FIA Girls on Track Experiência para Estudantes na Fórmula E encerra grande temporada da Comissão Feminina de Automobilismo da CBA
Garotas de 12 a 18 anos viveram um dia nos bastidores do São Paulo E-Prix e a comissão divulga seu balançoFoi bem movimentado o dia das 90 alunas dos ensinos básico e médio que compareceram à FIA Girls on Track Experiência para Estudantes na Fórmula E (F-E) na véspera da prova do São Paulo E-Prix. Evento da categoria feito em todos os países onde correm os monopostos elétricos, no Brasil pela quarta vez foi realizado pela Comissão Nacional Feminina de Automobilismo (CFA) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Divididas em grupos, meninas e moças de 12 a 18 anos, conduzidas pelas voluntárias da CFA, se revezaram na Gaming Arena para pilotar simuladores de carros da F-E. Participaram do jogo CFA Trivia, quiz criado pela voluntária Isabela Katopodis, com foco em mulheres no automobilismo. Tiveram aula prática de primeiros socorros com Walterci Lopes, Mirian Ribeiro dos Santos e Sirlei Passos Ferrasin, da SOS Socorrista Mirim.
Conheceram o Fórmula FEI, monoposto elétrico criado por alunos da Faculdade de Engenharia Industrial, de São Bernardo do Campo (SP), apresentado pelas estudantes de engenharia mecânica Catharina Guerra, Carolina Naves, Mayara Teixeira e Thayna Francisco.
E também conheceram o método de aprendizado do Programa eKar, liderado pelo professor Manoel Belem, com STEM-PBL, metodologia que integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática aplicada à construção de um carro elétrico, apresentado pelo professor Vanderlei Tallach e pelos estudantes Luis Cassiano e Matheus Ferreira.
Em palestra de Jill Gregory sobre desenvolvimento de carreira no automobilismo, as estudantes tiveram intensa interação com a chefe de operações da TWG Motorsports e presidente da Andretti Global. Também tiveram bate-papo com Rafaella Rokitzki, engenheira mecatrônica que já fez o FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) Estágio em Motorsporsts, e trabalhou como scrutineer na etapa brasileira da F-E, junto com outras cinco scrutineers que também já participaram de ações da CFA.
Na pitlane walk, as estudantes estiveram com profissionais das áreas de engenharia e comunicação das equipes Andretti, Citroën, DS Penske, Jaguar e Mahindra Racing, e visitaram alguns dos boxes. As 13 vencedoras do jogo CFA Trivia foram conhecer o setor de Race Control com Andrea Ladeira, diretora de prova do São Paulo E-Prix. Uma hora livre para passear pelo pitlane, em que se encontraram com pilotos como o brasileiro Lucas Di Grassi e o alemão Pascal Wehrlein, encerraram a programação.
“Chamou a atenção o alto grau de engajamento das estudantes, que demonstraram saber bastante sobre automobilismo e fizeram muitas perguntas para a Jill, a Rafaella e o pessoal das equipes com quem esiveram. Parece haver muitas futuras profissionais de automobilismo nesse grupo”, diz Bia Figueiredo, presidente da CFA – criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA – e líder do FIA Girls on Track Brasil desde 2021.
Ela e a engenheira Rachel Loh, integrante da CFA e da FIA GOT BR, não puderam ir ao evento, por estarem participando da final da Copa Truck no Autódromo de Interlagos, em que Bia corre e Rachel é sua engenheira. Foram ao Circuito do Sambódromo, no dia anterior à Experiência para Estudantes, fazer vistoria técnica dos espaços do evento e treinamento das voluntárias, quando estiveram com Beth Paretta, vice-presidente de esporte da F-E, da FIA Women in Motorsports na América do Norte.
Coordenadas por Amanda Zopelaro, trabalharam na FIA GOT Experiência para Estudantes na Fórmula E as voluntárias Ana Julia Pirozzi, Andrea Amadeo, Débora Wernke, Fernanda Carolina Rezende Araújo, Giulia Pisani, Isabela Katopodis, Julia Fratti, Juliana Pereira, Maria Thereza Bezerra Teles de Melo, Mariana di Sessa, Mylu Takafaz, Pamella Daud, Silvia Vasconcelos, Vanessa Bianchini e Viviane Felipe. Gabriela Testa e Felipe Caramori foram voluntários na área de fotografia.
Balanço da CFA em 2025 – A FIA Girls on Track Experiência para Estudantes na Fórmula E encerrou o terceiro ano de trabalho da CFA, que teve farta programação, marcada por três novidades. Uma foi a série de aulas e palestras online Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport, com um módulo técnico e outro nas áreas de comunicação, marketing e eventos.
Outra foi a participação da Equipe FIA Girls on Track Brasil no Sertões, o maior rally das Américas. E a terceira foi a realização do Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track, primeira competição feminina de e-sports automobilístico do Brasil, em parceria com a CNAV (Comissão Nacional de Automobilismo Virtual) da CBA.
A FIA GOT BR Seletiva de Kart teve sua terceira edição em pleno Dia das Mães. E foram realizadas cinco edições do FIA GOT BR Estágio em Motorsports, nas áreas de engenharia, comissariado técnico, logística e comunicação, na Porsche Cup, na Stock Car, na Endurance Brasil, na Copa Truck e na Mit Cup.
As Experiências para Estudantes foram quatro: na Porsche Cup, na corrida 6 Horas de São Paulo do FIA WEC, no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, e no São Paulo E-Prix. Na prova brasileira do WEC, a CFA realizou também a segunda edição mundial do FIA CareerShift, para moças e rapazes interessados em trabalhar com automobilismo.
“Entregamos o céu” – “Este foi o ano mais desafiador da CFA, e o ano mais produtivo e proveitoso”, avalia Rachel Loh, que também é engenheira da AMattheis Motorsport. “Ampliamos o alcance da Imersão para Mulheres em Motorsport ao integrar essa série, que já fazíamos com a equipe, ao trabalho da CFA. Saímos de várias edições do Estágio em Motorsports com meninas encaminhadas para trabalhar e com equipes reclamando por não ter estagiárias nossas. Todas as edições da Experiência para Estudantes foram muito bem-sucedidas. E também a Seletiva de Kart, a ação que mais trabalho nos dá. Aprendemos muito com o campeonato virtual. E superamos o desafio do Sertões, graças ao esforço de um coletivo de mulheres. Entregamos o céu em 2025 e estamos muito felizes por isso!”
“Vamos para a próxima!” – Bia Figueiredo confessa ter ficado bastante contente por encontrar cinco scrutineers que já passaram pelas ações da CFA com o selo FIA Girls on Track Brasil atuando no São Paulo E-Prix, por ser a comprovação prática do resultado do trabalho que vem realizando com a CBA desde 2021.
“Somos muito gratas à CBA, ao FIA Grant Programmes, ao BRB e à Porto, que nos deram o suporte financeiro para tantas realizações. Também agradecemos às categorias e equipes que receberam nossos estágios e experiências para estudantes; à Mercedes-Benz por nos apoiar na ação na Fórmula 1; aos muitos fotógrafos e fotógrafas que nos ajudam; às nossas voluntárias, sem as quais não teríamos feito nada; e às muitas pessoas que apoiam a nossa causa: ampliar a presença de mulheres em todos os postos de trabalho do automobilismo. Foi uma grande temporada para nós! Vamos para a próxima!”, conclui a presidente da CFA, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission.
*Colaboraram para esta notícia as voluntárias Pamella Faud, na reportagem; Isabela Katopodis, nas fotos; e os voluntários Gabriela Testa e Felipe Caramori, nas fotos
Texto: Estela Craveiro - Assessora de Imprensa da Comissão Feminina de Automobilismo da CBA
---
Comunicação CBA
Fran Oliveira (Institucional)
imprensa@cba.org.br
(11) 99210-8191
Fernanda Gonçalves (Comissão Nacional de Kart)
fernanda@fgcom.com.br
(11) 98245-4511
Américo Teixeira Junior (Comunicação)
(11) 98347-1400 / (19) 99749-8111
comunicacao@cba.org.br
Autor: Assessoria de Imprensa

