Brasil é confirmado como sede do Campeonato Sul-Americano FIA Karting Arrive and Drive 2026
Etapa única acontecerá no Maranhão em outubro. Inscrições serão abertas em breve no site da FIA KartingA Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou o Brasil como sede do Campeonato Sul-Americano FIA Karting Arrive and Drive, que será disputado em etapa única no Kartódromo Internacional de Imperatriz, em Imperatriz (MA), entre os dias 2 e 4 de outubro.
Criado em 2025, o campeonato – que é organizado pela FIA - chega pela primeira vez à América do Sul e oferecerá aos pilotos do continente uma oportunidade inédita de competir em um formato internacional com custos mais acessíveis em comparação a outros campeonatos da modalidade.
No sistema “Arrive and Drive” (Chegue e Pilote), todos os competidores utilizam karts e motores padronizados, fornecidos pela FIA. O modelo reduz significativamente os custos logísticos e técnicos e coloca o foco diretamente na habilidade e no talento do piloto. Cada participante precisa levar apenas seu equipamento pessoal, como capacete, macacão, sapatilha e protetor de costelas.
O campeonato terá duas categorias: Júnior, para pilotos entre 12 e 14 anos (completados em 2026), e Sênior, para competidores a partir de 15 anos.
Além da América do Sul, outras regiões como Europa e Ásia também realizarão suas etapas do Arrive and Drive. Em todos os continentes, as competições funcionarão como classificatórias para a Copa do Mundo FIA Karting Arrive and Drive 2026, iniciativa criada a partir do sucesso da edição inaugural disputada no ano passado, na Malásia.
As inscrições para o Campeonato Sul-Americano serão abertas em breve e divulgadas no site oficial da FIA Karting: www.fiakarting.com
'Lançamos o Arrive and Drive no ano passado para oferecer a mais pilotos em todo o mundo a plataforma para iniciarem sua subida na pirâmide do automobilismo, e este calendário renovado fortalecerá esse caminho. Realizar o Campeonato Sul-Americano no Brasil será, certamente, um dos destaques da temporada de 2026', destacou Akbar Ebrahim, Presidente da Comissão de Karting da FIA.
“Para o Brasil, receber esse campeonato é motivo de orgulho e mais um passo importante no desenvolvimento do kartismo em nosso continente. É uma competição que valoriza o talento do piloto e amplia as oportunidades de acesso ao automobilismo internacional, com um custo mais acessível e altamente competitivo”, celebrou Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Em processo de nova homologação pela FIA, o Kartódromo Internacional de Imperatriz será o palco da competição, atendendo aos rigorosos padrões internacionais de segurança. A infraestrutura também é um dos grandes diferenciais do kartódromo, que possui 51 boxes cobertos, projetados para garantir conforto e segurança às equipes e pilotos. Além disso, dispõe de restaurante e lanchonete, oferecendo total suporte aos participantes e ao público durante os eventos.
Os campeonatos de kart organizados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (Copa Brasil e Brasileiro de Kart) contam com o patrocínio do Banco BRB, o “Banco Oficial do Automobilismo Brasileiro”.
Comunicação CBA
Fran Oliveira (Institucional)
(11) 99210-8191
imprensa@cba.org.br
Fernanda Gonçalves (Comissão Nacional de Kart)
fernanda@fgcom.com.br
Américo Teixeira Junior (Comunicação)
(19) 99749-8111
comunicacao@cba.org.br
Autor: Diretoria CBA

