Notícias

02 Fevereiro 2024

CBA/CNK divulga novo regulamento de homologações para produtos e equipamentos de kart produzidos no Brasil

Confira os itens que serão validados em 2024

O novo regulamento de homologações para produtos/equipamentos de kart produzidos no Brasil foi divulgado esta semana pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio de sua Comissão Nacional de Kart (CNK).

Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors

O documento apresenta os critérios para as homologações, passos a seguir pelos fabricantes, calendário dos procedimentos, entre outros detalhes importantes, e já está disponível no site da CBA: https://cba.org.br/upload/downloads//248/regulamento-de-homologacoes-autorizacoes-cnk-cba-2024-chassis-carenagens-freios-.pdf 

Em 2024, os produtos que serão validados para o triênio 2025-2027 são:
Chassis Grupo 2;
Freios Grupo 2;
Carenagem e ferragens Grupo 2;
Para-choque traseiro Grupo 2;
Conjunto de Fixação / Painel Dianteiro (Bico).
*Os equipamentos do Grupo 2 são destinados às categorias Junior Menor ou assemelhadas em diante.

Para o quadriênio 2025-2028, serão validados este ano:
Motores;
Carburadores;
Escapamentos;
Filtros (silenciadores de admissão);
Abafadores de escapamento;
Embreagens 4T.

Com relação aos painéis dianteiros, conhecidos como “Bicos”, a CBA também está estudando implementar este ano o teste de recuo, para aferir o correto funcionamento do dispositivo de recuo em face a impactos.

“Desta forma, pretendemos garantir a igualdade entre todos os fabricantes nacionais, bem como nivelamento aos importados”, comenta o engenheiro Ricardo Molina, responsável técnico na CNK.

“Este teste já é realizado pela FIA na Europa, mas a primeira intenção da CNK/CBA é estabelecer parceria com laboratórios no Brasil, para termos o teste disponível e realizá-lo outras vezes durante o período de validade da homologação, para fazer checagens periódicas”, completa Molina.

A homologação é o instrumento oficial da CNK/CBA de identificação de equipamentos para uso específico nas competições de kart, tendo em vista sua fabricação em série e em quantidade suficiente para o atendimento da demanda de cada item. Somente fabricantes reconhecidos poderão receber a homologação oficial CNK/CBA.

Comunicação CBA

Fernanda Gonçalves (CNK)
fernanda@fgcom.com.br

Fran Oliveira (Institucional)

Américo Teixeira Junior
11 98347-1400 / 19 99749-8111
comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa