Autódromo Internacional de Brasília é reinaugurado
Foi mantido o traçado original, mas agora com os mais modernos itens de segurançaDiante do tricampeão Nelson Piquet, da vice-governadora Celina Leão, do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) Giovanni Guerra e do CEO da Vicar Lincoln Oliveira, entre outros, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, reinaugurou o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet, nesta quinta-feira (27).
“É mais um equipamento para a sociedade do Distrito Federal e com uma visão muito certa de que nós teremos aqui o aumento do turismo da nossa capital, aumentando bastante o número de pessoas que visitam, inclusive, estrangeiros”, disse o governador, que recebeu o termo de homologação da pista das mãos do presidente da CBA.
O denominado Acordo de Cooperação Técnica foi assinado entre o Governo do Distrito Federal e o Banco BRB no dia 12 de maio de 2022, em cerimônia realizada na sede do BRB. Na verdade, foram assinados dois contratos. Um deles verteu sobre a transferência do autódromo, por parte da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), para o Banco BRB, compromissado em R$ 60 milhões e a administração por 30 anos. O outro tratou do convênio entre a instituição bancária e o Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER) para início das obras.
A documentação legal foi assinada por Ibaneis Rocha; o então presidente do BRB, Paulo Henrique Costa; Giovanni Guerra; Izidio Santos, presidente da Terracap; e Fauzi Nacfur Júnior, diretor geral do DER. A CBA foi signatária do processo de revitalização da praça esportiva por meio da aprovação do projeto, orientação técnico-desportiva para reforma da pista e instalações, etapas de homologação e inclusão do autódromo no calendário.
O asfalto foi totalmente trocado, incluindo terraplanagem e serviços de drenagem em vários pontos. Foram criadas 13 áreas de escape, 10 mil metros de guard-rails, 40 mil metros de caixas de brita e 90 mil pneus. Giovanni Guerra entregou o termo de homologação da pista pela CBA ao governador. A segunda fase das obras prevê boxes permanentes, kartódromo, centro médico e áreas de eventos.
O evento de inauguração serve, também, para que a Confederação Brasileira de Automobilismo avalie o que eventualmente precisará ser melhorado para solicitar homologação da FIA. Só após tais adequações - se de fato se fizerem necessárias - começará o processo com a solicitação oficial por parte da CBA.
Autor: Assessoria de Imprensa

