Campeonato NacionalCopa Hyundai Hb20

Galeria de Imagem

17 Dezembro 2023

Alberto Catttucci, Pedro Burger e Enzo Falquete são os campeões da Copa Shell Hyundai HB20 na temporada 2023

Cattucci levou o bi e venceu a prova na categoria Pro, Burger ganhou na Elite e Bruno Martins venceu na Super

A Copa Shell Hyundai HB20 coroou os campeões da temporada 2023 na manhã deste domingo (17). Alberto Cattucci conquistou o bicampeonato após vencer a segunda corrida da última etapa, Pedro Burger também venceu a corrida e o campeonato e o título da Super ficou com Enzo Falquete. Quem venceu a prova na classe de entrada foi Bruno Martins.  

Foto: Renato Mafra

Na decisão do campeonato, a corrida começou com dois pilotos disputando o título na classe principal. Alberto Cattucci precisava chegar na frente de Bernardo Cardoso, dupla de Beto Cavaleiro. Para Cavaleiro ser campeão, Cardoso precisava sustentar a vantagem de um ponto para Cattucci.  

Logo na primeira volta Cattucci subiu de sexto para terceiro e Cardoso subiu para a sétima colocação. Cattucci e Testa conseguiram ultrapassar Ale Xavier, trazendo Ernani Kuhn na cola. O #107 assumiu a liderança da prova na abertura da terceira volta, mas teve que cumprir um drive trough por queima de largada. Na quinta volta, Kuhn entrou para cumprir a punição e Cattucci retomou a liderança. Enquanto isso, Cardoso ocupava a quarta colocação, onde ficou até o final da prova. 

“Vencer um título vencendo a corrida é bem especial. A temporada inteira foi muito boa, só nas quatro últimas provas a gente teve alguns imprevistos, eu também cometi um erro e estava um pouquinho tenso com isso. Comecei a prova largando em quinto com o Bernardo e o Beto atrás de mim, e eu tinha que chegar na frente deles com uma posição de vantagem e ele não fazendo a volta mais rápida. Então assim, eu tinha que esquecer isso e fazer o que eu consegui fazer, aproveitar os espaços, tentar vencer a prova, porque aí só iria depender de mim. Então deu tudo certo, eu quero agradecer todos os meus patrocinadores e todo mundo que me apoiou, minha família, toda a minha equipe. A H Racing sempre entregando os carros bem parecidos, competitivos, principalmente ao Giovane, meu chefe, e toda a equipe dele”, comemorou Cattucci.

Pela Elite, Burger precisava apenas completar a prova para ficar com o troféu. Sem pressão, Burger fez o dever de casa, venceu a prova e garantiu o título em seu ano de estreia na categoria. 

“Foi um fim de semana perfeito, a gente liderou os três treinos e conseguimos fazer a pole. Ontem a gente não conseguiu ter o resultado que a gente queria, mas como a gente chegou, querendo ou não, aqui confortável, a gente precisava terminar basicamente, pontuar, então era trazer para casa, e hoje consegui sair de trás e ganhar a corrida. Não tem preço, foi para fechar com chave de ouro”, disse Burger.

Pela Super os postulantes ao título eram Enzo Falquete e Thiago Lopes. Na quinta volta da corrida, Lopes saiu da pista e danificou o parachoques, tendo que ir para o box efetuar o reparo. Com isso, Falquete não teve problemas para conquistar o título, mas na penúltima volta o campeão levou um toque de Marcus Índio e abandonou a prova. 

“A gente conseguiu se adaptar muito bem no começo do ano com o carro, a gente ganhou várias corridas e a conseguimos manter um ritmo muito bom. As únicas corridas que eu não fui ao pódio nesse ano foram as que me bateram na corrida, então acho que foi um ano excelente. Quero agradecer aos mecânicos, queria agradecer também aos meus patrocinadores por me apoiar esse ano aqui na HB20. Quero agradecer todo mundo. Não conseguimos fechar a corrida do jeito que a gente queria, a gente queria ganhar, mas acabei recebendo um toque, mas isso não importa, somos campeões”, disse Enzo Falquete que vai correr na categoria Pro na próxima temporada.

Em sua quinta temporada, a Copa Shell Hyundai HB20 reúne um dos maiores grids de todo o automobilismo brasileiro. São cerca de 40 carros, separados em três categorias – Super, para iniciantes; Elite, para pilotos com alguma experiência, e a Pro, para competidores mais experimentados no esporte. É a maior categoria monomarca do país e uma das mais atrativas por sua competitividade e custo-benefício, além do fato de ser válida como campeonato brasileiro.

Fotos: Renato Mafra/Copa Shell Hyundai HB20

 

Legenda da Galeria:

Foto 1: #808 Alberto Cattucci, vencedor da Pro

Foto 2: Pódio da Pro

Foto 3: Alberto Cattucci, campeão da classe Pro em 2023

Foto 4: #08 Pedro Burger, vencedor da Elite

Foto 5: Pódio da Elite

Foto 6: Pedro Burger, campeão da classe Elite em 2023

Foto 7: #55 Bruno Martins, vencedor da Super

Foto 8: Pódio da Super

Foto 9: Enzo Falquete, campeão da classe Super em 2023

Foto 10: Os três campeões da categoria

Foto 11: Largada da corrida que encerrou a temporada 2023 da Copa Shell Hyundai HB20

 

---

Comunicação CBA com Informações da Assessoria de Imprensa da Copa Shell Hyundai HB20

 

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

(11) 98347-1400

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa