Notícias

12 Março 2024

Regional Cup Brasil chega ao país com apoio da FIA e premiação para o Mundial de Kart em setembro na Grã Bretanha

Kartistas brasileiros terão a chance de lutar por título inédito

Os kartistas brasileiros terão a chance de brigar por um título inédito nesta temporada e participar de um campeonato que chega ao país com total apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O Brasil foi escolhido pela entidade máxima do esporte a motor mundial para ser a sede da primeira Regional Cup no continente sul-americano, comprovando a força do nosso kartismo no cenário internacional.

Foto: FIA Karting / KSP

A disputa da Regional Cup Brasil terá duas das mais importantes categorias mundiais: OK FIA e OK Júnior FIA e classificará seus campeões para o Mundial FIA Karting 2024, que acontecerá em setembro, na Grã Bretanha. A programação também incluirá a Mini 2T (mais detalhes sobre a disputa desta categoria serão divulgados em breve).

A Final da Regional Cup Brasil está programada para a primeira quinzena de agosto e sua sede será divulgada em breve. Para chegar à decisão na OK e OK Júnior, os pilotos serão selecionados em quatro eventos regionais, que acontecerão em Londrina/PR (18 de maio), Birigui/SP (8 de junho), Cotia/SP (22 de junho) e Conde/PB (20 de julho, dentro da Copa Brasil de Kart).

Em cada evento, serão classificados quatro pilotos por categoria, totalizando 16 finalistas na OK e 16 na OK Júnior. A definição dos selecionados levará em consideração a ordem de chegada nas corridas finais.

Nas classificatórias e na Final da Regional Cup Brasil (OK e OK Júnior), os pilotos terão os motores (motor, carburador e escapamento) sorteados, mas poderão utilizar seus próprios chassis e contarão com o trabalho de suas próprias equipes. Em ambas as categorias, os pneus utilizados serão os da MG.

Além da taxa de inscrição no Mundial da FIA como prêmio e ajuda de custo para os campeões da OK e OK Júnior, a competição nacional também abrirá mais uma vaga para classificar e premiar um terceiro piloto brasileiro para a disputa na Grã Bretanha.

Após as Finais da OK e OK Júnior, os pilotos que terminarem entre segundo e nono lugares na OK disputarão uma nova Final e o vencedor também ganhará como prêmio a inscrição e ajuda de custos no Mundial para a categoria OK N (lembrando que será classificado para a competição mundial pilotos que sejam elegíveis de acordo com as regras de idade do campeonato em cada uma das categorias).

Criada por Felipe Massa em 2021, quando o piloto ocupava a presidência da FIA Karting, a Regional Cup contou desde a sua concepção com o apoio de Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que ao lado de Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK), trabalhou nos últimos anos para a viabilização do evento no Brasil.

O objetivo da Reginal Cup Brasil é permitir que os kartistas possam correr em seu próprio país com os mesmos motores e regras dos campeonatos mundiais, o que facilita seu aprendizado, reduzindo substancialmente os custos para a disputa de um evento fora do país, aonde normalmente o piloto chega sem ter familiaridade com o equipamento e necessita de mais tempo para adaptação.

“É com muita alegria que anunciamos a disputa da Regional Cup Brasil com apoio FIA, que com certeza trará um benefício enorme para os nossos kartistas, além de concorrerem a um título inédito e desta grandeza. É a primeira vez que o Brasil recebe equipamentos da FIA para a realização de um campeonato aqui e isso demonstra a importância do nosso kartismo no cenário internacional”, comentou Giovanni Guerra.

“Confiamos que essa nova competição dará a chance a mais pilotos, especialmente os que estão fora da Europa, se prepararem para as competições internacionais da FIA, facilitando o acesso deles às principais competições e tornando-os mais experientes e competitivos”, completou o presidente da CBA.

Rubens Carcasci, presidente da CNK, também explicou a decisão de realizar a seletiva para a Final dentro de campeonatos regionais. “Em virtude do ineditismo do projeto, precisamos fazer alguns ajustes no formato de disputa, mas acreditamos que a decisão de realizar as classificatórias nos eventos regionais traz um custo menor para os pilotos, além de ser um importante incremento para os promotores dos eventos, fortalecendo ainda mais as competições em diferentes regiões do país”, completou Carcasci.

Os regulamentos técnico e desportivo da Regional Cup Brasil serão divulgados nos próximos dias e estarão disponíveis no site da CBA.

Confira o calendário das etapas classificatórias e Final da Regional Cup Brasil:

Classificatórias
18/05 – Kartódromo Luigi Borghesi / Londrina (PR)
08/06 – Speed Park / Birigui (SP)
22/06 – Kartódromo Granja Viana / Cotia (SP)
20/07 – Circuito Internacional Paladino / Conde (PB)

Final
A ser definido data e local na primeira quinzena de agosto

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)
fernanda@fgcom.com.br

Américo Teixeira Junior
11 98347-1400
comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa