos talentos, reunindo cerca de 50 pilotos do mundo todo, com idades entre 12 e 14 anos e indicados pelas entidades do automobilismo de cada país. Para garantir a igualdade na disputa, todos os equipamentos (chassis, motores e pneus) são idênticos, abrindo espaço para o talento dos pilotos aparecer na pista.

Estrelas da Fórmula 1 atual, como Charles Leclerc, George Russell e Esteban Ocon, já passaram pela competição.

Próximas Etapas / Troféu Academy FIA 2023:
15-18/06 Rodby * (DIN)
27-30/07 Cremona (ITA)

* Sujeito a inspeção técnica da pista

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
11 98347-1400
comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa