Alpha Scuderia e Team Hyoku colocam o Brasil em destaque na final mundial da STEM Racing
Equipes brasileiras vencem nas categorias Pit Display e Portfólio de EmpreendedorismoA Final Mundial da Aramco STEM Racing 2025, ex-F1 Schools, foi realizada entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro, na Ilha de Sentosa, em Singapura, e contou com a maior delegação brasileira já registrada no evento. Cinco equipes representaram o país: Alpha Scuderia (SESI SENAI, Criciúma/SC), Team Gear One (SESI SENAI, Serra/ES), Team Hyoku (SESI SENAI, Linhares/ES), Team Sirius (Instituto Federal, Curitiba/PR) e Team Synergy (Bilingual Academy FourC, Bauru/SP). No Brasil, a iniciativa é conduzida pela organização Projetando o Futuro, sob a liderança do professor Waldemar Bataglia, com apoio da CBA.
Na principal competição mundial estudantil de engenharia e tecnologia aplicada ao automobilismo, que contou com 83 equipes de 33 países com estudantes de 12 a 19 anos, as equipes brasileiras tiveram ótimo desempenho. A Team Hyoku conquistou o primeiro lugar na categoria Enterprise Portfolio, voltada à avaliação de portfólio de empreendedorismo, superando os escoceses da Vega Racing by ASAM e os americanos da Team Sw1ft.
Já a Alpha Scuderia foi indicada em três categorias: Escrutínio FIA, Aplicação em Gerenciamento de Projetos e Pit Display. A equipe levou para Santa Catarina o prêmio de Pit Display, em que as equipes montam um estande inspirado nos boxes da Fórmula 1.
Além dos prêmios, este ano todos os carros brasileiros foram classificados para a final. João Pedro Albino, engenheiro de manufatura e piloto da equipe Alpha, foi o responsável pelo menor tempo de reação dessa edição, com apenas 0s044, marca entre o apagar das luzes de largada e o lançamento dos carros.
Na classificação geral, o Brasil teve dois times entre os dez primeiros: a Alpha Scuderia ficou em 5º lugar e a Team Hyoku em 7º. As demais equipes terminaram nas seguintes posições: Synergy em 27º, Gear One em 33º e Sirius em 53º.
Os alunos Pietra Perrone Palhano (Gear One) e Arthur Lucachaki Takaki (Sirius) ainda participaram do processo de seleção para a academia de engenharia da equipe Williams de F1.
Durante a viagem, os estudantes também participaram de atividades educativas organizadas pela Fórmula 1, incluindo visita aos bastidores do Grande Prêmio de Singapura. O evento marcou o encerramento da temporada 2024/2025 do programa global de educação STEM.
O projeto STEM Racing, apoiado pela Fórmula 1 e pela FIA, tem como objetivo incentivar o aprendizado em ciência, tecnologia, engenharia e matemática por meio da criação e desenvolvimento de miniaturas de carros da categoria.
A competição
A STEM Racing reúne estudantes de 12 a 19 anos em um desafio que combina engenharia, marketing, empreendedorismo e sustentabilidade. As equipes criam suas próprias escuderias para projetar e construir protótipos de carros de Fórmula 1 em miniatura, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Os carros, com cerca de 20 centímetros e peso aproximado de 48 gramas, percorrem uma pista de 20 metros impulsionados por cilindros de CO? de 8 gramas, atingindo velocidades acima de 70 km/h.
A iniciativa, anteriormente conhecida como F1 in Schools, é conduzida pela organização sem fins lucrativos STEM Racing, que tem como objetivo incentivar o aprendizado prático nas áreas STEM. O programa desafia os alunos a utilizar softwares profissionais de design e manufatura (CAD) para projetar, analisar, fabricar e testar seus modelos. Muitos participantes de edições anteriores seguiram carreira em equipes de Fórmula 1, resultado da experiência adquirida na competição.
Confira os integrantes de cada equipe:
Alpha Scuderia (Criciúma/SC)
Sofia Scarsi – Gestora de Projetos
Sofia Coelho – Engenheira Chefe
João Pedro Albino – Engenheiro de Manufatura
Mariana Rabelo – Gerente de Empreendimento
Team Hyoku (Linhares/ES)
Lara Passos – Midia Director
Pietra Sophia Rossi – Marketing Director
Julia Viqui – Leader
Sofia Echer – Project Management
Samuel Bonfante- Aerodinamic Engineering
Vinicius Sampaio – Modelling and Manufacturing Engineering
Team Gear One (Serra/ES)
Pietra Perrone Palhano – Líder e Gestora
Gustavo Leão – Engenheiro 3d
Gabriel Monteiro – Engenheiro de manufatura
Caroline Bahiense – Social mídia
Maria Clara Dias – Analista de marketing
Laura Olinda Porto – Designer
Team Sirius (Curitiba/PR)
Tiago Chaves Fagundes – Marketing & Empreendimento
Gabriel Henrique Vernizze Dalke – Team leader & Empreendimento
Arthur Lucachaki Takaki – Engenheiro de Design
Nicolas Meguro Bezerra – Engenheiro de Manufatura
Anthony Giorgio Giacomozzi – Engenheiro de Simulações
Fernanda Glouber Marcon – Gestora
Team Synergy (Bauru/SP)
Giovanna Trecenti – Líder de Equipe
Diego Brustello – Engenheiro Chefe
João Vitor Pugliesi – Engenheiro de P&D
Manuela Rorato – Gerente de Marketing
Gabriel Gonçalves – Gerente Financeiro
Théo Stevanato – Gerente de Negócios
Fotos: Alpha Scuderia e Team Hyoku
---
Comunicação CBA
Fran Oliveira (Institucional)
imprensa@cba.org.br
(11) 99210-8191
Fernanda Gonçalves (Comissão Nacional de Kart)
fernanda@fgcom.com.br
(11) 98245-4511
Américo Teixeira Junior (Comunicação)
(11) 98347-1400 / (19) 99749-8111
comunicacao@cba.org.br
Autor: Assessoria de Imprensa