Notícias

04 Novembro 2023

Título do 1º Sul-Americano de E-Sports da FIA é do Brasil

Luiz Felipe Tavares superou os dez finalistas em evento eletrizante na cidade de São Paulo

O título da primeira edição do Campeonato Sul-Americano de E-Sports da FIA foi conquistado por um brasileiro. Luiz Felipe Tavares superou seus dez concorrentes de seis países diferentes na final realizada na noite da quinta-feira (2) no Max Arena, em São Paulo (SP). O evento foi organizado pela Vice-Presidente da FIA para Esportes na América do Sul, Fabiana Ecclestone, e pelo presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra.

Tavares classificou-se na pole position e venceu as duas primeiras corridas. Na terceira, houve a inversão do grid; assim, ele saía atrás de seu concorrente direto pelo título, o colombiano Joseph Figueroa, que foi o segundo colocado nas duas provas anteriores.
As batalhas foram intensas, e na metade final da terceira e última corrida, Figueroa acabou batendo com o brasileiro Felipe Dantas, caindo de quarto para sexto e possibilitando que Tavares, mesmo chegando em oitavo, assegurasse o título na somatória final de pontos.

Foto: Luís França

“A corrida final foi puro nervosismo, porque quem tinha algo a perder era eu. Eu sabia que poderia haver algum jogo entre compatriotas. Eu tive de tentar para não ficar preso, e as coisas deram certo, viraram ao meu favor. Estou feliz demais pelo resultado e pelo título”, disse o campeão. “É uma felicidade imensa. Nunca imaginei que chegaria aqui. Sou muito grato pela oportunidade. Não poderia ter sido uma noite melhor”, elogiou Tavares, que somou 33 pontos, contra 28 do vice Figueroa. Popow fechou em terceiro com 27, tendo Felipe Loyola, do Chile, em quarto, com 26. O brasileiro Felipe Dantas, com 25, foi o quinto.

As finais foram transmitidas ao vivo pelo YouTube e pela Twitch em três idiomas – português, espanhol e inglês. Os participantes disputaram as finais na pista virtual de Interlagos com carros FIA Fórmula 4 na plataforma iRacing, uma das principais do mundo quando se fala em simulação de corridas.

A qualidade do evento mostrou a evolução dos esportes virtuais e o quanto a modalidade pode alcançar, na opinião de Fabiana Ecclestone. “O evento foi incrível e mostrou o tamanho dos E-Sports não só no Brasil, mas no continente todo. A competitividade foi muito grande, as disputas foram lindas de se ver. Um momento muito especial para todos nós, e só tenho a agradecer pelo apoio da FIA, da CBA, da Max Arena e todos que participaram”, afirmou.

O presidente da CBA, Giovanni Guerra, destacou o sucesso da iniciativa. “Só tenho a agradecer pela confiança que a Max Arena e a Fabiana (Ecclestone) depositaram na CBA. Esse sucesso vem coroar essa união, este trabalho, essa vontade de fazer. Sem isso, não teríamos realizado um evento deste porte. É uma vitória significativa para FIA, para a América do Sul, para a Fabiana, para a CBA e para os pilotos que participaram. Estamos abrindo um novo caminho, mostrando que estamos largando na frente, com trabalho pujante e próspero, com muitos frutos ainda por vir. Foi fantástico ter visto isso. O futuro aconteceu diante dos nossos olhos”, concluiu.

Classificação final do Campeonato Sul-Americano de eSports:
1. Luiz Felipe Tavares (Brasil) – 33 pontos
2. Joseph Figeroa (Colômbia) – 28
3. Alex Popow Jr (Venezuela) – 27
4. Felipe Loyola (Chile) – 26
5. Felipe Dantas (Brasil) – 25
6. Rafael Blanco (Uruguai) – 22
7. Kahlil Rickford (Guiana) – 10
8. Victor Gonzalez (Colômbia) – 4
9. Esteban Tellez (Colômbia) – 2
10. Stefan Jeffrey (Guiana) – 2
11. Jackson Rezende (Brasil) – 1

Resultado da Corrida 1:
1. Luiz Felipe Tavares
2. Joseph Figueroa
3. Felipe Dantas
4. Rafael Blanco
5. Alex Popow Jr.
6. Felipe Loyola
7. Victor Gonzalez
8. Stefan Jeffrey
9. Kahlil Rickford
10. Jackson Rezende
11. Esteban Tellez

Resultado da Corrida 2:
1. Luiz Felipe Tavares
2. Joseph Figueroa
3. Felipe Loyola
4. Rafael Blanco
5. Alex Popow Jr.
6. Felipe Dantas
7. Esteban Tellez
8. Jackson Rezende
9. Stefan Jeffrey
10. Kahlil Rickford
11. Victor Gonzalez

Resultado da Corrida 3:
1. Alex Popow Jr.
2. Felipe Loyola
3. Kahlil Rickford
4. Felipe Dantas
5. Rafael Blanco
6. Joseph Figueroa
7. Victor Gonzalez
8. Luiz Felipe Tavares
9. Esteban Tellez
10. Stefan Jeffrey
11. Jackson Rezende

Autor: Assessoria de Imprensa